fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Culinária baré: saiba o que não pode faltar na mesa do amazonense

Você já ouviu falar na expressão "comeu jaraqui não sai mais daqui"? Então vem conferir o que o RealTime1 preparou para você se deliciar com a culinária amazônica.

19 de outubro de 2021

Compartilhe

Em comemoração ao aniversário de Manaus, o RealTime1 divulga, ao longo desse mês de outubro, uma série de reportagens sobre a capital do Amazonas. Hoje, você vai conferir um pouco mais da culinária amazonense, que tem forte influência dos portugueses e africanos.

Entre os inúmeros locais para saborear as refeições, o RealTime1 primeiro visitou a Feira da Eduardo Ribeiro, onde destacou o famoso X-caboquinho – sanduíche tipicamente amazonense feito com queijo coalho, banana pacovã frita, tucumã e pão francês.

Depois, foi a vez de visitar o famoso Tacacá da Ivete, situado na esquina das ruas Ramos Ferreira com a Tapajós, no Centro de Manaus. O local abriga há 52 anos o negócio, que hoje é tocado por Ivete, mas no início, na década de 70, iniciou com o nome de Banca da Branca.

“A bancada era da minha sogra. Ela que iniciou tudo isso. Eu só ganhei a fama em cima e o nome Tacacá da Ivete acabou conhecido mundialmente”, explica a proprietária da banca.

O terceiro e último ponto dessa série sobre a culinária amazonense destaca o Restaurante Tiael ou Peixaria do Geraldo, como é conhecido popularmente. O local existe há 43 anos no Mercado Adolfo Lisboa – um famoso ponto turístico da cidade de Manaus e situado às margens do rio Negro. Seu Geraldo, o proprietário do restaurante, revela ao RealTime1 que desde os 12 anos trabalha no local com a venda de peixes da culinária regional.

Deu água na boca para saborear essas comidas? Então não perde tempo. Clina no vídeo abaixo e assiste à reportagem:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021