fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Consumo de peixe previne doenças e fortalece ossos, diz nutricionista

Alimento é um dos mais saudáveis do mundo e na região amazônica é encontrado em abundância e com preços muito atrativos.

11 de setembro de 2021

Compartilhe

Especialista garante que peixes criados em viveiros não trazem risco de contaminação por rabdomiólise. (Foto: Reprodução)

A inclusão do peixe na dieta é extremamente benéfica para saúde e a variedade de espécies na região amazônica facilita bastante o acesso a esse alimento. A nutricionista do Super Nova Era, Lívia Ribeiro, ressalta que o consumo regular de peixe ajuda à memória, previne doenças cardiovasculares e fortalece os ossos, evitando a osteoporose.

Segundo ela, não deve haver preocupação com a ingestão do peixe de piscicultura, como os que são comercializados nos supermercados, e não há nenhuma relação entre este tipo e os casos de rabdomiólise registrados em alguns municípios. Lívia reforça que não há nenhum registro no mundo da doença tendo sido provocada pelo consumo de peixe de piscicultura. “Portanto, não há motivo para deixar de aproveitar os benefícios nutricionais desse produto”, destacou.

Lívia diz que os peixes são ricos em gorduras boas, proteínas, vitaminas e têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Para se ter uma ideia, um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apontou que a cada 100 gramas do filé de tambaqui, que é um dos peixes mais consumidos na região, 24,80 gramas são de proteína. “Essa quantidade é muito boa e faz muito bem para o organismo”, destacou.

De acordo com Lívia, para aproveitar os benefícios dos peixes é preciso incluí-los nas refeições pelo menos três vezes por semana. Ela explica que a ingestão desse alimento fortalece o sistema imunológico, porque possui ômega 3, permitindo aumentar a produção das células de defesa do organismo. Também é rico em vitaminas C e E, que protegem de inflamações.

O ômega 3, antioxidantes e minerais dos peixes são bons para a memória. As propriedades antioxidantes retardam também o envelhecimento precoce da pele.  Por ser fonte de vitamina D, que contribui para o aumento da absorção de cálcio, o peixe previne o aparecimento de osteoporose, doença que causa o desgaste dos ossos.

Outra vantagem é a redução do risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), que são duas das causas principais de morte prematura no mundo. “As pesquisas mostram que o ômega 3 reduz em até 20% o risco de doenças cardíacas. Esses são apenas alguns dos benefícios do consumo regular de peixe. Para quem não tem o hábito de ingerir esse alimento, deve começar o quanto antes, pois só há ganhos para a saúde”, frisou.

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021