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sábado, 29 de janeiro de 2022

Consumo de peixe previne doenças e fortalece ossos, diz nutricionista

Alimento é um dos mais saudáveis do mundo e na região amazônica é encontrado em abundância e com preços muito atrativos.

11 de setembro de 2021

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Especialista garante que peixes criados em viveiros não trazem risco de contaminação por rabdomiólise. (Foto: Reprodução)

A inclusão do peixe na dieta é extremamente benéfica para saúde e a variedade de espécies na região amazônica facilita bastante o acesso a esse alimento. A nutricionista do Super Nova Era, Lívia Ribeiro, ressalta que o consumo regular de peixe ajuda à memória, previne doenças cardiovasculares e fortalece os ossos, evitando a osteoporose.

Segundo ela, não deve haver preocupação com a ingestão do peixe de piscicultura, como os que são comercializados nos supermercados, e não há nenhuma relação entre este tipo e os casos de rabdomiólise registrados em alguns municípios. Lívia reforça que não há nenhum registro no mundo da doença tendo sido provocada pelo consumo de peixe de piscicultura. “Portanto, não há motivo para deixar de aproveitar os benefícios nutricionais desse produto”, destacou.

Lívia diz que os peixes são ricos em gorduras boas, proteínas, vitaminas e têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Para se ter uma ideia, um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apontou que a cada 100 gramas do filé de tambaqui, que é um dos peixes mais consumidos na região, 24,80 gramas são de proteína. “Essa quantidade é muito boa e faz muito bem para o organismo”, destacou.

De acordo com Lívia, para aproveitar os benefícios dos peixes é preciso incluí-los nas refeições pelo menos três vezes por semana. Ela explica que a ingestão desse alimento fortalece o sistema imunológico, porque possui ômega 3, permitindo aumentar a produção das células de defesa do organismo. Também é rico em vitaminas C e E, que protegem de inflamações.

O ômega 3, antioxidantes e minerais dos peixes são bons para a memória. As propriedades antioxidantes retardam também o envelhecimento precoce da pele.  Por ser fonte de vitamina D, que contribui para o aumento da absorção de cálcio, o peixe previne o aparecimento de osteoporose, doença que causa o desgaste dos ossos.

Outra vantagem é a redução do risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), que são duas das causas principais de morte prematura no mundo. “As pesquisas mostram que o ômega 3 reduz em até 20% o risco de doenças cardíacas. Esses são apenas alguns dos benefícios do consumo regular de peixe. Para quem não tem o hábito de ingerir esse alimento, deve começar o quanto antes, pois só há ganhos para a saúde”, frisou.

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