O palco do luxuoso Teatro Amazonas, no Centro Histórico de Manaus, estava fechado para espetáculos com a presença de público na plateia desde dezembro de 2020.
(Foto: Divulgação/Secom)
O salão de espetáculos do Teatro Amazonas voltou a ser preenchido de aplausos com a apresentação da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), na noite de terça-feira (20). O patrimônio histórico, que estava com atividades apenas no formato on-line, voltou a receber a população em apresentações artísticas, com a adoção de protocolos de combate à Covid-19, como limitação da capacidade da casa em 50%, uso obrigatório de máscara e agendamento prévio pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
“Estávamos fechados desde 23 de dezembro e agora, seguindo os protocolos e avaliando o cenário, voltamos a receber o nosso público nesta casa que é um dos maiores patrimônios históricos do Estado. Ainda teremos programação com os corpos artísticos até o final de julho, que também pode ser acompanhada on-line por meio das nossas redes sociais e pela TV Encontro das Águas. Em breve, divulgaremos a agenda de agosto”, declarou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, que acompanhou o evento.
Antes da apresentação, foi apresentada ao público a identidade visual vencedora do concurso em alusão aos 125 anos do Teatro Amazonas. O designer Tanous O’Azzi subiu ao palco para receber o cheque no valor de R$ 5 mil do secretário Marcos Apolo Muniz. A marca escolhida vai ser uma ferramenta para as comemorações dos 125 anos de atividade e um item de souvenir do aniversário do patrimônio.
Logo após a cerimônia de entrega do prêmio, a Orquestra de Violões do Amazonas, regida pelo maestro Davi Nunes, entrou no palco para a apresentação do espetáculo “De Canhoto a Nicanor”, com obras Canhoto, João Pernambuco, Sebastião Tapajós, Hermeto Pascoal e Nicanor Teixeira, entre outros.
Em julho, as apresentações seguem com a Amazonas Filarmônica e Balé Folclórico do Amazonas. As vagas para o público já foram esgotadas.
O espetáculo “Sinfonia Surpresa e Concerto de Khachaturian” vai ser apresentado com a Amazonas Filarmônica, nesta quinta-feira (22), com obras de Franz Joseph Haydn e Aram Khachaturian.
No dia 27 é a vez do Balé Folclórico do Amazonas (BFA), com o espetáculo “Cores do Rio”, sobre um trabalho de pesquisa conduzido pela diretora artística da companhia, Conceição Souza, e desenvolvido pelos próprios bailarinos acerca da realidade amazônica.
No dia 29, a Amazonas Filarmônica apresenta a “A Forma-Sonata – Sinfonia Linz de Mozart”, um concerto sobre a forma-sonata, encontrada na estrutura de muitas sinfonias do classicismo, com o maestro Otávio Simões.
Para aqueles que não conseguiram vagas, as apresentações também vão ser transmitidas pelo Facebook e canal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no Youtube (@culturadoam), além do Facebook da TV Encontro das Águas.
Com informações da assessoria
Leia Mais: