A capital amazonense completa 352 anos no dia 24 de outubro. E para exaltar a data o RealTime1 destaca cinco locais que você não pode deixar de visitar no Centro de Manaus.
O Teatro Amazonas é um dos locais para visitar em Manaus (Foto: Reprodução)
A cidade de Manaus completa 352 anos no dia 24 de outubro de 2021. Para não deixar essa data passar em branco, o RealTime1 preparou uma lista com cinco lugares no Centro Histórico para o turista, que visita a capital amazonense, não deixar de conhecer. Saiba quais são esses locais e como visitá-los em período de restrições de público por conta da Covid-19.
É impossível falar a palavra Manaus e não lembrar do impotente Teatro Amazonas. Construído no século passado, o Teatro esse ano completa 125 anos de história. O lugar recebe todo tipo de espetáculo: óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas de música, corais, orquestras e tantos outros.
Para visitar o espaço é preciso realizar um agendamento por meio do site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa clicando aqui e preencher o formulário com informações pessoais, como naturalidade, nome, contato, data de nascimento, número do CPF e e-mail.
Além disso, é necessário também escolher um dia e um horário para visitação. O próprio sistema on-line diz o número de vagas disponíveis para reserva por dia no centro cultural.
O período de visitação turística ocorre de terça a sábado, das 9h às 17h. Os valores da entrada são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Visitantes pagantes deverão apresentar comprovante do agendamento e efetuar o pagamento junto à bilheteria do Teatro.
O benefício da meia-entrada contempla estudantes (carteirinha com validade), professores, idosos a partir de 60 anos, doadores de sangue, militares e acompanhante de Pessoa com Deficiência (PcD) – todos mediante comprovação.
A gratuidade contempla amazonenses, crianças até dez anos e pessoas com deficiência (PcDs), todos mediante comprovação.
Para maiores informações, a administração do Teatro disponibiliza o telefone: +55 (92) 3622-2420 e +55 (92) 3622-1880. Para consultar valores na bilheteria, o número é +55 (92) 3232-1768. O e-mail é direcao_ta@cultura.am.gov.br. O atendimento por meio dos canais administrativos é realizado de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Por reunir bares, museus, casarões antigos e apresentações artísticas, o Largo São Sebastião é um dos pontos turísticos mais badalados da capital amazonense. Localizado na rua Dez de Julho, no Centro Histórico de Manaus, o passeio foi inaugurado em 1901, com ladrilhos portugueses, e a calçada da praça faz parte de um conjunto de obras viabilizado pelos magnatas da época áurea da borracha, no Amazonas.
O calçamento simboliza o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, mas, apesar de ser pioneiro em Manaus, foi em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, que o calçamento ganhou fama.
Anualmente, segundo estimativa de Secretaria de Cultural e Economia Criativa, o local recebe aproximadamente a visita de 200 mil turistas. O acesso é livre e o espaço possui acessibilidade para PcDs.
É artista e deseja expor uma obra ou apresentar um conteúdo cultural no Largo São Sebastião? A administração do local, denominada Casa das Artes, disponibiliza o número (92) 3631-6227 e os e-mails: dppc@cultura.am.gov.br e casadasartes@cultura.am.gov.br.
Construído de frente para o rio Negro em 1880, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa foi oficialmente inaugurado em 1883 – quando a cidade de Manaus era considerada uma das cidades mais prósperas do Brasil, graças às riquezas originadas pela exploração dos seringais.
O imóvel foi construído em estilo Art Nouveau, sendo um dos mais importantes exemplares mundiais da arquitetura de ferro, seguindo as características do antigo Mercado Les Halles de Paris.
Hoje, é considerado um dos mais importantes centros de comercialização de produtos típicos da Região Amazônica em função da vasta variedade de espécies de peixes de água doce, frutas, legumes e especiarias, atraindo a atenção e a curiosidade dos visitantes da cidade. O Mercado Adolpho Lisboa fica localizado na rua dos Barés, nº 46, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 6h às 17h; domingos, das 06h à 13h.
Popularmente conhecida como Praça da Polícia, a Praça Heliodoro Balbi foi inaugurada em 1907 e está localizada em frente ao Colégio Estadual do Amazonas, entre as ruas José Paranaguá, Sete de Setembro, Doutor Moreira e Guilherme Moreira. O passeio foi construído numa área de aproximadamente 6.600m quadrados.
Com ações permanentes do poder público, o lugar vem sendo revitalizado, de modo que possa oferecer ao público visitante opções de lazer e entretenimento.
Fundado em 1874, o Palacete Provincial recebe anulamente cerca de 145 mil visitantes. No prédio funcionam cinco Museus de diferentes linguagens: Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (MISAM), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado.
Por mais de 100 anos, no local funcionou o Quartel da Polícia Militar do Amazonas. O espaço é aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local. A Praça da Polícia, em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.
A Pinacoteca tem quadros, fotos e gravuras de artistas locais. O Museu de Numismática conta com um acervo de 8 mil moedas. O da Imagem e do Som tem DVDs e CDs para exibição gratuita no local. O Museu Tiradentes homenageia os bombeiros e a polícia do Estado, com armas e fardas em exposição. O de Arqueologia reproduz escavações e artefatos descobertos na região.
Texto: Isac Sharlon e assessorias
Leia Mais: