fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Chefes da gastronomia amazonense são destaques no Senado

As chefes Dona Brazi e Elisângela Valle serviram quinhampira com formigas e uma releitura deste tradicional prato indígena, na forma de risoto, no restautante do Senado.

2 de setembro de 2021

Compartilhe

O renomado chef Alex Atala, um dos mais coceituados do mundo, elogiou a gastronomia amazonense representada pelas chefes Dona Brazi e Elisângela Valle, que serviram quinhampira com formigas e uma releitura deste tradicional prato indígena, na forma de risoto, no restautante do Senado nesta quinta-feira (2) na mostra da Amazônia de Gastronomia promovida pela Comissão de Relações Exteriores, Sebrae e Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), no Congresso Nacional.

“Foi dona Brazi que me apresentou as formigas em São Gabriel da Cachoeira e ela é minha referência dos ingredientes da Floresta. Sua quinhampira é única”,afirmou.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores, senadora Kátia Abreu, também apreciou os pratos à base de formigas.”É exótico, mas tem um sabor refinado”.

Dona Brazi,que aos 68 anos é considerada um ícone da gastronomia amazonense, sorriu ao ver o amigo Alex, como ela chama o renomado chef, e disse: “É bom ser reconhecida por ele, que também tem a minha admiração. A quinhampira é um prato milenar dos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira e gosto de servir para as pessoas conhecerem os sabores originais da floresta”.

A chefe Elisângela Valle disse “que Alex Atala conhece o que é da Amazônia, e que o seu risoto indígena tem o toque da modernidade, mas respeita a tradição da receita original”.

A parceria entre a tradicional gastronomia indígena de Dona Brazi e a culinária da nova geração de Elisângela Valle deu certo no Congresso Nacional; onde chefes do Acre, Roraima, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia serviram mais de 100 convidados, em dois turnos, para evitar aglomerações.

O analista técnico especializado em gastronomia do Sebrae Amazonas, José Gomes, responsável pelo acompanhamento das duas chefes amazonenses, disse “que a evolução da culinária amazonense é extraordinária, e que o tradicional conversa com o contemporâneo, de maneira harmoniosa, como pode se observar entre as duas chefes elogiadas por Alex Atala”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021