fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Chefes da gastronomia amazonense são destaques no Senado

As chefes Dona Brazi e Elisângela Valle serviram quinhampira com formigas e uma releitura deste tradicional prato indígena, na forma de risoto, no restautante do Senado.

2 de setembro de 2021

Compartilhe

O renomado chef Alex Atala, um dos mais coceituados do mundo, elogiou a gastronomia amazonense representada pelas chefes Dona Brazi e Elisângela Valle, que serviram quinhampira com formigas e uma releitura deste tradicional prato indígena, na forma de risoto, no restautante do Senado nesta quinta-feira (2) na mostra da Amazônia de Gastronomia promovida pela Comissão de Relações Exteriores, Sebrae e Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), no Congresso Nacional.

“Foi dona Brazi que me apresentou as formigas em São Gabriel da Cachoeira e ela é minha referência dos ingredientes da Floresta. Sua quinhampira é única”,afirmou.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores, senadora Kátia Abreu, também apreciou os pratos à base de formigas.”É exótico, mas tem um sabor refinado”.

Dona Brazi,que aos 68 anos é considerada um ícone da gastronomia amazonense, sorriu ao ver o amigo Alex, como ela chama o renomado chef, e disse: “É bom ser reconhecida por ele, que também tem a minha admiração. A quinhampira é um prato milenar dos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira e gosto de servir para as pessoas conhecerem os sabores originais da floresta”.

A chefe Elisângela Valle disse “que Alex Atala conhece o que é da Amazônia, e que o seu risoto indígena tem o toque da modernidade, mas respeita a tradição da receita original”.

A parceria entre a tradicional gastronomia indígena de Dona Brazi e a culinária da nova geração de Elisângela Valle deu certo no Congresso Nacional; onde chefes do Acre, Roraima, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia serviram mais de 100 convidados, em dois turnos, para evitar aglomerações.

O analista técnico especializado em gastronomia do Sebrae Amazonas, José Gomes, responsável pelo acompanhamento das duas chefes amazonenses, disse “que a evolução da culinária amazonense é extraordinária, e que o tradicional conversa com o contemporâneo, de maneira harmoniosa, como pode se observar entre as duas chefes elogiadas por Alex Atala”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021

Capacitismo: expressões são discriminatórias com quem tem deficiência

O capacitismo envolve uma preconcepção sobre as capacidades de alguém com deficiência e geralmente reduz a pessoa a essa deficiência.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, programação da 15ª Primavera dos Museus começa nesta terça

Circuito nacional e gratuito tem lançamento de exposições, visitas mediadas e virtuais a museus, apresentação de teatro, exibição de filmes, palestras e saraus.

20 de setembro de 2021

Finalista do The Voice Kids: Izabelle recebe apoio para impulsionar carreira

No próximo domingo (26), Izabelle deve contar com o apoio de toda população amazonense para conquistar votos e sagrar-se campeã do programa pelo time Gaby Amarantos.

20 de setembro de 2021

Ator Luis Gustavo, o eterno Mário Fofoca, morre aos 87 anos

Entre os personagens mais lembrados que Luis Gustavo interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim.

20 de setembro de 2021

Aquecimento global: Ondas de calor podem afetar 70% da população

Aquecimento global pode afetar a produção agrícola, que tende a cair 30% sem redução de emissões até 2030.

19 de setembro de 2021

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021