fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Compartilhe

O pirarucu é um excelente substituto do bacalhau, cujo preço nos supermercados está nas alturas. (Foto: Reprodução)

Faltando poucos dias para o Natal, as famílias já estão organizando o cardápio da ceia. Para quem quiser surpreender os convidados, o chef e professor do curso de Gastronomia da Faculdade Santa Teresa, Michel Brito, preparou sugestões com ingredientes típicos da região.

O professor ressalta que os ingredientes locais são muito ricos e únicos e, quando misturados, garantem uma experiência gastronômica especial. “Soltar a criatividade e ousar. Essa é a dica para quem quer oferecer uma ceia diferenciada e cheia de sabor”, destacou.

Michel Brito diz que, além do sabor, incluir produtos regionais é também uma forma de economizar, já que nos supermercados é possível perceber a alta no preço de itens como o bacalhau, peru e tender.

Esses produtos, segundo o professor da Santa Teresa, podem facilmente serem substituídos por pirarucu ou tambaqui. “Mesmo estando também mais caros nesse período do ano, os peixes regionais ainda estão mais em conta”, frisou.

Confira a sugestão de cardápio:

Pirarucu à portuguesa

Ingredientes

2Kg de Pirarucu fresco

2 limões

1kg batata

2 pimentões verdes

1 pimentão amarelo (opcional)

1 pimentão vermelho (opcional)

2 tomates

2 cebolas

1 maço de cheiro verde

500 ml azeite

1 vidro de azeitonas pretas

Sal e pimenta do reino a gosto

2 folhas de louro

Modo de preparo:

Corte o pirarucu em postas e esprema o suco dos limões, deixando o peixe marinar por pelo menos cinco minutos. Em seguida, retirar o pirarucu, temperar com sal e pimenta do reino e grelhar os dois lados em uma frigideira antiaderente, com um pouco de azeite, e reservar.

Corte as batatas em rodelas e cozinhe. Corte em rodelas todos os outros ingredientes.

Para montar, coloque em um refratário as batatas, depois as postas de pirarucu e intercale com os outros ingredientes, até formar duas camadas. Finalize com bastante azeite e leve ao forno apenas para gratinar.

Farofa de banana

Ingredientes:

1 Kg de farinha do Uarini

3 bananas pacovã

200 gramas de manteiga

1/2 maço de cebolinha

Sal e pimenta do reino a gosto

1 cebola

2 dentes de alho

Óleo de soja suficiente para fritar a banana

Modo de preparo:

Torre a farinha em uma frigideira e reserve. Corte a banana em cubinhos, frite e reserve. Em uma panela adicione manteiga, cebola, alho até dourar. Adicione a farinha, mexa por alguns minutos e apague o fogo. Misture a banana com a farinha, adicione sal e pimenta a gosto.

Arroz caboquinho

Ingredientes:

1 kg de arroz

1 cebola

3 dentes de alho

30 ml de azeite ou óleo de soja

1 maço de cebolinha

300 g de tucumã

2 bananas pacovã

300 g de queijo coalho

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em uma panela adicione azeite, cebola, alho e o arroz, e refogue. Em seguida, adicione água e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver pronto, adicione o tucumã cortado em lâminas, a banana frita cortada em cubinhos e o queijo coalho. Finalize com cebolinha.

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021

Agência Europeia recomenda segunda dose da Janssen a adultos

Recomendação baseia-se em "dados que mostram que uma dose de reforço da Vacina dada pelo menos dois meses após a primeira dose em adultos, levou a um aumento dos anticorpos".

15 de dezembro de 2021