fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Caprichoso retoma ensaios da Marujada e festeja seus 108 anos em Parintins

O evento, cercado de emoção e esperança, marcou a retomada dos ensaios da Marujada de Guerra e a volta do público após duas temporadas paralisadas por conta da pandemia.

21 de outubro de 2021

Compartilhe

A programação começou com uma benção especial a todos os artistas e marujeiros (Foto: Divulgação)

O silêncio de duas temporadas sem eventos no Curral Zeca Xibelão foi quebrado nesta quarta-feira (20), durante a comemoração do aniversário do Boi Caprichoso. O bumbá reuniu a nação azul e branca para cantar os ‘parabéns’ e retomar de forma oficial os ensaios da Marujada de Guerra.

Em conformidade com a temática “Cultura que Resiste”, da live realizada no Bumbódromo no mês de junho, o bumbá se organiza para outro grande evento, dia 30 de outubro, para celebrar oficialmente o aniversário de 108 anos, com o tema “Tradição que Renasce”. É com este sentimento que os torcedores lotaram as dependências do Curral Zeca Xibelão, munidos de carteira de vacinação atualizada, e dançaram os maiores clássicos da história do Boi Caprichoso.

A programação começou com uma benção especial a todos os artistas e marujeiros, que rogaram a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo, proteção a todos aqueles que atuam na construção dos eventos ligados à cultura e o folclore em Parintins. O momento, conduzido por padre Paulo Di Lello, foi cercado de emoção e esperança.

Para o torcedor Rainer Sarmento, a volta dos eventos do Boi Caprichoso representa ‘felicidade’.

“São dois anos que a gente sente saudade de estar aqui nos ensaios, no Zeca Xibelão, e hoje poder acompanhar este momento é uma alegria muito grande, pois renova a nossa esperança de que tudo pode voltar ao normal. E realmente, a vida sem o Caprichoso não existe”, ressalta.

O prefeito de Parintins e sócio-fundador do bumbá, Frank Bi Garcia, destaca a retomada das atividades culturais após o município avançar com a imunização da população contra a Covid-19.

“O Festival de Parintins conseguiu provar para o Brasil e o mundo que é possível melhorar a qualidade de vida de um povo através da cultura, e hoje, depois de toda crise da pandemia, a gente volta com os grandes eventos culturais, e presenciar o aniversário do Caprichoso representa dizer que nós vamos vencer”, enfatiza.

Presidente fala em gratidão

Desde quando assumiu a administração do bumbá, esta foi a primeira vez que o presidente do Caprichoso, Jender Lobato, ouviu os instrumentos da Marujada de Guerra no Curral Zeca Xibelão.

“É um sentimento de gratidão. Eu fico muito feliz em ver a nação presente e, pela primeira vez, sentir essa emoção como presidente. Hoje é um recomeço e nada melhor do que celebrar a vida no dia do aniversário do nosso boi, afinal são 108 anos de história, de uma trajetória vitoriosa que nos orgulha muito”, destaca.

Durante o evento, o presidente Jender Lobato lançou a nova carteira do sócio torcedor, as quais serão entregues a todos aqueles que estão em dia com suas mensalidades perante à Associação Cultural. Também nesta noite foi liberado o sinal de internet grátis aos torcedores, concretizando dessa maneira o projeto “Curral Digital”, que torna o Zeca Xibelão o primeiro de Parintins a oferecer o serviço gratuitamente à população.

O evento contou ainda com a presença de membros da diretoria, Conselho de Arte, ex-presidentes, de autoridades municipais, como o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia e da primeira dama da cidade, Mayra Dias.

Confira algumas imagens do evento:

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Spotify: Marília Mendonça e Barões da Pisadinha são os mais ouvidos no Brasil

Marília Mendonça, que morreu em um acidente aéreo, foi a mulher que teve o maior número de reproduções na plataforma de streaming.

2 de dezembro de 2021

Turnê de Rick & Renner volta a Manaus esse mês com grandes sucessos

O show será realizado no Dulcila Festas e Convenções, localizado na Av. Coronel Teixeira, bairro Ponta Negra, no próximo dia 16/12.

2 de dezembro de 2021

Novo filme da Disney: ‘Encanto’ celebra a cultura colombiana

Sendo uma história da Disney e da América Latina, o centro de tudo não poderia ser outro que não uma família - no caso, uma grande família.

1 de dezembro de 2021

Quinta temporada de ‘La Casa de Papel’ traz tensão e a emoção da conclusão

A parte final de La Casa de Papel é a mais emocional da série. Está no ar o clima de despedida dos personagens, que se tornaram verdadeiras figuras da cultura pop.

1 de dezembro de 2021

Jucynha Kero Kero lança música com promessa de novo hit do momento

Muito conhecida em Manaus pela carreira de forró, Jucynha Kero Kero agora aposta em uma mudança marcante de estilo musical.

1 de dezembro de 2021

Adeus cera de abelha em cosméticos; marca aposta em alternativas veganas

Com a busca de novos ingredientes e metodologias alternativas disruptivas no País, empresas têm compromisso de atingir 100% de produtos veganos nos próximos anos.

1 de dezembro de 2021

Projeto Olho da Mata/FloNA do Purus ganhará narrativa sobre trajetória

A finalidade é contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a circulação dos produtos do artesanato do Projeto Olho da Mata.

30 de novembro de 2021

Marcus Lacerda lança livro com reflexões sobre a pandemia na Amazônia

Conhecido pelo estudo que refutou a cloroquina como fármaco eficaz contra a Covid-19, infectologista lança ‘Quarentena no Rio Negro: Semanário Sobre a Pandemia na Amazônia'.

30 de novembro de 2021