fbpx

sexta, 28 de janeiro de 2022

Canção pra Amazônia: em tempos de COP26, um alerta em forma de poesia

O projeto é do Greenpeace e tem o apoio de lideranças indígenas. Videoclipe reúne mais de 30 artistas dos mais diversos segmentos musicais.

3 de novembro de 2021

Compartilhe

Manifesto tem autoria do cantor e compositor Nando Reis e do compositor-letrista Carlos Rennó (Foto: Reprodução)

Em tempos de COP26, onde o mundo se volta para a Amazônia, há apelos e protestos pela sua preservação e importância para a humanidade feitos de diversas formas e, um deles, ainda chama a atenção por unir rock, rap e samba para denunciar os crimes ambientais e a ação dos malfeitores: um alerta em forma de poesia.

Lançado há cerca de um mês para celebrar o Dia da Amazônia, o videoclipe de ‘Canção para Amazônia’ traz grandes nomes da música brasileira como Péricles, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Iza e Gal Costa, mas também conta com vozes da floresta, como das índias Djuena Tikuna e Thaline Karajá.

“Salve-se a selva ou não se salva o mundo” é uma das frases entoadas na música que é um manifesto composto pelo letrista Carlos Rennó e pelo músico e compositor Nando Reis.

O videoclipe traz imagens da ação de grileiros, garimpeiros, madeireiros, que devastam a Amazônia para expandirem seus negócios e culminam em dados chocantes, como o fato do fogo já ter impactado 95% das espécies de plantas e animais da Amazônia.

“O desfile de notícias ruins é desesperador e interminável: no primeiro semestre de 2021 os alertas de desmatamento apontaram para um aumento da devastação; o mês de junho registrou o maior número de focos de calor em 14 anos; e o registro de conflitos no campo em 2020 é o maior dos últimos 35 anos”, diz o Greenpeace Brasil em nota de divulgação do manifesto.

O projeto, idealizado pelo Greenpeace e Relicário Produções, pode ser conferido abaixo:

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021