fbpx

quinta, 18 de agosto de 2022

Brasil e 5 países amazônicos ampliam compromisso com preservação

Brasil renovou com vizinhos amazônicos no âmbito do pacto de Letícia para coordenar preservação de recursos naturais e a biodiversidade.

12 de outubro de 2021

Compartilhe

Brasil e outro cinco países renovaram interesse em coordenar preservação dentro do Pacto de Letícia. (Foto: Divulgação)

Os governos de seis países da região amazônica, entre eles o Brasil, ampliaram nesta sexta-feira seu compromisso com o Pacto de Leticia, assinado em setembro de 2019 para coordenar a preservação dos recursos naturais da área mais biodiversidade do mundo.

O anúncio foi feito pelo presidente da Colômbia, Iván Duque, durante o encerramento da Terceira Cúpula Presidencial para o Pacto Amazônia-Leticia. De acordo com o governante, “o compromisso foi mantido e ampliado, e mais recursos estão chegando”.

“O setor privado, que já entendeu qual é o escopo, está participando com mais entusiasmo, e vemos as grandes estruturas de filantropia ambiental do mundo determinadas a contribuir com recursos”, disse o presidente colombiano durante o evento, cuja parte presencial ocorreu na Reserva Natural Flor de Loto, em Leticia, na Colômbia.

Os presidentes de Equador, Guillermo Lasso; Guiana, Irfaan Ali; e Suriname, Chan Santokhi, além do vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, e o ministro do Meio Ambiente do Peru, Rubén Ramírez, participaram virtualmente da cúpula, que não contou com a presença de nenhum representante da Bolívia.

A assessora de Parcerias e Iniciativas Climáticas do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Cristine Dragisic, a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), María Alexandra Moreira, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone, entre outros, também participaram.

Com informações da Agência Efe

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021