fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

‘Artefloresta’: exposição do Musa reúne instalações de artistas locais

Musa convidou grandes artistas para criarem obras que se integrem à natureza e à beleza da floresta, principal atrativo do museu.

15 de julho de 2021

Compartilhe

O artista Zéca Nazaré participa da exposição com a instalação "Escadas para o céu" (Foto: Divulgação)

Em busca de trazer um novo olhar sobre a floresta, o Museu da Amazônia (Musa) convidou alguns dos melhores artistas locais para juntos construírem a nova exposição “Artefloresta”. A proposta foi criar obras de arte que se integrem à natureza e à beleza da floresta.

“Os atores da floresta – árvores, cipós e folhas – vivem procurando autores que traduzam para a linguagem humana suas mensagens. Elas, as árvores, querem conversar conosco e viver juntos em boa paz. O Musa então convidou artistas sensíveis aos apelos da floresta para ouvi-las e traduzir o que as árvores nos contam, reclamam, exalam. Assim nasceu o Artefloresta.”, explicou o diretor do Museu, Ennio Candotti.

As obras estão dispostas nas trilhas e em algumas exposições de longa duração do Musa e podem ser conhecidas através da visita sem guia a partir desta quinta-feira, 15 de julho.

Confira quais são as instalações artísticas:

“Pontes Flutuantes”, de Marcos Cereto

Instalada no lago das vitórias-régias, a obra trata sobre o trabalho arquitetônico do colectivo Aqua Alta do Paraguai, como uma solução emergencial para as cheias do Rio Paraguay e do Arroyo Ñeembucú. No Musa, sugere construções que dialoguem com as condições amazônicas e suas enchentes sazonais.

“Mato, Linha e Cor”, de Priscila Pinto

Realizado com grafite, barbantes e fitas, com intenção de provocar percepções visuais sobre as conexões naturais e artificiais na paisagem amazônica. Segundo a artista, a inspiração veio ao caminhar pelas trilhas do Musa.

“Escadas para o Céu”, de Zéca Nazaré

As escadas estão instaladas pelo Musa com a intenção de guiar o olhar dos visitantes mata acima. As escadas também estamparão camisetas produzidas pelo artista que podem ser adquiridas na lojinha do Museu.

“Joias para Angelim”, de Iuçana de Moraes

Mouco e surgiu a partir da observação da artista nas trilhas e sbre os elementos do Musa. A escultura representa brincos e pingentes em formato da folha de embaúba, como um presente para a natureza e combina a experiência da artista na confecção de jóias.

“A Seiva”, de Anibal Augusto Turenko Beça

É uma reação antropomórfica aos dentes da motosserra, a partir da seiva que escorre de uma árvore como resultado dessa interação. Turenko identifica a criação com o conceito de site specific, pois foi pensada para determinado lugar e árvore do MUSA, laboratório natural, segundo ele.

“La Otra Orilla”, de Roberto Suarez

O antropólogo e artista peruano mora em Manaus e pensou na obra a partir das memórias da família de agricultores de arroz e dos elementos que cercam sua obra, como o lago. O artista busca expressar uma história do cotidiano através da poesia. A instalação remete a um tipo de abrigo construído na colheita para guardar mantimentos e proteger os trabalhadores do sol.

“Quantum Natureza”, de Nonato Tavares

Pedacinhos de madeira seca no chão formam um tipo de mandala: círculos concêntricos – ondulações criadas quando uma pedra é atirada na água. Símbolo de movimento, energia e conexão com a natureza.

Da Redação, com informação da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021