fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

‘Arte Sem Fronteiras’ divulga coreografias da apresentação em SC

O evento do 'Arte Sem Fronteiras' vai acontecer no Teatro da Instalação, a partir das 18h, com entrada totalmente gratuita. Festival será realizado em Joinville (SC).

15 de setembro de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras irá promover uma amostra de dança para divulgar as coreografias que vão abrilhantar os palcos do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina. O evento está marcado para acontecer no dia 2 de outubro, no Teatro da Instalação, localizado na rua Frei dos Inocentes, bairro Centro, zona Sul de Manaus, a partir das 18h.

O espetáculo será dirigido pelo coreógrafo Wilson Júnior, fundador do Arte Sem Fronteiras, e tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Amazonas. A entrada será gratuita, porém, limitado para 100 expectadores devido às regras de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

Wilson explica que a apresentação é um momento importante, pois representa os resultados de um planejamento elaborado ao longo de 2021 pensando no Festival de Dança de Joinville.

“A minha expectativa para esse evento é a melhor possível. Eu costumo dizer que o ano de 2021 não foi fácil. Tivemos muitos contratempos, principalmente com a pandemia, mas graças a Deus finalizamos nosso processo criativo e vamos viajar para Joinville com muita garra e determinação. Acredito que os expectadores vão gostar desse novo trabalho, todos terão orgulho de cada bailarino”, disse.

As coreografias “Erveiras da Amazônia”, “O rito sagrado Zulu”, “A saga de Lampião e Maria Bonita”, “Gambá, nos cortejos de Santo Antônio”, “Jurema, filhas de Tupinambá”, “Lavadeiras”, “A mística é o templo sagrado” e “São João tá diferente? Tá melhor” serão as grandes atrações do evento. O Arte Sem Fronteiras terá uma participação especial da quadrilha junina Caipira na Roça, e uma exibição exclusiva da coreografia “Ashaninka – A última fronteira”.

Literatura

Além das apresentações coreográficas, o Arte Sem Fronteiras irá fazer o lançamento do livro “Mulher, Espaço Social e Território”, do escritor e advogado, Ernandes Herculano. A obra é fruto de uma pesquisa feita pelo escritor durante o Mestrado em Direitos Humanos, Segurança Pública e Cidadania, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O livro apresenta um composto de reflexões críticas às oportunidades (ou não) dadas às mulheres policiais no comando da Polícia Militar, levando em consideração debates sobre gênero e violência.

“Sempre é difícil escrever, não apenas pelas dificuldades do meio, mas também pelo tema que além de sensível, a crítica pressupõe um desafio, pois a fonte da pesquisa tem todo um tradicionalismo difícil de ser questionado. Mas no fim, foi exitoso”, falou.

Ernandes Herculano também atua como professor universitário na área do Direito e prestar serviços de advocacia para o Arte Sem Fronteiras desde 2018.

Sobre o Arte Sem Fronteiras

A Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras como um projeto social, aos poucos ganhou reconhecimento artístico e hoje tornou-se uma referência em dança no Amazonas.

O grupo trabalha estilos de dança como balé, jazz, jazz funk, contemporâneo, populares (boi-bumbá, carimbó e afro) e baby class. Ao longo de sua trajetória, o Arte Sem Fronteiras coleciona participações em diversos eventos, entre eles: o Festival de Dança de Joinville (SC), Festival Folclórico de Parintins, Festival Folclórico do Amazonas, o Toronto International Brazilfest, no Canadá, o Festival de Dança do Amazonas e o Festival da Cultura Brasileira em Viena, na Áustria.

Com a supervisão coreográfica de Wilson Júnior, o Arte Sem Fronteiras trabalhou ao lado de artistas como James Rios, Márcia Siqueira, Klinger Araújo (In memoriam), Lucilene Castro e esteve em 2018 e 2019 com o Boi Bumbá Caprichoso.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021