fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Arte e Cultura: universidade abre espaço para revelar novos talentos em Manaus

O campus da Universidade se transformará em um imenso espaço cultural, com shows musicais, apresentações teatrais, mostras e exposições de artes plásticas e fotográficas.

6 de setembro de 2021

Compartilhe

Para promover e incentivar a produção artística em Manaus e em todo o Estado, a Universidade Nilton Lins lançou e inaugurou no último dia 2, o seu Núcleo de Artes e Cultura, voltado para os acadêmicos da instituição e também para que os artistas do Estado desenvolvam e divulguem seus trabalhos nos mais diversos segmentos.

A proposta, segundo a reitora Gisélle Lins Maranhão, é utilizar a estrutura da instituição, especialmente o campus localizado no bairro Parque das Laranjeiras, na zona Centro-Sul de Manaus, como um laboratório para novas ideias e desenvolvimento de talentos, ao mesmo tempo em que irá transformar o local em um imenso espaço cultural, no qual será possível assistir desde shows musicais e apresentações teatrais, a mostras e exposições de artes plásticas e fotográficas gratuitamente.

“Nas ultimas décadas, a Universidade se consolidou com um centro de excelência na formação de profissionais, de conhecimento e de pesquisa reconhecida por toda a sociedade, e agora, neste momento em que se percebeu com maior clareza a importância da arte e da cultura no cotidiano, chegou o momento de usar nossa estrutura, como os auditórios e demais áreas, para apoiar a classe artística local e oferecer à população uma nova alternativa de lazer e cultura”, destacou a reitora.

De acordo com Gisélle Lins, está em fase final de elaboração um edital para regulamentação das atividades e a seleção dos estudantes e artistas para as atividades a serem promovidas já neste segundo semestre de 2021.

O documento com o processo seletivo deverá ser publicado nas próximas semanas e será destinado para estudantes e colaboradores da instituição e também para todas as pessoas interessadas em expor e apresentar seus trabalhos.

Programação do Núcleo de Artes e Cultura

Durante a cerimônia que marcou o início das atividades do Núcleo de Artes e Cultura, alunos e professores da Nilton Lins, juntamente com artistas de Manaus, realizaram shows musicais e dos corais vocal e de Libras da instituição, além de leituras de cordéis e apresentações de monólogos teatrais da obra de William Shakespeare.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora de Letras da Universidade, Neilany Amazonas, adianta que até o final do ano já estão programadas novas apresentações musicais e teatrais, oficinas de artes plásticas, desenhos e exposições artesanais de cerâmica, tecelagem e pintura.

“Este cronograma é uma previsão inicial que certamente receberá o acréscimo de mais eventos e modalidades de acordo com os resultados do edital. A proposta é promover a cada semana uma nova ação e quinzenalmente, um grande acontecimento dentro do campus”, explicou Neilany, ao revelar que também está em planejamento um grande evento para o período natalino. 

Com informações da assessoria.

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021