fbpx

domingo, 19 de setembro de 2021

Após reparos, Centro Cultural Óscar Ramos é reaberto em Manaus

Para a gestora do local, Monik Ventilari, a reabertura do espaço representa um marco para a cidade, além de divulgar os trabalhos dos artistas locais.

6 de agosto de 2021

Compartilhe

Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa – barro e madeira – e pedra, figuram entre as primeiras moradias de Manaus (Foto: Divulgação)

O Centro Cultural Óscar Ramos, instalado nas casas 69 e 77, da rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus foi reaberto ao público na noite desta quinta-feira (5). O local reabre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com agendamento de visitação a partir da próxima segunda-feira (9), pelo site Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As casas que contemplam o centro cultural são consideradas como as mais antigas da cidade, e abrigam o museu que contém o acervo de Óscar Ramos, um dos principais artistas amazonenses que morreu em junho de 2019. Obras como pinturas, escritos, produções, croquis, objetos pessoais, cartazes de cinema, capas de discos, mobílias utilizadas por Óscar, e capas de LPs, estão entre os artigos e objetos expostos no local.

Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa – barro e madeira – e pedra, figuram entre as primeiras moradias de Manaus e carregam em sua arquitetura uma parte da história da cidade, do período colonial.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o espaço passou por reparos para receber a população, seguindo todos os critérios sanitários contra a Covid-19.

“Estamos reabrindo um dos espaços culturais mais importantes da nossa cidade, que guarda a obra de um dos maiores nomes da arte contemporânea do Brasil, e neste período em que o local ficou fechado para visitação, por conta da pandemia, realizamos uma série de reparos antes de entregá-lo para promover e oportunizar o acesso às artes na cidade”, salientou Alonso.

A casa 77 reabre ao público com parte do “Acervo de Arte Municipal da Coleção Pedra Fundamental”, que conta com obras de artistas renomados como Jair Jacqmont, Jandr Reis, Hellen Rossy, Buy Chaves, Marcos Romano, Nelson Falcão e Sebastião Alves.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, a reabertura do espaço celebra a história ímpar do artista, além de possibilitar o acesso às artes plásticas.

“Óscar Ramos é um dos artistas mais singulares do Amazonas. Sua obra tem projeção nacional. A reabertura do centro cultural em sua homenagem é um gesto de reconhecimento e valorização artística de Manaus. E também uma oportunidade de acesso às artes plásticas para a juventude de nossa cidade”, observa Telles.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

Estudo aponta que em 30 anos desmatamento destruiu 20% da Amazônia

Especialistas defendem que há potencial para desenvolver negócios na Amazônia ao aliar desenvolvimento econômico com conservação da floresta em pé.

17 de setembro de 2021

GACC-AM coordena campanha de sensibilização contra o câncer infantojuvenil

A entidade realizará ações de distribuição de folhetos informativos sobre diagnóstico precoce e atividades interativas com cerca de 30 crianças em tratamento no Hemoam.

17 de setembro de 2021

Em setembro, Casa Vhida realiza mais uma edição da Feijoada no Pote

A Feijoada ocorre em sistema de drive-thru (o cliente recebe os itens no carro), evitando possíveis aglomerações e garantindo maior segurança a quem comparecer no evento.

17 de setembro de 2021

Parque do Mindu tem eventos para todos os públicos neste sábado

Esporte, bem-estar, ações de meio ambiente e interação com a natureza são algumas atividades que o público pode fazer no sábado (18) se for visitar o Parque do Mindu.

17 de setembro de 2021

Exposição, cinema e espaços infantis agitam o fim de semana em Manaus

Além da programação para os adultos, o Amazonas Shopping traz, ainda, opções disponíveis no Florestinha Park e Puppy Play, que contam com muita diversão para as crianças.

17 de setembro de 2021

Semana Move: Sesc AM oferta aulas gratuitas em 4 modalidades esportivas

Atividades (Corrida, Hidroginástica, Cross Training e MMA Fit) serão realizadas na unidade Sesc Balneário, entre os dias 18 e 26 de setembro.

17 de setembro de 2021

Em Manaus, Bandeira LGBTQIA+ causa treta em protestos bolsonaristas

"Eles [bolsonaristas] podem até serem muitos e saber fazer barulho, mas do lado de cá da força estão as verdadeiras pessoas de bem", disse o advogado dono da bandeira.

16 de setembro de 2021

Amazonastur lança 1º Festival Amazonas de Turismo no Vasco Vasques

Evento vai apresentar melhores roteiros turísticos no estado, reunindo cultura e gastronomia no Centro de Convenções do Amazonas.

16 de setembro de 2021