fbpx

quarta, 10 de agosto de 2022

Após reparos, Centro Cultural Óscar Ramos é reaberto em Manaus

Para a gestora do local, Monik Ventilari, a reabertura do espaço representa um marco para a cidade, além de divulgar os trabalhos dos artistas locais.

6 de agosto de 2021

Compartilhe

Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa – barro e madeira – e pedra, figuram entre as primeiras moradias de Manaus (Foto: Divulgação)

O Centro Cultural Óscar Ramos, instalado nas casas 69 e 77, da rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus foi reaberto ao público na noite desta quinta-feira (5). O local reabre seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19, com agendamento de visitação a partir da próxima segunda-feira (9), pelo site Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As casas que contemplam o centro cultural são consideradas como as mais antigas da cidade, e abrigam o museu que contém o acervo de Óscar Ramos, um dos principais artistas amazonenses que morreu em junho de 2019. Obras como pinturas, escritos, produções, croquis, objetos pessoais, cartazes de cinema, capas de discos, mobílias utilizadas por Óscar, e capas de LPs, estão entre os artigos e objetos expostos no local.

Construídas em 1819, as casinhas, feitas à base de taipa – barro e madeira – e pedra, figuram entre as primeiras moradias de Manaus e carregam em sua arquitetura uma parte da história da cidade, do período colonial.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, o espaço passou por reparos para receber a população, seguindo todos os critérios sanitários contra a Covid-19.

“Estamos reabrindo um dos espaços culturais mais importantes da nossa cidade, que guarda a obra de um dos maiores nomes da arte contemporânea do Brasil, e neste período em que o local ficou fechado para visitação, por conta da pandemia, realizamos uma série de reparos antes de entregá-lo para promover e oportunizar o acesso às artes na cidade”, salientou Alonso.

A casa 77 reabre ao público com parte do “Acervo de Arte Municipal da Coleção Pedra Fundamental”, que conta com obras de artistas renomados como Jair Jacqmont, Jandr Reis, Hellen Rossy, Buy Chaves, Marcos Romano, Nelson Falcão e Sebastião Alves.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, a reabertura do espaço celebra a história ímpar do artista, além de possibilitar o acesso às artes plásticas.

“Óscar Ramos é um dos artistas mais singulares do Amazonas. Sua obra tem projeção nacional. A reabertura do centro cultural em sua homenagem é um gesto de reconhecimento e valorização artística de Manaus. E também uma oportunidade de acesso às artes plásticas para a juventude de nossa cidade”, observa Telles.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021