fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Amantes da aviação ganham espaço para observação de aeronaves em Manaus

Primeiro Spotter Point da cidade será instalado no Aeroporto Eduardo Gomes. Espaço é destinado para a prática de Spotter, hobby de fotografar aeronaves no pouso e decolagem.

3 de agosto de 2021

Compartilhe

Horário de funcionamento do Spotter Point de Manaus ainda será definido(Foto: Marcos Delmar/Infraero)

Os amantes da aviação de Manaus vão ganhar um espaço destinado exclusivamente para a prática de Spotter, termo que se refere ao hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos e decolagens.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está trabalhando na instalação do primeiro ‘Spotter Point’ da cidade, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Com uma área total de 8m² (2m x 4m), a plataforma metálica será montada em frente ao pátio central do terminal, e terá altura suficiente para permitir a observação da pista de taxiamento.

O espaço fica localizado em área pública, próximo à cerca que delimita a área patrimonial, portanto, sem qualquer vínculo com o aeroporto em termos operacionais. A Infraero ressalta que “‘pelo fato de estar em local público não há restrições quanto a presença de qualquer público”. 

Ainda segundo a Infraero, todos os custos para a montagem da estrutura foram bancados por empresas que ”adotaram” a ideia e doaram os materiais. A previsão é de que o espaço possa ser inaugurado ainda no mês de agosto. 

O horário de funcionamento ainda será definido e divulgado antes da inauguração do espaço. 

Os spotters

No Brasil, os amantes da fotografia de aviação aumentam cada vez mais. Esses fotógrafos são chamados de Spotters.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganhou uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.

O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021