Primeiro Spotter Point da cidade será instalado no Aeroporto Eduardo Gomes. Espaço é destinado para a prática de Spotter, hobby de fotografar aeronaves no pouso e decolagem.
Horário de funcionamento do Spotter Point de Manaus ainda será definido(Foto: Marcos Delmar/Infraero)
Os amantes da aviação de Manaus vão ganhar um espaço destinado exclusivamente para a prática de Spotter, termo que se refere ao hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos e decolagens.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está trabalhando na instalação do primeiro ‘Spotter Point’ da cidade, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Com uma área total de 8m² (2m x 4m), a plataforma metálica será montada em frente ao pátio central do terminal, e terá altura suficiente para permitir a observação da pista de taxiamento.
O espaço fica localizado em área pública, próximo à cerca que delimita a área patrimonial, portanto, sem qualquer vínculo com o aeroporto em termos operacionais. A Infraero ressalta que “‘pelo fato de estar em local público não há restrições quanto a presença de qualquer público”.
Ainda segundo a Infraero, todos os custos para a montagem da estrutura foram bancados por empresas que ”adotaram” a ideia e doaram os materiais. A previsão é de que o espaço possa ser inaugurado ainda no mês de agosto.
O horário de funcionamento ainda será definido e divulgado antes da inauguração do espaço.
No Brasil, os amantes da fotografia de aviação aumentam cada vez mais. Esses fotógrafos são chamados de Spotters.
A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganhou uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.
O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.
Leia mais: