fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Amantes da aviação ganham espaço para observação de aeronaves em Manaus

Primeiro Spotter Point da cidade será instalado no Aeroporto Eduardo Gomes. Espaço é destinado para a prática de Spotter, hobby de fotografar aeronaves no pouso e decolagem.

3 de agosto de 2021

Compartilhe

Horário de funcionamento do Spotter Point de Manaus ainda será definido(Foto: Marcos Delmar/Infraero)

Os amantes da aviação de Manaus vão ganhar um espaço destinado exclusivamente para a prática de Spotter, termo que se refere ao hobby de fotografar diferentes modelos de aeronaves durante pousos e decolagens.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está trabalhando na instalação do primeiro ‘Spotter Point’ da cidade, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Com uma área total de 8m² (2m x 4m), a plataforma metálica será montada em frente ao pátio central do terminal, e terá altura suficiente para permitir a observação da pista de taxiamento.

O espaço fica localizado em área pública, próximo à cerca que delimita a área patrimonial, portanto, sem qualquer vínculo com o aeroporto em termos operacionais. A Infraero ressalta que “‘pelo fato de estar em local público não há restrições quanto a presença de qualquer público”. 

Ainda segundo a Infraero, todos os custos para a montagem da estrutura foram bancados por empresas que ”adotaram” a ideia e doaram os materiais. A previsão é de que o espaço possa ser inaugurado ainda no mês de agosto. 

O horário de funcionamento ainda será definido e divulgado antes da inauguração do espaço. 

Os spotters

No Brasil, os amantes da fotografia de aviação aumentam cada vez mais. Esses fotógrafos são chamados de Spotters.

A palavra spotter, em tradução literal, tem o significado de observador ou olheiro. Na aviação, o termo ganhou uma variação: plane spotter, ou observador de aviões. Os spotters podem tanto observar a movimentação das aeronaves quanto registrar por fotografias ou vídeo as operações que envolvem a aviação.

O termo surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando alguns países que sofriam ataques de bombardeiros alemães começaram a encarregar cidadãos para observarem a movimentação de aeronaves, lançando um alerta no caso de aproximação de bombardeiros.

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

Amazonas Cultura em Rede abre inscrições para projetos artísticos

O Amazonas Cultura em Rede irá disponibilizar R$ 1,2 milhão para premiação de 12 propostas. As atividades selecionadas no edital serão realizadas gratuitamente.

24 de setembro de 2021

Teatro de fantoches e brincadeiras levam educação de trânsito a crianças

A peça “Os Vingadores do Trânsito” apresentou noções básicas sobre trânsito e a importância do uso dos equipamentos de segurança.

23 de setembro de 2021

Mês das crianças chega ao ViaNorte com diversão para toda família

Para celebrar o Dia das Crianças, o Ramito Circo terá apresentações especiais nos dias 8,9,10,11 e 12 de outubro com os conhecidos palhaços Patati e Patatá.

23 de setembro de 2021

Em Manaus, Shopping expõe mais de cem cães e gatos para adoção

O público poderá conhecer de perto os pets disponíveis para adoção. Durante a programação, os visitantes também poderão conferir a palestra da zootecnista Fernanda Valentim.

22 de setembro de 2021

Ingressos para show de Whindersson em Manaus esgotam em 59 segundos

O artista piauiense vem a Manaus após ter o pedido para se apresentar na capital amazonense aceito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

22 de setembro de 2021

Espetáculo ‘As Aventuras de Matilda – O Musical’ se despede de Manaus

O musical terá suas últimas apresentações no palco do Teatro Amazonas, no dia 1º de outubro, em duas sessões; confira os horários!

22 de setembro de 2021

Evento-teste na Arena da Amazônia terá show de Tierry e artistas locais

Na lista de artistas locais estão o cantor Mikael, a revelação do cenário amazonense atual; a banda Xiado da Xinela, o DJ Evandro Jr e o cantor George Japa, entre outros.

21 de setembro de 2021

Em Manaus, festival levará cultura indígena ao palco do hip hop

O Festival Break The Floor é um projeto no Prêmio Conexões Culturais e será realizado nos dias 12, 13,15 e 15 de outubro, em Manaus.

21 de setembro de 2021