fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Ainda dá tempo de perder peso antes das festas de fim de ano?

Especialistas alertam para os riscos de dietas e exercícios milagrosos e sugerem atividades para quem quer sair bem da comilança natalina.

8 de dezembro de 2021

Compartilhe

Exercícios realizados com orientação de profissionais são essenciais para quem quer manter a linha nesta época de festas. (Foto: Reprodução)

Com a proximidade das festas de Natal e Réveillon, cresce a busca por dietas e exercícios para perder peso. Apesar de ser possível se livrar de uns quilinhos, os especialistas afirmam que não há milagres e que qualquer dieta ou atividade física deve ser feita com orientação profissional.

A nutricionista do Super Nova Era, Lívia Ribeiro, ressalta que, embora seja possível perder peso em um curto espaço de tempo, as pessoas não devem buscar soluções milagrosas. Evitar o sobrepeso, diz ela, é uma questão de saúde, previne doenças como a hipertensão e a diabetes. “A parte estética é uma consequência de um processo de mudança de hábitos, que deve ser contínuo”, destacou.

Segundo Lívia Ribeiro, a orientação é que as pessoas façam projeções realistas para a perda de peso. “Não adianta querer, por exemplo, perder 10 quilos em uma semana. Isso só vai ser prejudicial à saúde porque, provavelmente, para conseguir esse objetivo, a pessoa vai deixar de ingerir nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e que toda mudança requer tempo e determinação”, afirmou.

De acordo com a nutricionista, a reeducação alimentar é sempre a melhor opção. E isso deve ser feito com orientação de um profissional que vai avaliar tudo, levando em conta se a pessoa pratica atividade física, se dorme bem e como é a alimentação diária. “O nutricionista vai indicar os melhores alimentos para serem consumidos”, frisou.

De maneira geral, ela orienta para qualquer pessoa, independente de desejar perder peso ou não, ingerir bastante líquido, evitar produtos industrializados, comer proteínas e gorduras boas, frutas e legumes. “A prática de exercício é essencial e, aliado ao aumento da ingestão de água, fibras e proteínas, ajuda o corpo a desinchar, o que já é um bônus para quem quer aparecer mais magro nas festas de Natal e Réveillon”.

O educador físico e coordenador da Fórmula Academia, José Roggero destaca que algumas atividades físicas são excelentes para a perda de peso e, quando associadas a uma alimentação equilibrada, os resultados são excelentes. A Fórmula conta com um time de profissionais preparados para avaliar e indicar os melhores treinos, conforme o objetivo de cada pessoa.

Uma aula ótima para quem deseja perder peso é a de Running Class (aula de corrida). O treino, praticado em esteiras, contribui para a melhora do condicionamento físico e para a perda calórica. Em uma aula de 50 minutos é possível perder até 700 calorias, dependendo da intensidade com que a atividade for desenvolvida.

José Roggero explica que os exercícios aeróbicos, como esteira e bicicleta, estão geralmente relacionados ao emagrecimento. Isso porque esse tipo de exercício é ótimo para o gasto calórico. A Running Class utiliza grandes grupamentos musculares, trabalhando o corpo como um todo. Cada dia há um treino diferente. “Durante o processo de perda de peso, é comum que haja também redução da massa muscular. Por isso, o ideal é incluir um programa de musculação”, orienta.

As aulas de HIT (High Intensity Interval Training) ou treino intervalado de alta intensidade é outra ótima modalidade para perder calorias. A atividade consiste em alternar momentos de exercício de alta potência, em que o organismo trabalha próximo à sua capacidade máxima, com períodos curtos de baixa intensidade. Outros exercícios indicados são bike indoor e crossfit.

Para quem não sabe qual atividade fazer, José Roggero orienta que a pessoa experimente diversas modalidades para verificar a que melhor se adequa a sua rotina. A Fórmula Academia, por exemplo, dispõe de mais de 10 tipos de aulas diferentes. Entre as modalidades estão Dance Mix, Indoor Cycle, GAP, Circuito Funcional, Muay Thai, Ballet Fitness, Abdominal, Alongamento, Mat Pilates, Cross Training, Core Training, Dance Mix e Fit Dance. Para conhecer mais, basta acessar o instagram @formulapontanegra.

Leia mais:

Leia mais sobre Comportamento

10 receitas vegetarianas e veganas para você preparar no Natal e Ano Novo

Freeletics Nutrition elaborou pratos para quem quer celebrar as festas de fim de ano sem comer carne e de maneira saudável

21 de dezembro de 2021

O Boticário lança legenda para acessibilidade olfativa nas redes sociais

Iniciativa idealizada pela W3haus, a #QueCheiroTem traz descrições que ajudam a comunidade da marca a “sentir” as fragrâncias por meio das redes sociais.

20 de dezembro de 2021

Arquidiocese de Manaus divulga calendário para Natal e Ano Novo

Celebrações e missas solenes vão marcar o nascimento de Jesus, a Sagrada Família e o dia em honra de Santa Maria Mãe de Deus.

18 de dezembro de 2021

Chef de cozinha dá dicas de ceia de Natal com ingredientes amazônicos

Pirarucu à portuguesa, farofa de banana pacovã e arroz caboquinho são pratos que vão agradar a todos e por um preço bem camarada.

18 de dezembro de 2021

Presépio flutuante inicia visita às comunidades ribeirinhas hoje

A balsa irá passar em diversas comunidades da zona ribeirinha, levando brinquedos e o encanto do Natal. Nesta quinta-feira, a embarcação segue para a primeira viagem.

16 de dezembro de 2021

Ingestão de sucos pode ajudar na recuperação da ressaca pós-confras

Entre os sucos indicados estão os de abacaxi, beterraba, melancia, melão, maçã e morango, de acordo com a nutricionista.

15 de dezembro de 2021

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

De acordo com estudo realizado pela Fundação do Câncer, as pacientes do SUS chegam ao tratamento em estádios mais avançados do que as pacientes do setor privado.

15 de dezembro de 2021

Músico amazonense assina trilha sonora de ‘Um presente para o Natal’

Público pode conhecer o musical assinado por César Lima no espetáculo que é apresentado, diariamente, até o dia 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, com sessões às 20h.

15 de dezembro de 2021