O govenador Wilson Lima (PSC) demonstrou mais uma vez força política na cerimônia de início das obras da AM-010. Além do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante)...
O govenador Wilson Lima (PSC) demonstrou mais uma vez força política na cerimônia de início das obras da AM-010. Além do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) prestigiaram o evento o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) – que disse estar representando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) –, os deputados estaduais Sinésio Campos (PT), Cabo Maciel (PL), Adjuto Afonso (PDT), João Luiz (Republicanos), Felipe Souza (Patriota), Tony Medeiros (PSD), Joana Darc (PL), Saullo Vianna (PTB) e Abdala Fraxe (Podemos). Também estavam presentes vereadores, secretários do Estado e do município, além de prefeitos do interior.
___
Na solenidade de início das obras de reforma e modernização da AM-010 (Manaus-Itacoatiara), na manhã desta quinta-feira (12) tanto o governador Wilson Lima quanto o prefeito David Almeida fizeram questão de ressaltar a parceria e trabalho harmônico realizado entre os executivos federal, estadual e municipal. Pelo que ambos declararam, trata-se quase de uma reedição da “Ação Conjunta”, criada no início dos anos 90 por Amazonino Mendes e Eduardo Braga, quando eram governador e prefeito, respectivamente.
___
A harmonia apresentada na manhã desta quinta-feira (12) entre governador e prefeito da capital pode se transformar em rivalidade, caso David Almeida decida se candidatar ao Governo do Estado em 2022. O prefeito continua afirmando que não será candidato, mas seu grupo político, apoiado em pesquisas internas, ainda não desistiu da empreitada. Nada impede, portanto, que o discurso de “mesmo contra a minha vontade, mas atendendo ao clamor popular…” seja tirado da manga.
___
No início de seu pronunciamento, o prefeito David Almeida fez uma enquete informal com a plateia, perguntando quem já havia se vacinado. Apenas uma pessoa respondeu que não. Surpreso, David retrucou: “Você ainda não se vacinou? Temos 41 postos lhe esperando. Esperando pessoas como você. Para que você e sua família fiquem seguros. Estamos com 88% da nossa população vacinável vacinada com a 1ª dose. E vamos começar a vacinar adolescentes amanhã. Vá se vacinar e leve seus filhos”, aconselhou David.
___
O ex-governador José Melo, cassado por compra de votos pela Justiça Eleitoral, deve fazer seu retorno triunfal à cena política em 2022, sendo eleito a uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Triunfal porque analistas políticos consultados pela coluna dão como certa a vitória de Melo nas eleições, independente do partido que o ex-governador escolher. Sim, porque em uma situação confortável quanto à sua eleição, Melo estaria na posição de escolher por qual partido se candidataria.
___
Como em muitos casos nas eleições de 2022, a força do interior é decisiva para que José Melo seja considerado um deputado estadual praticamente eleito. Contando com a amizade sincera e, portanto, apoio incondicional de alguns prefeitos do interior, Melo tem potencial para obter pelo menos 25 mil votos “com os pés nas costas”.
___
A prática de proferir ditos amazônicos em momentos pontuais da CPI da Covid tem rendido matérias em veículos nacionais ao senador Omar Aziz (PSD), presidente da comissão. Na manhã desta quinta-feira (12), em resposta ao depoente e deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), Omar divulgou mais uma máxima cabocla. Barros tentou criticar os trabalhos da CPI e sugerir os rumos que a comissão deveria tomar. “Não dê uma de tucunaré. Na minha terra, tucunaré é quem morre pela boca”, disparou Omar.
___
Um dos problemas que deverão ser resolvidos pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que está em Manaus desde o final da noite desta quarta-feira (11), é apaziguar a parcela dos filiados que não gosta do presidente regional Hissa Abrahão e quer o ex-deputado e ex-secretário Luiz Castro na legenda. Além de costurar acordos para viabilizar um palanque para Ciro Gomes em Manaus em 2022, Lupi terá de enfrentar esse racha interno do partido e analisar a possibilidade de abrigar os dois caciques na sigla.
___
O relator da comissão que analisa a reforma tributária na Câmara dos Deputados, Celso Sabino (PSDB-PA), preservou integralmente os benefícios da Zona Franca de Manaus no texto que vai apresentar. Dessa forma, Celso Sabino obteve o apoio da bancada amazonense ao seu trabalho. Pelo menos nesta etapa da reforma, o modelo econômico amazonense foi preservado.