A rejeição que muitos têm e a pulverização maior de votos na capital tem feito com que todos os políticos que pretendem concorrer a cargos, especialmente os majoritários...
A rejeição que muitos têm e a pulverização maior de votos na capital tem feito com que todos os políticos que pretendem concorrer a cargos, especialmente os majoritários, estejam buscando os caminhos que levam ao interior neste período pré-eleitoral. Com os acordos e costuras políticas em plena fase frenética de fechamento, os prefeitos do interior têm sido assediados frequentemente por pré-candidatos ao governo e ao Senado. No interior, o apoio dos prefeitos é fundamental e os pré-candidatos sabem disso há tempos.
___
A tão decantada e nunca finalizada revitalização da BR-319 deu um jeitinho de aparecer em plena CPI da Covid no Senado, na manhã desta terça-feira (17). Após o líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), tecer altos elogios ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), sugeriu a Bezerra que, da próxima vez que se encontrar com o ministro, peça que ele dê prosseguimento às obras da BR-319, uma promessa que Tarcísio de Freitas ainda não cumpriu.
___
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltou atrás e manteve o veto do governador Wilson Lima (PSC) ao projeto do deputado estadual Tony Medeiros (PSD) que flexibilizava as regras do licenciamento ambiental no Amazonas. Segundo o autor do projeto, que já havia sido aprovado pelos deputados para se tornar lei, a manutenção do veto é resultado de um acordo com o Governo do Estado. A proposição previa um prazo de 90 dias para a concessão de licenciamento ambiental, após o qual o documento seria concedido automaticamente.
___
O deputado estadual Dermilson Chagas (sem partido) antecipou no plenário da Aleam, na manhã desta terça-feira (17), um dilema que deverá ser enfrentado pelos bolsonaristas do Amazonas. Ao fazer uma provocação ao deputado Delegado Péricles (PSL), perguntando se ele iria subir ao palanque junto com o governador Wilson Lima, durante a visita que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fará a Manaus nesta quarta-feira (18), Dermilson expôs o problema que os bolsonaristas terão que resolver com a relação cada vez mais próxima do Governo Federal com o Governo do Estado, a quem têm feito oposição sistemática.
___
Uma das bandeiras que a deputada estadual Joana Darc (PL) tem defendido aguerridamente, desde que deu à luz seu filho Joaquim, é a de que as mães e bebês devem ter seus direitos respeitados em todos os ambientes públicos e sociais. Foi em prol dessa luta que a deputada promoveu, nesta segunda-feira (16), um “mamaço” em pleno plenário Ruy Araújo da Aleam. Segundo Joana Darc, foi o primeiro “mamaço” da história do parlamento estadual.
___
O publicitário e empresário Durango Duarte, conhecido por ter uma acurada leitura da realidade política local, realiza nesta quarta-feira (18), às 15h, uma live com o tema “Conjuntura Política 2021/2022”. Durango vai falar sobre o cenário político atual do Amazonas e as eleições de 2022, que devem movimentar e modificar a realidade no Estado. A live vai ser transmitida pelo canal de Durango Duarte no YouTube: https://www.youtube.com/blogdodurango.
___
Secretário de Comunicação, do governo ou da prefeitura, por oito vezes, o jornalista Jefferson Coronel estreou, nesta segunda-feira (16), no YouTube, o programa “Meio Dia com Jefferson Coronel”, um espaço que pretende discutir a cidade e a política com profundidade e análise. Para marcar a estreia, ele reuniu os jornalistas Gerson Severo Dantas, editor de política do RealTime1; Cláudio Barbosa, do portal Único, e Mário Adolfo, do blog do Mario Adolfo. Eles discutiram os rumos do jornalismo em meio a novas mídias e a disseminação de desinformação e mentiras na internet.
___
A Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi) está marcando presença também na Região Norte. A associação realiza seu primeiro evento voltado para região com Leandro Ogalha realizando a palestra “Transformações do Consumidor Digital e seus Impactos nas Estratégias das Marcas”. O evento virtual acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 14h (horário de Manaus), com transmissão pelo canal do YouTube da ABRADi Nacional.
___
O Ministério Público Federal (MPF) prorrogou o período de inscrições para o processo seletivo de estagiários de graduação em jornalismo, e pós-graduação em direito. Conforme o Edital nº 02, de 12 de agosto de 2021, as inscrições vão até esta sexta-feira (20). Bolsas de estágio oferecidas são de R$ 850 para estagiários de graduação em jornalismo e R$ 1,7 mil para os de pós-graduação em direito.