O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, declarou recentemente, em entrevista à TV RealTime1 que aceitou o convite para assumir a pasta com a intenção de reduzir...
O secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, declarou recentemente, em entrevista à TV RealTime1 que aceitou o convite para assumir a pasta com a intenção de reduzir a fila de espera de cirurgias no Amazonas. E, ao que tudo indica, está trabalhando para isso. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) abriu, nesta quinta-feira (29), o chamamento público nº 003/2021 para credenciar empresas prestadoras de serviços de apoio de diagnóstico e terapia ambulatorial com a finalidade de ampliar a oferta de procedimentos e reduzir o tempo de espera na rede estadual de saúde.
___
O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) desmentiu duas declarações dadas pelo deputado estadual Wilker Barreto (sem partido), na coletiva que convocou para anunciar sua saída do Podemos. Ao contrário do que afirmou Wilker, Alberto Neto disse que está muito bem no Republicanos e que não tem nenhuma pretensão de trocar de partido, muito menos de assumir a presidência estadual do Podemos. Quanto a ser apoiador do governo Wilson Lima (PSC), o capitão disse que não é hora para esse tipo de discussão, que o momento é de salvar vidas. Nos bastidores, é considerado um aliado fiel do governador, que possui espaços dentro da máquina administrativa
___
Duas lideranças locais dos PSB e do PCdoB não confirmam as notícias publicadas em alguns sites nacionais apontando uma possível fusão entre os dois partidos em uma nova legenda, visando dar apoio ao PT na corrida presidencial de 2022. O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) afirmou que esses assuntos são tratados em nível nacional e que não tem informações recentes sobre essa possibilidade. Já Eron Bezerra (PCdoB) disse que não sabe absolutamente nada sobre o assunto e que nesse período pré-eleitoral é normal a boataria, “muitas vezes dos próprios interessados”. O mais provável é que um dos itens da pauta do grupo de trabalho da reforma eleitoral seja a federação de partidos, que contempla os interesses das agremiações.
___
Circularam nesta quinta-feira, disparados por diferentes números de celular em aplicativos de mensagens, ataques ao senador Omar Aziz. Algumas características se assemelham à ação de milícias digitais, utilizadas nos últimos anos em campanhas eleitorais. Uma delas é que as mensagens chegaram, mesmo advindas de celulares distintos, com o mesmo texto: “Olha mana, até o ex-prefeito de Manaus está revoltado o Omar”. Junto ao texto, chegam cards, claramente elaborados por profissional de design, com um artigo e assinatura do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB). Diz-se que quem coordena a operação tem nome e sobrenome conhecidos no submundo do crime.
___
Alvo preferencial de todos que almejam impedir sua reeleição e ficar com sua cadeira no Senado, Omar entrou com uma ação contra o coronel Alfredo Menezes (Patriota), que é pré-candidato declarado à vaga de senador pelo Amazonas em 2022. Omar pede indenização de R$ 44,4 mil por ter sido chamado por Menezes de “bandido” e “sacana” em entrevista a veículos locais de comunicação.
___
A viagem do vereador Daniel Vasconcelos (PSC) para sua terra natal, Óbidos, no Pará, tem dado o que falar. É que o vereador viajou para casa, durante o recesso parlamentar, com as despesas pagas pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo o vereador, a viagem oficial tem o objetivo de firmar uma parceria com a prefeitura de Óbidos para atender os cerca de 30 mil obidenses que moram em Manaus. Justificável ou não, a viagem do vereador conseguiu chamar bastante atenção. Colegas da CMM insinuaram que deste jeito pode ir sim, mas para ‘óbito’ na próxima eleição.
___
Parou a avenida Djalma Batista, no final da tarde desta quinta-feira (29), a manifestação em forma de carreata que denunciava a existência de um “cartel da gasolina em Manaus”. Com direito a carro de som, a manifestação protestou contra o preço de R$ 5,79 do litro da gasolina em todos os postos da cidade. E lembrou a CPI dos Combustíveis, realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2019. Segundo os manifestantes, a existência de deputados estaduais donos de postos contribuiu para que a CPI “acabasse em pizza”.
___
A live do presidente Jair Bolsonaro, na qual ele havia prometido – e não cumpriu – que apresentaria provas de fraudes nas eleições de 2014 e 2018 pegou mal. O próprio presidente repetiu diversas vezes durante a transmissão que não se tratava de prova, mas de “indícios”. A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE reagiu produzindo alguns conteúdos que explicam – e desmentem – de forma clara alguns dos pontos trazidos pelo presidente na live desta quinta-feira (29).
___
Com a retomada gradual das atividades escolares – e também das atividades culturais – o Teatro Manauara decidiu realizar o retorno do projeto “A escola vai ao teatro”. Nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, em sessões às 9h e 15h, serão realizadas apresentações teatrais, com temáticas socioambientais e realização de workshops, para alunos da rede pública de ensino, de forma gratuita, no palco do teatro, localizado no Piso Buriti, do Manauara Shopping. Todos os protocolos sanitários serão respeitados, segundo a direção do teatro.
___
A Fundação Hemoam está convocando doadores de sangue do tipo O+ para comparecerem à sede do hemocentro para regularizar o estoque desse tipo sanguíneo. Desde o início desta semana a frequência de doações vem reduzindo bastante, segundo a direção da fundação. Em consequência disso, o estoque do O+ caiu consideravelmente. O sangue O+ representa pelo menos 70% das demandas diárias em todo o Estado, informa o Hemoam.