A visita do presidente Bolsonaro a Manaus no próximo dia 27 de outubro para participar da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Amazonas vem a calhar. É que apesar...
A visita do presidente Bolsonaro a Manaus no próximo dia 27 de outubro para participar da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Amazonas vem a calhar. É que apesar de os evangélicos continuarem sendo umas principais bases de sustentação do seu governo, a avaliação do trabalho realizado pelo presidente Bolsonaro caiu cinco pontos percentuais entre esse público, segundo o PoderData em pesquisa realizada entre os dias 11 e 13 de outubro. A pesquisa mostra que 45% dos evangélicos consideram o chefe do Executivo “ótimo” ou “bom”. Uma queda de cinco pontos percentuais, visto que em agosto essa taxa era de 50%. No entanto, o apoio ao chefe do executivo supera em oito pontos percentuais os que acham o trabalho do presidente “ruim” ou “péssimo”.
——-
71 ANOS DO TCE-AM
O início das comemorações pelo aniversário de 71 anos do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) foi marcado, nesta quinta-feira (14), com um momento de oração, onde um padre e um pastor abençoaram o local e servidores do órgão. Em seguida, o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, entregou cinco exemplares do ‘Projeto Memórias’, que resgata história de ex-presidentes da Corte de Contas, aos familiares de conselheiros já falecidos. A manhã de comemorações também contou com a inauguração de novos espaços nas dependências do TCE-AM, como os estúdios de Rádio e TV.
——-
JOSUÉ FILHO É HOMENAGEADO
Ainda por conta dos 71 anos do TCE-AM, o conselheiro aposentado Josué Filho recebeu uma homenagem especial pelos 13 anos de atuação na Corte de Contas. Na solenidade, realizada ontem (13), Josué recebeu uma placa especial e um vídeo que mostrava os feitos de sua carreira que, segundo ele, alcançou o objetivo: tornou o órgão mais humanizado. “Termino minha jornada por aqui, com a certeza e consciência de que fiz o possível para tornar a nossa Corte de Contas em um tribunal cada vez mais humanizado, mais ecológico, mais célere e amazonense de verdade”, destacou Josué Filho.
——-
SEMANA PERDIDA
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) encerra a semana sem aprovar um projeto sequer. Depois de transferir a pauta de votações da quarta – dia regimentalmente reservado para as votações – para a quinta-feira, os deputados estaduais, mais uma vez, ignoraram a pauta de votações. Nesta quinta-feira a sessão plenária ficou resumida aos pronunciamentos de rotina e duas cessões de tempo. Uma destas cessões foi para homenagear a manauara Izabelle Ribeiro, finalista do programa The Voice Kids da TV Globo. A homenagem foi proposta pelo deputado Dr. Gomes (PSC).
——-
1,2,3, VALENDO
A partir de hoje (14) entra em vigor a Lei nº 485/2021 – a Lei das Sacolas Plásticas – e os estabelecimentos comerciais devem voltar a distribuir gratuitamente as sacolas de plástico a seus clientes. Até semana passada, o tema foi centro de inúmeras discussões e após uma enxurrada de críticas da população passou por alterações para que, enfim, tenha validade.
——-
SACOLAS BIODEGRADÁVEIS
De acordo com a Lei, a partir do dia 20 de outubro de 2022 os estabelecimentos comerciais deverão distribuir gratuitamente sacolas biodegradáveis e retornáveis. E a partir do dia 20 de outubro de 2023, passa a ser proibida a distribuição e a venda de sacolas plásticas de qualquer composição, sendo permitida apenas a distribuição gratuita de sacolas retornáveis.