fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Novela da BR-319 deve durar pelo menos mais quatro anos, diz Dnit

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

24 de junho de 2021

Compartilhe

A pavimentação da BR-319 tem cada vez mais se mostrado como uma provável promessa de campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Após o ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, declarar que será impossível finalizar as obras da rodovia neste mandato do presidente, agora o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou uma estimativa atestando que a recuperação total da BR-319 levaria cerca de quatro anos. Ao contrário do que fez o ministro, o Dnit não vinculou a conclusão da obra à reeleição do presidente. O recado, entretanto, está dado.

___

BALDE DE ÁGUA FRIA

O discurso agora revelado por instituições do governo federal é um balde de água fria no clima de “agora vai” criado por bolsonaristas acerca da pavimentação da BR-319. A estimativa foi apresentada pelo Dnit em audiência pública capitaneada pelo deputado federal Sidney Leite (PSD) em Brasília, na tarde desta quarta-feira (23). Além de representantes do Dnit, a audiência reuniu técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério de Infraestrutura.

RECORDE NA ALEAM

Com uma duração de exíguos 45 minutos, a sessão desta quinta-feira (24) na Aleam bateu recorde de curta duração às quintas-feiras. Pelo menos desde que a coluna começou a monitorar a série histórica de #QUINTOU da Casa Legislativa. Os deputados deviam estar ansiosos para comemorar o Dia de São João. O mais interessante é que o presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), desejou bom fim de semana a seus colegas ao encerrar a sessão. Ou seja, o fim de semana dos deputados começa antes que o nosso, meros mortais.

___

JÁ VAI TARDE

Um dos únicos deputados estaduais que se faz presente em todas as sessões e sempre se pronuncia na Tribuna da Aleam, fazendo jus ao título de parlamentar, Serafim Corrêa (PSB) dedicou seu pronunciamento desta quinta-feira (24) à exoneração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. “É homem um que não tem condições de ser ministro, muito menos ministro do Meio Ambiente. Estimula as queimadas, estimula a invasão, estimula o garimpo ilegal e isso leva o Brasil a ter um passivo ambiental enorme perante o mundo. Já vai tarde. Prestou desserviços ao Brasil”, disse Serafim.

___

JOANA COM COVID

A deputada estadual e líder do governo na Aleam, Joana Darc (PL), anunciou em suas redes sociais que está com Covid-19. Após passar meses de licença-maternidade, a deputada voltou a retomar suas atividades gradualmente nas últimas semanas. Já esteve na tribuna da Aleam e já até realizou uma viagem ao interior do Estado. Agora, anunciou o cancelamento de todos os compromissos de sua agenda nos próximos 14 dias.

___

‘EFEITO BOMBA’

A saída de Ricardo Salles do governo Bolsonaro se deu após a informação da existência de provas com “efeito bomba” no STF contra Salles, com grandes possibilidades de comprometer a atual gestão federal. Após segurar até onde pôde um de seus mais fiéis ministros, o presidente decidiu que era hora de soltar a mão de Salles. A informação foi dada pela coluna Radar, da revista “Veja”.

___  

MAIS ESCÂNDALO

A exoneração de Ricardo Salles se dá também no mesmo dia em que outra “bomba” estourou no colo do governo Bolsonaro: a compra das vacinas Covaxin. Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid no Senado, denunciou o fato de que, ao saber da descoberta de um possível enorme esquema de corrupção, o Governo Federal decidiu ameaçar o servidor que denunciou o esquema, em vez de investigar os responsáveis pela irregularidade na compra das vacinas.

___

CELEBRANDO BOAS NOTÍCIAS

O governador Wilson Lima (PSC) teve dois bons motivos para comemorar nesta quarta-feira (23). Uma delas, o próprio governador comunicou em suas redes sociais: Manaus não registrou nenhuma morte por Covid em 24 horas. Wilson afirmou que a notícia traz esperanças. A outra é a parceria, anunciada após reunião virtual com representantes da Coca-Cola Brasil, nesta terça-feira (22). A companhia informou que vai amadrinhar 58 municípios do interior do Amazonas com o suporte necessário para acelerar a vacinação contra a Covid-19.

___

TJAM COMEMORA 130 ANOS

Com uma solenidade virtual transmitida pelo canal da instituição no YouTube, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) vai celebrar seu aniversário de 130 anos no dia 8 de julho. O aniversário é no dia 4 de julho, mas a comemoração virtual se dará quatro dias depois. O evento também marcará um ano da gestão do desembargador Domingos Chalub e das desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge no Judiciário amazonense.

___

DE OLHO NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Um intercâmbio permanente de informações, a fim de viabilizar a fiscalização do Procon-AM em relação a serviços públicos como como o abastecimento de água, o esgotamento sanitário, a iluminação pública, o estacionamento rotativo pago Zona Azul, entre outros, é o objeto do convênio de cooperação técnica firmado na manhã desta quinta-feira (24) entre a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM).

Leia mais a Coluna TEMPOREAL

Honda investe R$ 500 milhões para ampliar linhas de produção no PIM

Aporte financeiro, firmado em 2019, também servirá para promover melhorias e modernizações na planta da multinacional do Polo Industrial de Manaus.

22 de outubro de 2021

14º e 15º salários para educação emperrados na Aleam há mais de 40 dias

O governador Wilson Lima (PSC) mais uma vez anunciou que os trabalhadores da educação do Estado irão receber os 14º e 15º salários a partir deste ano...

21 de outubro de 2021

Desafio pós-pandemia é gerar emprego e renda, diz Wilson Lima

Inaugurando o que caracterizou como a "maior e mais moderna" unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o governador Wilson Lima (PSC) disse que...

20 de outubro de 2021

Eduardo Braga e Amazonino Mendes: jogo político regado a café

Os ex-governadores Amazonino Mendes (sem partido) e Eduardo Braga (MDB), foram vistos tomando café da manhã juntos, no último domingo (17). Segundo fontes do RealTime1, ...

19 de outubro de 2021

Doação de sangue por conta de Brasil x Uruguai vai ajudar 1.200 pessoas

A decisão do governador Wilson Lima de trocar ingressos para o jogo Brasil x Uruguai por doação de sangue para a Fundação Hemoam deve ajudar cerca de 1.200 pessoas...

15 de outubro de 2021

Pesquisa mostra queda da popularidade de Bolsonaro entre evangélicos

A visita do presidente Bolsonaro a Manaus no próximo dia 27 de outubro para participar da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Amazonas vem a calhar. É que apesar...

14 de outubro de 2021

Assembleia Legislativa continuou em ritmo de feriado nesta quarta

Pelo jeito, os deputados amazonenses ainda estão em ritmo de feriadão. Voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (13), mas não colocaram em pauta nenhum projeto para votação...

13 de outubro de 2021

Governo do AM deve antecipar renovação de incentivos fiscais para indústrias

Empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM) aguardam para o fim desta semana a conclusão do Projeto de Lei do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), sobre...

11 de outubro de 2021