fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Novas remessas garantem a continuidade da vacinação no Amazonas

Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Governo do Amazonas, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), garantem...

29 de julho de 2021

Compartilhe

Duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Governo do Amazonas, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), garantem a continuidade da vacinação contra a Covid-19 no Estado. Os lotes chegaram a Manaus nesta quarta-feira (28), totalizando  73.010 imunizantes, sendo 32.760 doses da Pfizer/BioNtech, e 40.250 mil da AstraZeneca/Fiocruz. Em dois dias, com os novos lotes recebidos, foram enviadas ao Governo do Estado 143.310 doses de vacina contra a Covid-19.

___

ENTREVISTAS COM A BANCADA

A TV RealTime1 está preparando uma série de entrevistas com parlamentares da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional que começarão a ser exibidas na próxima segunda-feira (3), data em que se encerra o recesso parlamentar. As entrevistas serão exibidas sempre às 21h. Os deputados e senadores se posicionam sobre as principais pautas que estarão em discussão no Congresso no segundo semestre e fazem um balanço de sua atuação parlamentar até aqui.

___

‘TÔ FORA’

A despeito das especulações que começaram a surgir sobre uma possível candidatura do infectologista Marcus Barros ao Senado em 2022 pelo PT, o próprio médico foi categórico ao afirmar ao RealTime1 que tudo não passa de “fake news”. Marcus Barros diz que nunca houve nenhuma tratativa nesse sentido nem nenhum convite do PT para que ele seja candidato. E foi além: disse que mesmo se fosse convidado, declinaria do convite. “Agora só assisto política pela TV”, afirmou.

___

OFENSIVA CONTINUA

O ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) continua sua ofensiva contra o senador Omar Aziz (PSD), muito embora diga que sua pré-candidatura às prévias do partido para presidente da República “está firme e forte”. Nos últimos dias espalhou mais um artigo atacando o senador em jornais, blogs e portais. Os ataques entregam um provável interesse de Arthur na cadeira que Omar ocupa atualmente no Senado. A oposição ferrenha ao senador também rende a Arthur a simpatia das fileiras bolsonaristas, que existem em profusão em Manaus e também elegeram Omar como inimigo por conta de sua atuação na presidência da CPI da Covid.

___

BRIGA SERÁ GRANDE

Com apenas uma vaga disponível, justamente a de Omar Aziz, que provavelmente se canditará à reeleição, o senador do PSD deve se preparar para receber ataques de todos os lados. Afinal, se tornou o alvo de todos que querem uma vaga no Senado pelo Amazonas. Além de Arthur, os bolsonaristas Chico Preto (sem partido) e Coronel Menezes (Patriota) – que também devem trocar farpas entre si – já começaram a atirar em Omar.

___

VOTO IMPRESSO PERDE

Membro da comissão especial criada na Câmara dos Deputados para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o voto impresso, o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) informa à coluna que a PEC será votada pela comissão na próxima quinta-feira, 5 de agosto. De acordo com Bosco, até agora, são 22 votos contrários ao voto impresso contra apenas 10 a favor.

___

NOVA BANDEIRA

Eleita prioritariamente por seu trabalho como protetora de animais, a deputada estadual Joana Darc (PL) aliou mais uma bandeira à sua atuação política: a educação especial e inclusiva. A deputada esteve nesta quarta-feira (28) na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), acompanhada do presidente da Associação Pestalozzi, Jorge Biazze, e do presidente da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Amazonas, Jairo Farias, para solicitar ao secretário Luís Fabian Pereira, melhorias no sistema educacional que atende crianças e adolescentes com deficiência.

___

NESTOR VIVE

Para algo serviu a polêmica envolvendo a troca de nome da praça Nestor Nascimento para Oscarino Peteleco, que vai ser revogada a pedido do prefeito David Almeida (Avante) e com a anuência do autor da lei, o presidente da Câmara Municipal David Reis (Avante). O nome e história do advogado e ativista dos Direitos Humanos Nestor Nascimento, falecido em 2003, foi relembrado como há muito não era. Uma ativista amiga da coluna comentou: “Esse Nestor é enxerido. Morreu há quase 20 anos e continua na ativa”.

___

BOLSONARO NO PP

Parece que a possível filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Progressistas não vai ser consenso dentro do próprio partido. Enquanto aqui no Amazonas os caciques da legenda, o deputado federal Átila Lins e o deputado estadual Belarmino Lins, já sinalizaram que estão completamente dispostos a vestir a camisa Bolsonaro 2022, na Bahia, o vice-governador João Leão descartou a possibilidade de aceitar o presidente no PP. “Bolsonaro não vem para o PP. Nós não vamos aceitar que venha alguém para comandar o partido. Não existe isso dentro do PP”, disse em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (29).

___

PRESIDENTE NACIONAL NO GOVERNO

Bolsonaro teria sondado o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, sobre a possibilidade de se filiar à legenda. Chegou a fazer uma minirreforma ministerial para abrigar Ciro Nogueira no Governo. Dentro do partido, entretanto, o medo é que a chegada de Bolsonaro possa prejudicar acordos estaduais para 2022.

___

AUXÍLIO A PROFISSIONAIS DO TURISMO

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) reabriu o cadastro do auxílio estadual para profissionais do turismo a partir desta quinta-feira (29). A nova fase de cadastro contempla guias de Turismo, piloteiros cooperados e microempreendedores individuais (MEIs), regularizados no sistema Cadastur até o dia 19 de julho. O cadastro pode ser feito de forma presencial ou pelo envio da documentação para o e-mail auxilioturismo@amazonastur.am.gov.br.

Leia mais a Coluna TEMPOREAL

Honda investe R$ 500 milhões para ampliar linhas de produção no PIM

Aporte financeiro, firmado em 2019, também servirá para promover melhorias e modernizações na planta da multinacional do Polo Industrial de Manaus.

22 de outubro de 2021

14º e 15º salários para educação emperrados na Aleam há mais de 40 dias

O governador Wilson Lima (PSC) mais uma vez anunciou que os trabalhadores da educação do Estado irão receber os 14º e 15º salários a partir deste ano...

21 de outubro de 2021

Desafio pós-pandemia é gerar emprego e renda, diz Wilson Lima

Inaugurando o que caracterizou como a "maior e mais moderna" unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o governador Wilson Lima (PSC) disse que...

20 de outubro de 2021

Eduardo Braga e Amazonino Mendes: jogo político regado a café

Os ex-governadores Amazonino Mendes (sem partido) e Eduardo Braga (MDB), foram vistos tomando café da manhã juntos, no último domingo (17). Segundo fontes do RealTime1, ...

19 de outubro de 2021

Doação de sangue por conta de Brasil x Uruguai vai ajudar 1.200 pessoas

A decisão do governador Wilson Lima de trocar ingressos para o jogo Brasil x Uruguai por doação de sangue para a Fundação Hemoam deve ajudar cerca de 1.200 pessoas...

15 de outubro de 2021

Pesquisa mostra queda da popularidade de Bolsonaro entre evangélicos

A visita do presidente Bolsonaro a Manaus no próximo dia 27 de outubro para participar da Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Amazonas vem a calhar. É que apesar...

14 de outubro de 2021

Assembleia Legislativa continuou em ritmo de feriado nesta quarta

Pelo jeito, os deputados amazonenses ainda estão em ritmo de feriadão. Voltaram ao trabalho nesta quarta-feira (13), mas não colocaram em pauta nenhum projeto para votação...

13 de outubro de 2021

Governo do AM deve antecipar renovação de incentivos fiscais para indústrias

Empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM) aguardam para o fim desta semana a conclusão do Projeto de Lei do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), sobre...

11 de outubro de 2021