Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
Com a movimentação nos bastidores políticos já bastante adiantada, está prestes a surgir a primeira grande novidade da sucessão estadual de 2022. O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), candidato na última eleição para prefeito de Manaus e sócio do grupo Samel, está à procura de novo partido para lançar sua candidatura ao Governo do Amazonas. Nicolau, que ficou em 4º lugar nas eleições municipais em 2020 – com 118.289 votos (12,08%) –, quer ser o primeiro a anunciar que pretende disputar as eleições majoritárias para o Governo do Estado.
___
O ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que chega a Manaus neste sábado (19), já definiu com o seu grupo de amigos que também será candidato ao Governo do Estado em 2022. Independentemente de sua idade e dificuldades de saúde, Amazonino está “no game”. Só não teria anunciado publicamente seus planos, porque ainda pretende definir alguns detalhes da campanha.
___
Um dos detalhes importantes que Amazonino pretende definir antes de anunciar sua pré-candidatura é a escolha de um novo marqueteiro. O gaúcho Marcos Martinelli, que atuou como marqueteiro nas duas últimas campanhas (e derrotas) de Amazonino, deve ser rifado desta vez. O Negão vai iniciar uma série de reuniões, nas próximas duas semanas, com alguns profissionais de comunicação que foram responsáveis pelas suas duas últimas vitórias.
___
Uma das principais reuniões que Amazonino já teria marcado é com o polêmico empresário Durango Duarte, que foi o principal articulador da vitória de Amazonino, em 2008, para Prefeito de Manaus, e de sua vitória para o mandato tampão, em 2017. Amazonino, quer conversar com Durango Duarte por considerá-lo seu “amuleto da sorte” e deve se reunir com o pesquisador e empresário já na próxima semana.
___
A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) pretende lançar um novo edital de concorrência para contratar novas agencias de comunicação. Trata-se de um edital no valor total de R$ 50 milhões. Além das empresas Digital e Mene e Portela, que já prestam serviço para Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) quer outras duas agências trabalhando na divulgação das ações municipais. A ideia é democratizar e abrir oportunidades para agências novas e criativas, dando mais agilidade e frescor à comunicação de sua administração.
___
E por falar em mercado publicitário, o empresário Márcio Noronha, ex-chefe de gabinete de Arthur Neto, assumirá definitivamente a campanha do senador Omar Aziz (PSD) à reeleição. Já seu ex-sócio, Antônio Júnior, coordenará a campanha do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) ao senado federal. Apesar de ter anunciado recentemente sua candidatura às prévias presidenciais do PSDB, Arthur sabe que suas chances são mínimas e já começa a articular sua candidatura ao Senado.
___
Como já havia afirmado anteriormente, e apesar de versões que o apontam como uma das opções para o Governo do Estado, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) não disputará nenhum cargo majoritário em 2022. Ele e Alfredo Nascimento (PL) estão focados na eleição de ambos para deputado federal. O plano é cooptar diversos nomes que possuem entre 10 e 20 mil votos para o PL e, assim, garantir a eleição de dois deputados federais.