O martelo já foi batido: a CPI da Covid no Senado vai se encerrar entre os dias 20 e 24 de setembro. Para o “day after”, o senador Omar Aziz (PSD) já escolheu que batalha...
O martelo já foi batido: a CPI da Covid no Senado vai se encerrar entre os dias 20 e 24 de setembro. Para o “day after”, o senador Omar Aziz (PSD) já escolheu que batalha irá travar. O senador pretende colocar a Comissão de Segurança Pública do Senado – criada em março deste ano e para qual Omar foi eleito presidente – no centro do debate nacional. Na pauta, para movimentar as discussões na Comissão de Segurança, estão alguns temas herdados da CPI da Covid.
___
Um dos temas que o senador Omar Aziz pretende levar à discussão na Comissão de Segurança Pública do Senado é a infiltração de pessoas ligadas ao governo Bolsonaro nas Polícias Militares em todo o País. A questão foi trazida à tona também nesta segunda-feira (24) pelo Fórum de Governadores. Além da infiltração de bolsonaristas nas PMs, Omar também quer tratar do aumento dos índices de violência após o afrouxamento das regras para a compra de armas por meio de decretos presidenciais.
___
Além da data para o fim da CPI, também já é consenso entre os membros da comissão que haverá dois relatórios no final. O oficial, produzido pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL), e um relatório paralelo, produzido pelos membros bolsonaristas da CPI. Vai ser aprovado o da maioria – o grupo de senadores independentes e de oposição –, que enquadra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em mais de dez crimes.
___
Como não bastassem as constantes demonstrações negacionistas e contrárias aos tratamentos prescritos pela Organização Mundial de Saúde contra a Covid-19, os deputados federais pelo Amazonas Alberto Neto (Republicanos) e Delegado Pablo (PSL), agora protagonizam atos antidemocráticos convocando os cidadãos a manifestações que, entre outras coisas, são contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o que é inconstitucional, pois atacam uma das instituições basilares da democracia brasileira.
___
O governador Wilson Lima (PSC) pretende definir até 15 de setembro a coordenação da campanha de sua reeleição. Este seria o deadline estipulado pelo governador. Nos bastidores, comenta-se que esta definição pode envolver trocas no secretariado antes do prazo eleitoral. O governador teria pedido a secretários que pretendem ser candidatos que deixem os cargos antes do prazo exigido pela Justiça Eleitoral.
___
O pré-candidato não declarado ao Governo do Amazonas Amazonino Mendes (sem partido) resolveu negar tudo o que todo mundo já sabe sobre suas aspirações ao Governo do Estado em 2022. Além de afirmar que não está em pré-campanha, mas sim fazendo um resgate de sua história política com verba do próprio bolso, o “Negão” resolveu negar também que já tenha escolhido o DEM como o partido que vai abrigar sua candidatura ao governo.
___
Amazonino declarou que não vai anunciar que partido foi escolhido antes do final do mês. O presidente estadual do DEM, contudo, o secretário municipal de Educação Pauderney Avelino, afirmou à coluna, na última sexta-feira (20), que só estava faltando escolher uma data de comum acordo entre ele, Amazonino e o presidente nacional da legenda ACM Neto, que virá para a cerimônia de filiação. Ou seja, até para o DEM Nacional a chegada de Amazonino já é dada como certa.
___
Apesar de não ter sido recontratado por Amazonino para sua campanha em 2022, o marqueteiro gaúcho Marcos Martinelli, responsável pelas últimas campanhas do “Negão”, não vai ficar de fora da campanha para o Governo do Amazonas em 2022. Martinelli vai comandar a campanha do senador Eduardo Braga (MDB). Ou seja, vai fazer campanha de oposição ao seu ex-cliente.
___
A secretaria municipal de Saúde, Shádia Fraxe, vinculou na manhã desta terça-feira (24) uma provável campanha de terceira dose da vacina em Manaus ao sucesso do mutirão de segunda dose da vacina em Manaus. É preciso primeiro alcançar metas de imunização completa com a segunda dose para se falar na dose de reforço, segundo a secretária. O que ficou subentendido, entretanto, é que haverá, sim, a aplicação de uma dose de reforço (ou terceira dose) em Manaus.
___
O prefeito David Almeida e o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, inauguram nesta terça-feira (24), às 17h30, o Centro de Mídias e Tecnologias Educacionais (Cemteds) da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A plataforma, que busca alternativas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem nos dias atuais, tem como objetivo principal desenvolver programas socioeducativos e projetos educacionais visando ao maior alcance dos estudantes nas diversas modalidades das 510 Unidades de Ensino, situadas nas zonas urbana e rural (ribeirinha e rodoviária) da capital amazonense.