A indefinição sobre as regras que irão reger as eleições de 2022 arrefeceram as intensas negociações que já estavam sendo costuradas nos bastidores da política local...
A indefinição sobre as regras que irão reger as eleições de 2022 arrefeceram as intensas negociações que já estavam sendo costuradas nos bastidores da política local. Sem saber se o novo código eleitoral será aprovado pelo Senado a tempo de já valer no pleito do ano que vem, pré-candidatos resolveram pisar no freio e aguardar a definição da legislação eleitoral. Dois bons exemplos disso são Amazonino Mendes (sem partido) e Ricardo Nicolau (PSD), dois já declarados pré-candidatos ao Governo do Estado.
___
Amazonino não define o partido pelo qual será candidato – embora o próprio presidente regional do DEM, Pauderney Avelino, garanta que a ida do “Negão” ao partido já está praticamente certa, só faltando marcar a data para a cerimônia de filiação. O mesmo ocorre com Ricardo Nicolau e o PDT. É que, dependendo da legislação que valerá para 2022, o cenário político muda. Há, por exemplo, a possibilidade de fusão entre o DEM o PSL – classificada por Pauderney como fake news – e a indefinição sobre coligações.
____
Os senadores têm até a sexta-feira da semana que vem (1º) para aprovar o novo código eleitoral enviado pela Câmara dos Deputados. Prazo apertado e, até agora, pouca demonstração de vontade política para correr com os trabalhos no Senado. Na Câmara, os deputados entraram pela madrugada de quarta para quinta-feira da semana passada para aprovar a reforma. A Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado aprovou, em votação simbólica na manhã desta quarta-feira (22), o relatório da senadora Simone Tebet (MDB-MS) da PEC da reforma eleitoral, primeiro estágio para chegue à apreciação do plenário.
___
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) decidiu declarar guerra à construção do prédio anexo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), anunciada na semana passada. Um projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pede abertura de crédito adicional especial de R$ 1 milhão para a limpeza do terreno onde a obra será executada. Serafim anunciou que vai apresentar emenda substitutiva no âmbito da Comissão de Constituição de Justiça para vetar recursos para construção do prédio anexo do TCE.
___
A Câmara Municipal de Itacoatiara decidiu cassar, por 12 votos a 4, o mandato do vereador Robson Almeida de Siqueira Filho (PV) por quebra de decoro. Pesou contra o agora cassado vereador o acúmulo de cinco cargos, conduta já condenada pelo TCE-AM. Robson Almeida era médico na Prefeitura de Silves, médico também pelo Estado, também recebia salário como 3° Sargento da Polícia Militar do Amazonas e como vereador em Itacoatiara. Assume a vaga Fábio Cavalcante Miquiles (PV).
___
O Detran-AM credita à intensificação das ações de fiscalização de trânsito a tendência de queda no número de acidentes de trânsito apresentada nos últimos três meses. Entre junho e julho, a redução foi de 46%, e entre julho e agosto, a queda chegou a 51%. De acordo com os dados, divulgados nesta quarta-feira (22), a redução se apresenta tanto na capital quanto nos municípios do interior.