O mutirão Vacina Amazonas, realizado neste fim de semana em cinco municípios do interior, alcançou a marca de 15.660 pessoas com idades a partir de 18 anos imunizadas...
O mutirão Vacina Amazonas, realizado neste fim de semana em cinco municípios do interior, alcançou a marca de 15.660 pessoas com idades a partir de 18 anos imunizadas com a primeira dose da vacina nas cidades de Itacoatiara, Urucará, Iranduba, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. O secretário de Saúde, Anoar Samad, classificou o mutirão como um avanço na imunização da população do estado contra a Covid-19. E repetiu o convite para que as pessoas não deixem de tomar a vacina. Itacoatiara foi a cidade que mais avançou na imunização durante o mutirão, com 9.719 pessoas vacinadas ao longo do sábado.
___
O resultado do avanço da vacinação no Amazonas já começa a aparecer na diminuição sistemática da taxa de mortalidade no Estado. O número de mortes vem caindo semana após semana. Infelizmente, outro número vem crescendo: o de ocupação de leitos e internações. O motivo é claro e sempre foi amplamente divulgado: a vacina não resolve o problema sozinha. Nenhum imunizante garante 100% de segurança contra a doença. Mesmo os imunizados devem manter medidas de prevenção. O relaxamento traz aumento de casos e internações, ainda que a vacina garanta menos mortes.
___
O Pregão 018/2021 da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) está dando o que falar. Dizem que teria boi na linha e até um jabuti no certame, principalmente por ferir a Lei federal 12.232 de 2010, que dispõe sobre as normas gerais para licitação e contratação pela administração pública de serviços de publicidade. No pregão, a Agência tenta contratar uma única empresa que preste serviços técnicos específicos e de naturezas diferentes.
___
A empresa que a AADC pretende contratar precisa realizar serviços de assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade, clipping E criação de manuais e cartilhas. Sem conseguir a proeza de escolher uma empresa que realize serviços tão diversificados, o pregão – que pela própria natureza deveria ser decidido no mesmo dia – vem se arrastando para juntada de documentos, dizem, para garantir a vitória de uma das participantes.
___
Há quem diga que o pregão da AADC seria praticamente uma cópia do pregão lançado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com críticas do mercado sobre a forma e regras ditadas nos dois pregões, tanto o presidente do TCE quanto o da Associação Amazonense de Desenvolvimento Cultural, Edval Machado Junior, deveriam cancelar tais pregões e abrir novos editais, para que empresas realmente especializadas em cada atividade técnica solicitada e com portfólio próprio – e não terceirizado – pudessem concorrer. E, dessa forma, conferindo transparência ao certame para bem do serviço público.
Indagado pela coluna sobre os rumores de que há a possibilidade de que seja vice na chapa de Amazonino Mendes (Podemos) ao Governo do Estado, o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino (DEM) foi lacônico: “estamos conversando”. A filiação de Amazonino ao DEM, contudo, é dada como certa. A reação de Pauderney, que é o atual presidente estadual da legenda, é que ainda não está definida. O posicionamento do secretário municipal vai depender de como serão movimentadas as peças do xadrez para a chegada de Amazonino.
Além de Pauderney, o DEM abriga atualmente o também secretário municipal e vice-prefeito Marcos Rotta. A movimentação de Rotta dentro do partido com a chegada de Amazonino também depende da decisão de Pauderney. Há quem diga que ambos procurarão outra agremiação partidária. Pauderney, entretanto não confirma nada. “Tive uma conversa com o ‘Negão’ e ele demonstrou interesse em vir para ser candidato ao governo. Nada, no entanto, ficou definido! Apenas demonstrou essa intenção”, declarou Pauderney à coluna.
Com a implosão do Podemos, que sofreu um golpe no diretório regional aplicado pelo próprio diretório nacional do partido, quatro políticos com mandato ficaram sem legenda: Dermilson Chagas, Wilker Barreto, Amom Mandel e Professora Jacqueline. Desses, o jovem e promissor Amom é o que está sendo mais “paquerado” pelo DEM, para onde vai Amazonino, que ainda está filiado ao Podemos. Wilker já declarou que segue o “Negão” para onde ele for. Se tudo sair como o previsto, o DEM dever realmente mudar de cara no Amazonas.