A redução dos casos de Covid-19 no interior do Amazonas, onde 55 dos 61 municípios não registraram casos da doença nos últimos 20 dias, foi destaque da Coluna do Estadão ...
A redução dos casos de Covid-19 no interior do Amazonas, onde 55 dos 61 municípios não registraram casos da doença nos últimos 20 dias, foi destaque da Coluna do Estadão desta sexta-feira (8), que dedicou o espaço para comentar os planos de alguns estados brasileiros para o retorno à “vida normal”. Com o título “Bola pra frente”, a coluna cita o governador Wilson Lima (PSC) e a escolha de Manaus para o jogo da Seleção Brasileira com público na Arena da Amazônia.
—–
SEGUNDA DOSE NEGLIGENCIADA
A coluna lembra a forma como a pandemia afetou o Estado, como no colapso de janeiro, que anunciou a segunda onda ao País e que o quadro atual não significaria um ponto final, mas indicaria que uma nova onda talvez não esteja se formando. No entanto, em Manaus, a segunda dose da vacina vem sendo negligenciada por muitos: mais de 203 mil pessoas estão com o esquema vacinal em atraso.
—–
FALANDO EM VACINAS…
Em Manaus, a Prefeitura vai começar a aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes a partir deste sábado (9). No total, são quase 71 mil jovens, com idade entre 12 e 17 anos, que devem procurar um dos postos de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), este grupo tomou a primeira dose da Pfizer no dia 13 de agosto.
—–
CANSADO ANTES DA LARGADA
O anúncio de que o comando do União Brasil, formado pela fusão do PSL e DEM, ficará com o governador Amazonino Mendes mas será exercido, de fato, pelo ex-deputado federal Humberto Michiles seria a confirmação de que Amazonino já não tem mais o mesmo pique de antes e que dificilmente terá condições de viajar pelos municípios do interior para participar de eventos como comícios e carreatas para alavancar sua candidatura ao Governo do Estado.
—–
FILHO NO COMANDO
O ex-secretário de saúde Francisco Deodato, fiel escudeiro de Amazonino, andaria sumido dos domínios do Tarumã. Bastidores da pré-campanha de Amazonino dão conta de que ele estaria fora das articulações e que o motivo teria sido a presença de Armandinho, filho de Amazonino, que vem assumindo o comando da campanha do pai.
O jornalista Paulo Castro, que vem coordenando a equipe de jornalismo da pré-campanha, por exemplo, só é autorizado a disparar os vídeos produzidos sobre a vida e obra de Amazonino nas redes sociais, após ser autorizado por Armando Mendes.
—–
TIRADENTES COMEMORA
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou o prefeito de Coari, Adail Filho (PP) inelegível foi comemorada pelo segundo colocado nas eleições de 2020, Robson Tiradentes Jr. (PSC). Para ele, “A justiça fez o seu papel reconhecendo a inegibilidade” do adversário. Adail Filho, eleito com 22.220 votos, quase o triplo dos votos de Robson Tiradentes Jr. que teve 8.871 votos e ficou em segundo lugar. Nova eleição deverá acontecer em novembro.
—–
INSTITUTO AMAZÔNIA +21
A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) vai lançar, na próxima segunda-feira (11), às 8h, o Instituto Amazônia +21. Voltada para empreendedores de negócios sustentáveis interessados em investir e fazer parcerias na Amazônia, a iniciativa será apresentada pelo seu principal articulador, Marcelo Thomé. Entre as ações a serem desenvolvidas estão serviços de assessoria na aplicação de recursos para projetos sustentáveis, articulação de parcerias voltadas para a incorporação de novas tecnologias, consultoria técnica com base em critérios ESG (Environmental, Social and Governance), difusão de práticas ESG voltadas para a Região Amazônica e mensuração de resultados e impactos dos projetos implementados.
—–
NOBEL, JORNALISMO E DEMOCRACIA
Em tempos de fake news, a entrega do prêmio Nobel da Paz a dois jornalistas surge como alerta contra a desinformação e a importância do jornalismo feito com responsabilidade. Os agraciados foram Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Andreyevich Muratov, da Rússia. De acordo com a organização, o Prêmio foi concedido “pelo esforço para proteger a liberdade de expressão, o que é uma pré-condição para democracia”.
—–
VETO CAUSA INDIGNAÇÃO
O veto de Jair Bolsonaro (sem partido) à distribuição gratuita de absorventes para alunas e mulheres em situação de vulnerabilidade social foi bastante criticada nas redes sociais, resultando em inúmeros projetos independentes para arrecadar o item de higiene que, posteriormente, serão doados.
—–
#TODOSPORELAS
Nesta mesma linha, o Shopping Manaus ViaNorte lançou a campanha #TodosPorElas, em parceria com o clube Girl Up Brasil, movimento global da Fundação das Nações Unidas. No centro de compras, há pontos de arrecadação onde os clientes podem doar absorventes às adolescentes do abrigo Nacer e direcionados também para as mulheres em situação de rua. Dados da Unicef indicam que há 4 milhões de meninas brasileiras sem acesso a itens de cuidados menstruais nas escolas e 4 a cada 10 deixam de assistir aulas quando estão menstruadas.