Não durou muito a rusga entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador Wilson Lima (PSC). Aliados desde as eleições de 2018, quando tanto Wilson quanto...
Não durou muito a rusga entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador Wilson Lima (PSC). Aliados desde as eleições de 2018, quando tanto Wilson Lima quanto Amazonino Mendes (sem partido) – que disputaram o segundo turno – apoiavam Bolsonaro, o governador e o presidente tiveram um breve desentendimento por ocasião da CPI da Covid no Senado. Ao defender a tese de que governadores deveriam ser investigados, Bolsonaro usou Wilson como “boi de piranha” e fez ataques públicos ao governador. Se redimiu nesta quarta-feira (4), na cerimônia de posse do novo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
___
Ao se dirigir a Wilson, em cerimônia oficial em Brasília, declarando “Você foi também uma pessoa importantíssima para que os meios chegassem de forma mais rápida no seu estado”, Bolsonaro deixa claro que ficou para trás o período de tentar culpar Wilson para livrar sua própria barra na CPI da Covid. Com isso, também volta a levantar as especulações de que Wilson Lima pode ser seu candidato no Amazonas em 2022. Afinal, começou a falar com Wilson dizendo: “Vejo aqui também Wilson Lima, o nosso governador do Amazonas”.
___
Não foi a primeira vez que Bolsonaro fez elogios públicos a Wilson Lima. A parceria entre dois em 2022, aliás, há muito já era dada como praticamente certa. Em 11 de fevereiro, na cerimônia de assinatura do decreto que criou o Conselho da Amazônia, Bolsonaro deu um abraço com direito a tapinha nas costas de Wilson e declarou “meu governador preferido”. Quando esteve em Manaus para inaugurar a segunda etapa do Centro de Convenções Vasco Vasques, em abril deste ano, voltou a elogiar o governador do Amazonas.
___
Na mesma cerimônia de posse de Ciro Nogueira na Casa Civil, Bolsonaro disse a interlocutores que vem a Manaus no dia 18 de agosto. O presidente disse que definiria sua agenda da passagem pela cidade em reunião na tarde desta quinta-feira (5). Fala-se que o presidente viria para a inauguração do residencial Cidadão Manauara 2 ao lado do prefeito David Almeida (Avante). O único problema é que a prefeitura já divulgou a inauguração para o dia 9 de agosto, sem a presença do presidente. Vai precisar de um ajuste de agendas.
___
Ao Realtime1, o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes, revelou que a definição para o início da imunização em adolescentes com idade entre 12 e 17 anos no Amazonas vai acontecer em uma reunião prevista para ser realizada já na semana que vem. Ele destaca que, da mesma maneira que ocorreu com as outras faixas etárias, terão prioridade na fila da vacinação os adolescentes com comorbidades.
___
Enquanto muitos políticos começam a se movimentar pelo interior do Estado mirando 2022, costurando acordos e lembrando à população que ainda existem, o ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) tem preferido ficar on na web – entre lives, webnars e debates. Seguindo esta estratégia, o Núcleo de Educação Política e Renovação do Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), coordenado pelo próprio Arthur, promove nesta sexta-feira (6), o webinar ‘15 Anos da Lei Maria da Penha’, trazendo para o debate a ministra do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha, primeira mulher a presidir o STM.
___
Ao solicitar, junto ao Partido da Mobilização Nacional (PMN) sua desfiliação da legenda, o empresário Orsine Junior se antecipa a um movimento da executiva nacional da agremiação, que já havia sido anunciado pela coluna na ocasião de “intervenção” semelhante no Podemos. Orsine ficou um ano e meio à frente do partido no Amazonas. Na nota disparada por sua assessoria, Orsine “deseja sucesso e êxito nesta nova jornada” à nova diretoria do partido. E diz ainda estar “em conversa” com outras legendas para escolher para onde vai.
___
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o projeto que havia sido aprovado pelo Congresso Nacional proibindo o despejo de inquilinos por falta de pagamento em virtude da pandemia. A proposta seria aplicada a imóveis urbanos que servem de moradia. Agora, Câmara e Senado devem votar se mantêm ou derrubam o veto do presidente.
___
A cerimônia de reabertura do Centro Cultural Óscar Ramos, instalado nas casas 69 e 77, da rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus acontece nesta quinta-feira (5), às 19h. Instalado em duas casas que são consideradas das mais antigas da cidade de Manaus, o minimuseu abriga o acervo de um dos principais artistas amazonenses, Óscar Ramos, que morreu em junho de 2019.
___
Foi aberta oficialmente pela Prefeitura de Manaus, nesta quinta-feira (5), a campanha “Agosto Lilás – Manaus por Elas”, alusiva ao combate à violência contra a mulher. A abertura aconteceu às 9h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Nova. A campanha Agosto Lilás foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha, assinada no dia 7 de agosto. Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.