Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou na manhã desta quarta-feira (9) um Projeto de Lei que institui a Educação como atividade essencial no Amazonas. Não há dúvidas de que a Educação é essencial para qualquer sociedade, mas o que a nova lei estabelece na prática é que escolas não poderão ser fechadas em tempos de pandemia ou catástrofes naturais. A mesma Aleam já blindou academias e templos religiosos com leis que garantem seu funcionamento mesmo em pandemias. E da mesma forma: estabelecendo que são atividades essenciais.
___
A aprovação do PL de autoria da deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) significa também uma derrota para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e para o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom) que, ao longo da pandemia de coronavírus, têm lutado para que o retorno às aulas presenciais não seja realizado sem a devida segurança. A lei também impossibilita a realização de greve por parte dos profissionais de Educação. Em tempo: Therezinha Ruiz preside a Comissão de Educação da Aleam.
___
O deputado estadual Fausto Jr. (MDB) comparou a prisão de traficantes ao ato de “enxugar gelo”. “Prende um e, no dia seguinte, tem mais dois naquele mesmo lugar”, afirmou o deputado. A solução que o deputado apresenta ao problema, entretanto, é bem mais simplória e fora da realidade: combater o consumo de drogas investindo na educação de crianças e jovens, que seriam orientadas nas escolas a ficar longe dos entorpecentes. O problema é bem mais complexo e estudos mostram que, por mais que haja programas de prevenção, o consumo de drogas só cresce no mundo.
___
O prefeito David Almeida (Avante) anunciou que teria uma reunião, no final da manhã desta quarta-feira (9) com o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), para tratar do Projeto de Lei que autoriza o armamento da Guarda Municipal. O projeto teve sua tramitação em regime de urgência aprovado na sessão desta quarta-feira (9) pelos deputados. Para se chegar ao quórum necessário para proceder as votações, aliás, os deputados presentes tiverem que ligar para alguns colegas para pedir que participassem da sessão.
___
Ao manifestar seu desconforto com o fato do senador Marcos Rogério (DEM-RO) estar filmando a sessão da CPI da Covid no Senado, na manhã desta quarta-feira (9), o senador Omar Aziz (PSD) recebeu um gracejo como resposta. “O senhor está muito lindo na imagem”, disse Marcos Rogério. O senador Omar Aziz entrou no clima: “Alguém do seu governo já me chamou de odalisca”, retrucou.
___
Dados do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mostram que 5,85% das pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus não voltaram para receber a segunda dose do imunizante. desde o início da campanha de vacinação contra a doença na capital, no dia 19 de janeiro, das 442.290 pessoas que tomaram a primeira dose até esta terça-feira (8), 25.889 não retornaram para completar o ciclo de imunização nas datas programadas, o que representa 5,85% do total.
___
As deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Erika Kokay (PT-DF) apresentaram requerimento à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para que o nome da Casa Parlamentar seja oficialmente mudado. Para as deputadas, trata-se de machismo estrutural chamar o parlamento de Câmara dos Deputados. A proposta é que o nome oficial seja trocado para Câmara Federal.
___
O delegado Marcelo Martins, titular do 24º Distrito Integrado de Polícia informou, na manhã desta quarta-feira (9), que foi lançada na noite de terça-feira (8) a Operação Fight Back (contra-ataque, em inglês), que resultou na prisão dos três indivíduos responsáveis pelos ataques vândalos ao 24º DIP. Segundo o delegado, um dos presos tinha contato direto com a liderança da facção criminosa, no Rio de Janeiro. O delegado informou ainda que foram apreendidas duas lanchas. “É a nossa resposta mostrando que esse tipo de ação não será tolerado”, disse o delegado.
___
Com a chegada dos homens da Força Nacional, uns via BR-319 na madrugada desta quarta-feira (9) e outros no aeroporto Eduardo Gomes, pela manhã, o secretário de Estado de Segurança Pública, Louismar Bonates, informou que a tarde será dedicada uma reunião com o comando da Força Nacional, que também se encontra em Manaus. O encontro servirá para estabelecer as estratégias de atuação da Força Nacional no Estado.