Ao assinar, na manhã desta segunda-feira (19), a portaria que instituiu a criação das comissões de concurso público para 2.525 vagas nos cinco órgãos que compõem o sistema...
Ao assinar, na manhã desta segunda-feira (19), a portaria que instituiu a criação das comissões de concurso público para 2.525 vagas nos cinco órgãos que compõem o sistema de segurança do estado, o governador Wilson Lima (PSC) afirmou tratar-se de um ‘resgate histórico’. “Há muito que as nossas forças de segurança, tanto Polícia Militar, quanto Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran, estão com o seu quadro defasado. Isso acaba provocando uma sobrecarga para as nossas forças de segurança”, ressaltou o governador na cerimônia de assinatura da portaria.
___
O presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD) garantiu que, mesmo com o recesso de 15 dias do Congresso Nacional, os trabalhos da comissão não param. Uma das tarefas a serem realizadas pelos senadores membros da CPI durante o recesso é a análise dos dois terabytes de arquivos recebidos, dos quais 977 Gigabytes (GB) são de dados ostensivos e 529 GB são sigilosos. Para se ter uma ideia, o volume de arquivos equivale a 500 mil fotos com uma câmera 12 Megapixels (MP); ou 1 mil horas de vídeo em HD; ou 13 milhões de páginas de documentos, ou ainda a 1,3 mil armários físicos cheios de papel.
___
Pode até ser coincidência, mas na mesma semana em que o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) anunciou que vai estar em São Paulo – ele viaja nesta terça-feira (20) – foi publicado no do Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) uma viagem do deputado Wilker Barreto para o mesmo destino. A diferença é que a viagem de Wilker é bancada pelo poder legislativo estadual, durante o recesso parlamentar, com direito a levar assessor e pagamento de diárias para ambos.
___
Diz-se que Amazonino voltará de São Paulo filiado a um novo partido. Wilker já declarou que segue o líder para onde ele for. O Democratas (DEM) tem sido apontado como o destino mais provável do “Negão”. Resta esperar o anúncio oficial, que deve ocorrer nos próximos dias.
___
Também foi publicado na última edição do Diário Oficial da Aleam o anúncio de reativação e reestruturação da Coordenadoria de Esportes da Casa Parlamentar estadual. A operação inclui alocação de verba para instalação da estrutura física e para contratação de pessoal, inclusive com cargos comissionados. Os valores não constam da publicação, que determina que a Coordenadoria de Esportes estará ligada diretamente à diretoria da Aleam.
___
Mais novo filiado ao PSDB no Amazonas, o vice-governador Carlos Almeida Filho afirmou na cerimônia em que foi apresentado oficialmente aos membros do partido que foi convidado a ingressar na agremiação pelo presidente regional do partido, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. O vice-governador não anunciou, contudo, suas pretensões políticas para 2022, já que uma composição como vice numa eventual chapa para a reeleição do governador Wilson Lima (PSC) é o cenário mais improvável.
___
O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) anunciou nesta segunda-feira (19) que seu Projeto de Lei que estabelece o prazo de 120 dias para o governo fixar o Processo Produtivo Básico (PPB) de empresas interessadas em receber os incentivos da Zona Franca de Manaus foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A proposta já foi aprovada em 3 Comissões, restando, apenas, a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
___
O início desta semana apresenta um cenário repetido na vacinação contra a Covid-19 em Manaus. É segunda semana consecutiva que começa com a imunização de manauaras com a primeira dose da vacina suspensa. Na semana passada, a aplicação da primeira dose só foi retomada na sexta-feira (16) e já no sábado foi anunciada a suspensão. Dois dias de vacinação e 54.644 primeiras doses aplicadas foram suficientes para esgotar o estoque de primeiras doses recebidas na última remessa, um sinal de que as entregas do Governo Federal não estão acompanhando o ritmo de vacinação da Prefeitura de Manaus.
___
Responsável pela maior gafe cometida na última visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Manaus, o ministro do Turismo e sanfoneiro oficial do Planalto, Gilson Machado, anunciou em suas redes sociais o lançamento de uma música que gravou com Zé Ramalho em 2001, “Cavalos do cão”. Em Manaus, o ministro-sanfoneiro anunciou que tocaria uma música da banda amazonense Carrapicho e acabou executando (mal e porcamente) uma canção do grupo franco-baiano Kaoma.