Com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrando que o eleitorado amazonense diminuiu de 2.503.269 eleitores, em 2020, para 2.428.828, em julho de 2021...
Com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostrando que o eleitorado amazonense diminuiu de 2.503.269 eleitores, em 2020, para 2.428.828, em julho de 2021, representando uma diminuição de 2,9% no número de eleitores, a tendência é que também haja uma queda no quociente eleitoral em 2022. Projeções a que a TEMPO REAL teve acesso indicam que o quociente eleitoral estimado para eleger um deputado estadual em 2022 deve ficar em torno de 71.830 votos, contra os 74.545 necessários em 2018. Já para deputado federal, o quociente eleitoral em 2022 deve ficar em torno de 213.850 votos, contra o 220.400 necessários para a eleição de um deputado federal em 2018.
___
Com o fim das coligações aprovado pelo Congresso Nacional, mesmo com a leve queda no número de votos necessários para se eleger deputados estaduais e deputados federais no Estado, alcançar o quociente eleitoral – que é o “número de corte” para a eleição de candidatos – vai exigir uma maior estratégia dos postulantes aos cargos, especialmente no que diz respeito à escolha de um partido.
___
Presidente regional do PSL, o deputado federal Delegado Pablo não quis falar ao RealTime1 sobre o anúncio da realização de uma convenção conjunta do PSL e do DEM para oficializar a fusão entre os dois partidos, no dia 6 de outubro. A fusão deixa Pablo em uma posição incômoda. Além do fato de perder a direção do partido no Amazonas – o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, tem sido apontado como o dirigente local do novo partido –, Pablo tem caminhado com o senador Eduardo Braga (MDB) na pré-campanha pelo Governo do Estado e o novo partido deve apoiar a candidatura de Amazonino Mendes.
___
Ao contrário do Delegado Pablo, o presidente regional do DEM, Pauderney Avelino comentou sobre a fusão com o RealTime1. Pauderney disse que o novo partido – que teria, em 2022, o maior fundo eleitoral e partidário do país, aproximadamente R$ 330 milhões, bem como o maior tempo de propaganda na televisão – ainda não tem nome definido. E completou: “Em tese, o candidato [ao Governo do Estado] desse novo partido deve ser Amazonino Mendes”.
___
Já o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) informou, por meio de sua assessoria, que ainda não vai se pronunciar sobre seu destino partidário para disputar as eleições em 2022. “O Amazonino só vai falar quando for filiado, existem conversas com dirigentes, mas ele só vai se pronunciar quando tudo for definido. Ele está avaliando para qual partido vai”, disse a assessoria do “Negão”.
___
O vice-presidente da CPI da Covid-19, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou nesta terça-feira (28) que a comissão, pelo regimento, deve durar ainda mais duas ou três semanas. “Enquanto tiver bambu, tem flecha”, disse o senador. Indagado se sua declaração se opõe ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), Randolfe afirmou que há um consenso estabelecido que enquanto tiver fato, vai haver investigação.
___
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na manhã desta quarta-feira (29), a concessão do título de Cidadão do Amazonas ao cantor Gusttavo Lima e ao humorista Tirullipa. O título se justifica pelo fato dos dois terem organizado uma força-tarefa entre artistas para enviar oxigênio ao Amazonas durante a crise de falta do insumo hospitalar no Estado em janeiro deste ano. A mesma honraria já havia sido concedida pela Aleam ao youtuber Whindersson Nunes. A ideia dos deputados é que cerimônia de outorga do título aos três seja realizado na mesma data, a ser definida, no Teatro Amazonas.
___
O empresário Luciano Hang, mais conhecido como “veio da Havan”, declarou, no início de seu depoimento à CPI da Covid no Senado, que também enviou, em janeiro de 2021, 200 cilindros de oxigênio, ao custo de R$ 1 milhão. Segundo o empresário, o envio de oxigênio ao Amazonas é uma prova de que ele nunca foi negacionista e nunca participou de nenhum gabinete paralelo no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
___
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) usou seu tempo na sessão desta quarta-feira (29) na Aleam para repudiar o governo do presidente Jair Bolsonaro pelos mil dias, completados nesta semana. ‘’O governo diz que vai comemorar mil dias pela administração. Comemorar o quê? A construção de uma ponte em São Gabriel da Cachoeira que custou um terço do que foi gasto para trazer o presidente e a comitiva para cá? O meu repúdio aos mil dias do governo Bolsonaro’’.
___
Na mesma pegada, no plenário da Câmara Federal em Brasília, o deputado Zé Ricardo (PT) chamou os mil dias da administração Bolsonaro de desastre para o país e para a população brasileira e amazonense. “É um desgoverno marcado por retrocessos, com o povo mais pobre, milhões sem emprego, a volta da fome, o aumento do custo de vida e quase 600 mil mortes por Covid-19”.
___
Quatro toneladas e meia de pirarucu fresco, oriundo de manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, localizada nas proximidades do município de Fonte Boa, estarão disponíveis aos consumidores de Manaus na Feira do Pirarucu realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). A feira é realizada nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (1º), das 8h às 15h, na sede da FAS, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10.