Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
A questão dos cortes no fornecimento de energia por inadimplência durante a pandemia de Covid-19 se tornou uma verdadeira “queda de braço” entre a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e a concessionária Amazonas Energia. Uma Cessão de Tempo, solicitada pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), será realizada nesta quarta-feira (2) para que a empresa se explique sobre os cortes de energia. Recentemente, duas decisões judiciais trouxeram a discussão de volta ao centro das atenções.
___
Em uma das decisões, a Amazonas Energia conseguiu na Justiça, em meados de maio deste ano, a revogação da decisão judicial que proibia os cortes dos serviços de água e energia desde março de 2020. Acontece que os cortes por inadimplência também são proibidos durante a pandemia por uma lei estadual de autoria do deputado João Luiz, que acaba de ser considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A Cessão de Tempo desta quarta-feira (2) servirá para esclarecer, mais uma vez, a questão.
___
Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o tema “corte de fornecimento por inadimplência” também foi discutido, mas tendo como foco a empresa Águas de Manaus e o fornecimento de água. Os cortes durante a pandemia também são proibidos pela mesma lei estadual que impede os cortes de energia. O recente rompimento de uma adutora na Compensa também foi discutido na CMM.
___
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) citou um artigo publicado no sábado (29) pela cientista Natalia Pasternak, na coluna Hora da Ciência, do jornal O Globo, intitulado “O estudo de Manaus” para sair em defesa do pesquisador da Fiocruz, Marcus Lacerda, dos ataques, que classificou como “infundados” na CPI da Covid. “Quero repudiar esses ataques infundados e mais uma vez manifestar o meu apoio ao Dr. Marcus Lacerda e toda sua equipe. O que é bom deve ser louvado, esse estudo foi bom e dentro das regras da Ciência. Foi o único estudo no mundo que provou claramente a ineficácia da cloroquina no combate à Covid-19”, disse.
___
O senador Omar Aziz (PSD) postou em suas redes sociais um vídeo gravado na manhã desta terça-feira (1º), durante a CPI da Covid no Senado, no qual se posiciona contra a realização da Copa América no Brasil. “É sem lógica fazer um evento internacional agora. Nós não temos o que comemorar. Nós temos é que lamentar”, diz Omar. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu nesta segunda-feira (31) a possibilidade de que o evento esportivo seja realizado no Brasil após ter sido cancelado na Argentina, por conta da pandemia.
___
No Facebook, aliás, Omar Aziz reagiu aos constantes ataques e ameaças que vinha recebendo de bolsonaristas. Agora, não se pode mais comentar nas postagens do senador. No local reservado aos comentários dos internautas, agora se lê: “Omar Aziz limitou quem pode comentar nessa publicação”. As opções de curtir e compartilhar continuam ativas nas postagens do senador.
___
O prefeito David Almeida (Avante) se posicionou contra a realização de jogos da Copa América na capital amazonense, utilizando o mesmo argumento do senador Omar Aziz (PSD). “Não é hora de comemorar, é hora de vacinar. Eu me posiciono contra, esse não é o momento de fazermos esse tipo de atividade, é momento de nos unirmos, vacinarmos, quanto mais pessoas melhor”, disse o prefeito. A Arena da Amazônia foi considerada um dos locais onde os jogos poderiam acontecer.
___
O retorno das escolas da Rede Estadual de Ensino às aulas presenciais nesta terça-feira (2) foi acompanhado de perto pelo governador Wilson Lima (PSC). Após três meses do início do ano letivo de 2021, os estudantes e professores voltaram às salas de aula para o primeiro contato presencial do ano. As aulas totalmente remotas passam a ser substituídas pela modalidade híbrida. O governador esteve na Escola Estadual Gabrielle Cogels, no Puraquequara, e destacou a importância do ensino presencial e a segurança do ambiente escolar.
___
O Amazonas vai ser o primeiro estado da região Norte e o quinto no Brasil a ter uma política de saúde voltada à população LGBTI+. E a Secretária Estadual de Saúde (SES-AM) utilizou a linguagem neutra na divulgação da política de Saúde Pública: “SUS é para Todes”. O ato simbólico de assinatura da portaria que institui a Política Estadual de Saúde Integral LGBTI+ será realizado nesta quarta-feira (02).