Após ser notícia nacional por ter se tornado, por duas vezes, o epicentro da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Amazonas finalmente foi noticiado por conta de um fato ...
Após ser notícia nacional por ter se tornado, por duas vezes, o epicentro da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Amazonas finalmente foi noticiado por conta de um fato positivo relacionado ao coronavírus. Muito comemorado pelo Governo do Estado, o registro das primeiras 24 horas sem mortes por Covid no Estado foi notícia nos principais veículos de imprensa do País. Foram 16 meses sem que se passasse nenhum dia sem mortes pela doença no Amazonas. A comemoração e a notoriedade nacional, portanto, são mais do que justas.
___
O resultado de um dia sem mortes por Covid no Amazonas já pode ser um reflexo do avanço da vacinação no Estado. Ainda assim, as ações de aceleração da imunização continuam. Neste sábado (10), cinco municípios receberão o mutirão “Vacina Amazonas”, do Governo do Estado. Itacoatiara, Iranduba, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Itapiranga foram os municípios escolhidos para receber a força-tarefa de imunização.
___
Também no próximo sábado (10), mas na capital, será realizado o Dia D de vacinação contra a influenza (gripe). A ação será voltada para crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos, indígenas, professores e outros dez grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além do Dia D, a prefeitura amplia a campanha, na próxima segunda-feira, 12, para toda a população ainda não vacinada.
___
A Prefeitura de Parintins vai iniciar a vacinação de pessoas de 18 a 21 anos nesta quinta-feira (8). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (7) pelo prefeito do município, Bi Garcia (DEM). A ideia é iniciar vacinando as pessoas de 21 anos na quinta (8), vacinar as pessoas de 20 anos na sexta (9) e prosseguir na próxima semana imunizando os de 19 na segunda-feira (12) e os de 18 na terça-feira (13). O prefeito de Parintins afirmou ainda que pretende imunizar toda a população vacinável acima dos 18 com as duas doses até outubro deste ano.
___
A bancada amazonense no Congresso Nacional vai ter que se mobilizar novamente, e o deputado Marcelo Ramos já está se ocupando disso, para livrar a Zona Franca de Manaus (ZFM) de mais um ataque do governo Bolsonaro. Desta vez – e mais uma vez -, o Governo Federal pretende retirar subsídios das indústrias de concentrados da ZFM para compensar a redução de 10% do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas, presente na nova proposta de reforma tributária apresentada pelo Governo Federal ao Congresso.
___
O deputado estadual João Luiz (Republicanos) propôs a criação de uma Comissão de Representação Externa na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para atuar em conjunto com a Câmara Federal. Segundo o deputado, com a criação da comissão, a Casa Legislativa poderá acompanhar a fiscalização federal, in loco, dos serviços de telefonia e internet nos municípios do interior do Estado.
___
Em sua primeira aparição na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) após seu depoimento na CPI da Covid no Senado, o deputado estadual Fausto Júnior (MDB) já chegou protagonizando um desentendimento com seus pares que fazem oposição ao Governo do Estado. Fausto questionou Dermilson Chagas (Podemos) por ter desqualificado a proposta de CPI apresentada na Aleam nesta terça-feira (7). O emedebista acusou a oposição de agir de acordo com conveniências políticas e, por fim, pediu para que sua assinatura fosse retirada do pedido de CPI elaborado por Dermilson.
___
Em seu retorno, Fausto Júnior também protagonizou um desentendimento com seus pares que fazem oposição ao Governo do Estado. Fausto questionou Dermilson Chagas (Podemos) por ter desqualificado a proposta de CPI apresentada na Aleam nesta terça-feira (7). O emedebista acusou a oposição de agir de acordo com conveniências políticas e, por fim, pediu para que sua assinatura fosse retirada do pedido de CPI elaborado por Dermilson.
___
Em uma ação aparentemente coordenada, os deputados estaduais começaram a votar contra todos os projetos de lei de autoria da deputada Joana Darc (PL) na sessão desta quarta-feira da Aleam. Joana percebeu a “estratégia”, após ter alguns projetos rejeitados, e pediu para que fossem retirados da pauta todos as proposituras de sua autoria. A líder do governo afirmou que só havia colocado todos os seus projetos em pauta a pedido do presidente da Casa, Roberto Cidade (PV).
___
O prazo para os cidadãos manauaras acessarem a plataforma “Consulta à Sociedade 2021” foi prorrogado até esta sexta-feira (9). A ferramenta foi criada para incluir a sociedade civil na elaboração do Plano Plurianual (PPA) de Manaus para o próximo quadriênio, bem como participar da discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Manaus (2025). Os cidadãos que estiverem interessados em contribuir com o debate podem acessar o endereço eletrônico https://consultasociedade.manaus.am.gov.br.