fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Escola do Legislativo adere ao Jogo da Cidadania com temáticas sociais

Na “brincadeira” on-line os participantes aprendem sobre direitos e deveres, estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso, tribunais, impostos e poderes.

30 de julho de 2020

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

A Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), aderiu ao Jogo da Cidadania, criada em Pouso Alegre, em Minas Gerais.

Na “brincadeira” on-line os participantes aprendem sobre direitos e deveres, estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso, tribunais, impostos, poderes e diversos outros assuntos para o cidadão saber mais sobre o Legislativo e seus direitos.

A diretora da escola, Ednelza Carvalho, ressalta que, por meio de teletrabalho, todos os funcionários da Escola do Legislativo se mobilizaram para a participação das edições do Jogo da Cidadania durante a pandemia.

“Quando a Escola retomar às atividades presenciais, vamos fazer uma divulgação maior do jogo e abrir para que qualquer cidadão que tiver interesse participe”, justifica.

Pouso Alegre

De acordo com a diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, o Jogo nasceu em 2017, como Bingo da Cidadania, e era de modo presencial.

“Com a pandemia, tivemos a ideia de fazer on-line e um funcionário criou o software para o sorteio. Foi também quando outras Câmaras e Assembleias começaram a aderir”, explicou.

Quando a Escola do Legislativo da Assembleia de Santa Catarina aderiu, sugeriu mudar o nome para Jogo e não mais Bingo da Cidadania, conforme comentou Madu.

“No Estado há várias cidades onde bingo não é permitido, daí mudamos o nome para Jogo já para atender também outras cidades brasileiras que porventura também tenham esta restrição”, explica.

Da mesma forma que as Escolas do Legislativo da Câmara de Manaus e da Assembleia de Santa Catarina, também entraram no Jogo da Cidadania Câmaras, as Assembleias do Acre, Pará, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

“Mais para frente vamos fazer Jogos com temas específicos, como os Direitos das Mulheres”, conta Madu Macedo.

Novo software e dinâmica do game

Conforme Madu Macedo, a Escola do Legislativo de Santa Catarina está desenvolvendo um software mais sofisticado que deverá entrar no ar em breve. Nele, os participantes do bingo poderão ficar on-line e os organizadores saberão se o vencedor está entre eles.

Atualmente, o sorteio é feito às 15 horas (horário Brasília), às segundas, quartas e sextas-feiras. Na ocasião, a apresentadora sempre faz uma explanação sobre cada quadrinho e número sorteado, que explica um ponto de uma lei ou estatuto.

Os organizadores entram em contato com os vencedores pelo WhatsApp ou e-mail.

A premiação são livros da Constituição em Miúdos e, cada Escola pode dar prêmios extras. A escola de Pouso Alegre envia os livros para qualquer Estado e, para os vencedores de Minas Gerais, três máscaras protetoras.

Veja também:

Leia mais sobre Política

Vereador vai receber demanda da população em gabinete virtual

Vereador da CMM Amom Mandel lança neste domingo (10), o ‘Gabinete Online”. O parlamentar abre, ainda, conta no Instagram exclusiva para conteúdos do gabinete.

9 de janeiro de 2021

Wallace Oliveira propõe sepulturas verticais em cemitérios de Manaus

O objetivo, segundo ele, é contribuir com uma solução rápida e eficaz para o problema de falta de espaço nos cemitérios, agravado pelo aumento no número de mortes por covid.

8 de janeiro de 2021

Câmara de Manaus suspende atendimento ao público até março

O legislativo já estava trabalhando em forma de revezamento e com quantidade de servidores reduzidos, desde que julho de 2020. A CMM também decretou regime de teletrabalho.

7 de janeiro de 2021

No parlamento, vereador Allan Campelo quer cuidar da juventude

O parlamentar que é psicólogo disse que já atua com os jovens, através de trabalhos sociais e pretende levar essa atuação para a Câmara Municipal de Manaus.

6 de janeiro de 2021

David Reis já começou a definir equipe interna de diretores na CMM

A Procuradoria Geral continua tendo como responsável Roberto Nakajima Fernandes, que é filho de Junior Fernandes, que já integrou a corte do Tribunal Regional Eleitoral.

6 de janeiro de 2021

Capitão Carpê não quer que policiais fiquem de prontidão em quartéis

O vereador Capitão Carpê (Republicanos) pede que os policiais militares não sejam obrigados a ficar nos quarteis, em sobreaviso, correndo risco de se contaminarem.

5 de janeiro de 2021

Vereador Peixoto recebe representantes indígenas na Câmara

Segundo o parlamentar, o encontro ocorreu para alinhar futuras ações realizadas para o benefício das comunidades rurais de Manaus, em especial os indígenas.

5 de janeiro de 2021

Rodrigo Guedes quer impedir aumento de salário dos vereadores

Vereador também criticou o aumento proposto e aceito aos deputados da Assembleia Legislativa. Para ele, não é o momento ideal para quaisquer acréscimo nos valores.

4 de janeiro de 2021