A reportagem, publicada no dia 5, usou o SAPL - um sistema da Câmara - como fonte, mas o vereador contesta os números apresentados. Nele, Chico tem nove PLs propostos.
A assessoria de imprensa do vereador – e candidato a prefeito de Manaus – Chico Preto (DC) entrou em contato com a reportagem do Portal RealTime1 nesta quinta-feira (8), pedindo um direito de resposta acerca da matéria “12 vereadores não conseguiram aprovar nenhum projeto de lei”, publicada no último dia 5. A assessoria alegou que o material reportado aos leitores estaria “causando transtornos” ao parlamentar.
A matéria relata que, ao longo da atual legislatura, 12 vereadores não aprovaram nenhum Projeto de Lei (PL) e também exibiu uma lista com a quantidades de PLs apresentados à Casa.
Na lista, baseada em informações do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara, Chico Preto aparece como autor de apenas nove PLs apresentados e nenhum aprovado.
No SAPL, há um único PL aprovado com o nome do vereador, proposto em parceria com outros sete parlamentares. O projeto em questão trata sobre a regulamentação do Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros.
Abaixo, a íntegra da nota enviada pela assessoria do vereador:
“É inadequado incluir o nome do candidato Chico Preto entre os candidatos que não aprovaram nenhum Projeto de Lei na matéria publicada pelo Portal RealTime1 no dia 5 de outubro intitulada ”12 vereadores não conseguiram aprovar nenhum projeto de lei”.
Qualquer cidadão que acompanha os trabalhos da Câmara Municipal de Manaus sabe que Chico Preto foi o único vereador de oposição à Prefeitura de Manaus nesta atual legislatura, apontando caminhos e mostrado os erros cometidos pela gestão de Arthur Neto.
Por ser o único oposicionista, seus Projetos de Lei sempre tiveram imensa dificuldade em tramitar nas comissões. Mesmo sendo uma voz solitária no parlamento, conseguiu propor 27 Projetos de Lei, dos quais dois projetos foram aprovados e viraram lei.
É preciso destacar, também, que a atuação de um parlamentar não deve ser medida somente pelo número de projetos apresentados e aprovados, uma vez que o papel do vereador é principalmente fiscalizar e cobrar da prefeitura melhorias para a cidade, algo que o vereador Chico Preto fez e continua fazendo com intenso afinco ao longo do seu mandato como parlamentar”.
Leia Mais: