O objetivo do Workshop é trazer experiências bem-sucedidas para subsidiar a tomada de decisão do Conselho Gestor do Polo BioAmazonas para a implementação de Projeto.
Existe a proposta de inserir cinco fitoterápicos amazônicos no Sistema Único de Saúde (SUS). (Foto: Divulgação)
O workshop Contribuições à Criação de Plataforma Digital e de Sistema de Rastreamento para Cadeia Produtiva de Fitoterápicos do Polo BioAmazonas que acontece desde o dia 7 de dezembro, terá ainda dois dias de debates, na quarta-feira (9) e na sexta-feira (11).
Aberto ao público, o evento começa sempre às 14 (de Manaus) e será 100% online com transmissão pelo YouTube (ver programação e links abaixo).
O objetivo do Workshop é trazer experiências bem-sucedidas para subsidiar a tomada de decisão do Conselho Gestor do Polo BioAmazonas para a implementação de metas do Projeto, que vão contribuir, por exemplo, com a proposta de inserir cinco fitoterápicos amazônicos no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento, coordenado pela analista de C&T Nadja Maria Lepsch da Cunha Nascimento (Inpa/Copes) juntamente com servidores da UEA, do CBA e da Ufam, contará com a participação como debatedores do coordenador geral de pesquisas do Inpa, Jorge Porto, e do coordenador substituto de Ações Estratégicas do Inpa, o analista de C&T José Laurindo Campos.
Polo BioAmazonas/Rota da Biodiversidade objetiva a geração de emprego e renda, em especial para povos indígenas, comunidades tradicionais, extrativistas e agricultura familiar, além do estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológico no setor farmacêutico, a partir de uma rede de cooperação entre setor produtivo, poder público, Instituições de Ciência e Tecnologia, empresas públicas e privadas.
. 09/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)
Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade – II.
. Moderador: Waltair Vieira Machado (UFAM/CGPBioAM)
. Redator: Olinda Maria Figueira Canhoto (CBA/CGPBioAM)
. Debatedores: Jair Max Furtunato Maia (UEA/CGPBioAM); Alex Christian Kamber (MDR/ CGPBioAM); André Luiz C. Carvalho (UFAM)
. Palestrantes: Dora A. Lange Canhos (CRIA); Rui Oliveira Macedo (IPEFarM/UFPB); Nichollas Rennah A. Almeida (UFERSA); Marilia Valli (IFSC/USP).
. Link para Assistir: https://youtu.be/GbpJMzVg4xk
https://youtu.be/TVYMRFeONxAhttps://youtu.be/TVYMRFeONxA. 11/12 – 14h (Manaus); 15h (Brasília)
Sistemas/redes de informação e experiências de apoio à construção de grandes bancos de dados, plataformas e portais digitais e sistemas de rastreabilidade – III.
. Moderador: Nadja Lepsch Cunha (INPA/CGPBioAM)
. Redator: Jair Max Furtunato Maia – UEA/CGPBioAM.
. Debatedores: Waltair V. Machado (UFAM/CGPBioAM); Raimundo Correa de Oliveira (UEA), Olinda Maria Figueira Canhoto – CBA/CGPBioAM.
. Palestrantes: Ana Claúdia Torres Gonçalves (Instituto Mamirauá); Cláudia Sampaio de Andrade Lima (ITCBio/UFPE); Marcos Allan Leite dos Reis (UFPA).
. Link para Assistir: https://youtu.be/TVYMRFeONxA