fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021

Compartilhe

A jornalista Eliane Cantanhêde é a palestrante do webinário RealTIme1+1 da próxima terça-feira (15), AO VIVO. A inscrição é GRATUITA (Foto: Reprodução)

Você acredita em tudo o que lê na internet? Consegue identificar o que é verdade e o que é mentira? Para falar sobre notícias falsas – as chamadas fake news – que cada vez mais circulam no país, o RealTime1 convidou a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do telejornal Globonews em Pauta.

Eliane é a segunda palestrante da série de webinários “RealTime1+1 – Informação e Sociedade”.

Ela vai falar sobre “Política x Fake News – O desafio da cobertura jornalística”. A palestra acontece nesta terça-feira (15), AO VIVO, às 15h (horário de Manaus).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

A série de quatro webinários é uma realização do RealTime1 que completa um ano de atividades neste mês de junho.

O RealTime1+1 marca a data e reforça o objetivo de avançar mais um ano fazendo jornalismo com responsabilidade e credibilidade.

Desinformação x Democracia

Para o dia 22 de junho, e para falar sobre FACT-CHECKING” | As consequências da desinformação para a democracia, o RealTime1 convidou Natália Leal, jornalista, diretora de conteúdo da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil, uma plataforma de combate à desinformação e de educação midiática.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

Verdades e mentiras

O quarto webinário consiste em uma “mesa-virtual” com o tema “JORNALISMO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO | A manipulação da informação na produção de conteúdo”.

Participam da mesa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, além do sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Seráfico.

Opinião x Informação

Na primeira terça-feira (8) do mês de junho, o convidado foi o também jornalista Caio Túlio Costaprimeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL (Universo Online), o primeiro provedor de internet de grande porte da América Latina.

Ele falou sobre o tema: “OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021