fbpx

sexta, 15 de janeiro de 2021

Versão eletrônica do Diário Oficial do Estado completa um ano no ar

O novo formato proporciona também uma economia de gastos públicos, já que o envio de matérias para publicação acontece no virtual, sem uso de papel e combustível.

17 de dezembro de 2020

Compartilhe

Agora mais sustentável, o DOE também se tornou um veículo mais seguro (Foto: Divulgação)

A versão eletrônica do Diário Oficial do Estado (DOE) completa um ano no ar nesta quinta-feira (17/12). A plataforma permite que o cidadão não apenas acesse leis, decretos e portarias a qualquer momento, utilizando celular, computador ou tablet, mas faça filtragem exata dos conteúdos por palavras-chave, download em versão HTML e consiga copiar trechos separadamente.

O novo formato proporciona também uma economia de gastos públicos, já que o envio de matérias para publicação acontece no virtual, sem uso de papel e combustível.

Publicado pela primeira vez em 1893 pela Imprensa Oficial do Amazonas (IOA), o Diário Oficial ganhou a primeira versão digital em 2014, e desde então funcionava assim, com as páginas dos cadernos chegando impressas e depois sendo escaneadas, diagramadas, digitalizadas, indexadas e montadas para então serem “subidas” para a internet como “fotos” em arquivo PDF. O processo, porém, impedia a função “copiar e colar” e a pesquisa por termos e palavras.

Agora mais sustentável, o DOE também se tornou um veículo mais seguro, ágil e transparente. Com o novo sistema de publicação IOANews, clientes publicadores como o Estado, Municípios, o Poder Judiciário e particulares enviam virtualmente suas matérias, tudo de forma automatizada. Os conteúdos podem ser revisados, aprovados e diagramados de forma eletrônica e, inclusive, assinados digitalmente, não mais do modo manuscrito, como era feito antes.

O próprio modo de elaboração do Diário Oficial era “analógico”, considerando que os departamentos do Estado precisavam entregar suas matérias para publicação fisicamente, em papel, na sede da IOA. Sendo tudo eletrônico, houve redução drástica de papel e combustível não apenas para Imprensa Oficial, mas também para secretarias, fundações, autarquias e o próprio Governo do Amazonas.

A assinatura dos documentos a serem publicados no DOE também se tornou eletrônica por meio da tecnologia de certificação digital implantada pela Imprensa Oficial.

“Antes era manuscrito, assinado à mão. Os documentos não tinham valor legal e precisavam de autenticação. Hoje as autoridades assinam de onde estiverem, basta ter a tecnologia instalada no computador e acesso à internet. Trouxe além da validade jurídica do documento, também comodidade”, ressaltou a gestora do Diário Oficial Eletrônico, Suanny Nogueira.

DOE e a Covid-19 

O sistema IOANews e o DOE eletrônico passaram a funcionar e ser disponibilizados em 17 de dezembro de 2019, antes da pandemia do novo coronavírus. Segundo o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Mário Aufiero, as ferramentas foram fundamentais para manter a veiculação do Diário Oficial do Estado virtualmente durante o pico da pandemia de Covid-19 no Amazonas.

“O DOE eletrônico permitiu que tudo continuasse funcionando mesmo no ápice do coronavírus no nosso estado. Como não havia mais necessidade de uso de papel, também diminuiu o contato físico no período de extrema necessidade de distanciamento social. Assim, foi possível fazer com que os atos oficiais do governo para justamente combater a pandemia pudessem ser publicados e passassem a valer”, ressaltou o diretor-presidente.

Imprensa Oficial

A Imprensa Oficial é também uma autarquia do Estado do Amazonas, com 128 de história e responsável pela publicação do Diário Oficial do Estado (DOE) e pela produção de materiais gráficos em geral. 

O órgão, que fica localizado na rua Doutor Machado, 86, Centro, vem expandindo sua atuação como gráfica oficial do Estado do Amazonas, atendendo às demandas de secretarias, fundações e autarquias com menor preço, rapidez e alta qualidade.

Para contratar serviços gráficos, o contato direto é o telefone (92) 2101-7500 e o e-mail atendimento@imprensaoficial.am.gov.br.

Leia mais:

Veja mais notícias

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021

Operação policial vai cumprir toque de recolher a partir desta noite

As forças de segurança pública do Amazonas estarão nas ruas pelos próximos dez dias para fazer cumprir a medida. A operação ocorrerá em todos os municípios do Estado.

14 de janeiro de 2021

Combate à Covid: UEA antecipa formatura dos alunos da saúde

Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, que têm 80% da grade concluída podem solicitar a diplomação. Contrapartida é atuar por seis meses na rede pública.

14 de janeiro de 2021

Ramais da zona rural de Iranduba serão recuperados

Os serviços de recuperação acontecem em dois ramais e devem incentivar o turismo no município e têm previsão de entrega para primeiro semestre de 2021.

14 de janeiro de 2021

Bi Garcia suspende realização do Enem em Parintins

O Prefeito de Parintins tem como objetivo impedir a proliferação do coronavírus. Ele informou que pedirá ao MEC a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro no município.

13 de janeiro de 2021

Delphina vai ganhar enfermaria de campanha com 60 leitos

A estrutura dos leitos de enfermaria será disponibilizada e montada pelo Governo Federal e a gestão dos profissionais será feita pelo Governo do Amazonas.

13 de janeiro de 2021