fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

SES-AM capacita servidores para implantação do sistema de gestão de óbitos

A ferramenta de modernização está inserida na política de humanização da SES-AM, do Programa Saúde Amazonas, com o acolhimento adequado aos familiares de pacientes.

30 de maio de 2021

Compartilhe

O treinamento será realizado, neste primeiro momento com profissionais dos hospitais e prontos-socorros e das maternidades (Foto: Reprodução)

Servidores dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) e das maternidades da rede estadual de saúde participarão de treinamento para implantação do sistema de gestão de óbitos na próxima terça-feira (01), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A ferramenta de modernização está inserida na política de humanização da SES-AM, do Programa Saúde Amazonas, com o acolhimento adequado aos familiares de pacientes.

“A ferramenta faz parte de um conjunto de estratégias que vêm sendo construídas pela gerência de humanização que possibilitem melhorar os processos de trabalho das equipes de saúde e, assim, ofertar um atendimento mais acolhedor, resolutivo e organizado para os nossos usuários”, disse a gerente de humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Executiva Adjunta da Tecnologia da Informação (Seati) da SES-AM, em parceria com a gerência de humanização da secretaria, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) dos hospitais, e irá agilizar o processo para liberação de corpo e melhorar o fluxo nos necrotérios das unidades de saúde da rede.

A subcoordenadora de projetos sociais da UGPE, Viviane Dutra, integrou a equipe de profissionais responsáveis pelo acolhimento e orientação das famílias de pacientes internados em tratamento da Covid-19 e explicou que a ferramenta de gestão atende demanda das unidades, registrada durante a primeira e segunda alça epidêmica da doença, e organiza o fluxo desde a ocorrência do óbito até o sepultamento.

Sobre o treinamento

A capacitação para utilização do obituário eletrônico será realizada com as equipes de serviço social, psicologia e enfermagem dos HPS Adulto e Infantil e sete das maternidades da rede.

“De início será implantado nas unidades de urgência e emergência e na rede de maternidade. O treinamento irá capacitar os técnicos que atuam nesta atividade para que possam começar o uso da ferramenta. Conforme o uso for sendo efetivado, vamos ampliar para toda a rede estadual de saúde”, finalizou Dutra.

Com informações da Assessoria

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021