fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Sejusc já entregou mais de 600 cadeiras de rodas para PCDs

De janeiro a setembro, foram entregues 606 cadeiras de rodas. O auxílio ao equipamento é gratuito e designado a pessoas com deficiência física que apresentam baixa renda.

17 de outubro de 2020

Compartilhe

O processo acontece após a solicitação no setor de análise social do Núcleo PcD (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio do Núcleo da Pessoa com Deficiência (PcD), entregou 606 cadeiras de rodas no período de janeiro a setembro de 2020. O auxílio ao equipamento é gratuito e designado a pessoas com deficiência física do Amazonas que apresentam baixa renda.

O processo acontece após a solicitação no setor de análise social do Núcleo PcD. O espaço fica localizado na rua salvador, nº 456, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Lá, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, reforça que, muitas vezes, a família não tem condições de fazer o cadastro no Núcleo PcD e, por isso, existe uma equipe preparada para realizar a visita domiciliar. Na visita, comparece um fisioterapeuta e uma assistente social da Sejusc, esta última responsável por fazer uma análise das condições do beneficiário.

Acesso ao benefício

O processo consiste basicamente em um “checklist” (lista de verificação), coletando dados como o nome do beneficiário, o responsável, endereço, contato e também as medições do corpo da pessoa com deficiência. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.

Durante a visita domiciliar, além do processo de medição, é verificado se o PcD está com os documentos pessoais em boas condições. Sobre isso, a assistente social Elizete Afonso explica que o procedimento também favorece o PcD, tendo em vista que ele tem acesso a outros benefícios.

“Verificamos se os direitos desse PcD estão sendo violados, se ele tem o Benefício de Prestação Continuada, no qual é um salário mínimo que deve ser recebido todo mês. Se não tiver, ele vai ser orientado sobre como que ele pode estar buscando esse benefício, reunindo os documentos necessários”, destacou.

Melhoria

A dona de casa Graciete Marques é mãe de Luan Marques, 18, que possui paralisia cerebral e foi beneficiado com a cadeira. Ela afirma viver integralmente para cuidar do jovem, contando com a ajuda de outros filhos para dividir as tarefas da casa. Para Graciete, o equipamento vai trazer mais comodidade.

“Eu fico muito feliz. Vai ser uma cadeira específica para o corpo dele, o ajudará na locomoção, vou conseguir andar e passear com ele. Sem a cadeira de rodas andava com o Luan o tempo todo no colo. Os benefícios oferecidos serão inúmeros”, afirmou.

Leia mais:

Veja mais notícias

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021

Inscrições abertas para processo seletivo de metrologia básica

O objetivo do curso é qualificar pessoas na área de medidas e medições para que tenham acesso a vagas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e a concurso público do Inmetro.

18 de janeiro de 2021

Feirantes oferecem vendas de produtos regionais por meio de delivery

Devido o decreto governamental, as feitas na capital e interior estão suspensas e o serviço de delivery veio para minimizar os impactos econômicos no setor primário.

18 de janeiro de 2021

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021