fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Seap certifica 20 internos do curso de Mecânico de Refrigeração

Os reeducandos receberam uma extensa carga de conhecimento na área de refrigeração e climatização, encerrando assim a capacitação 100% habilitados profissionalmente.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Curso Mecânico de Refrigeração e Climatização teve carga horária total de 160 horas (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (10/12), aconteceu a entrega dos certificados de mais uma capacitação profissional ofertada aos reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). O Curso Mecânico de Refrigeração e Climatização, com carga horária total de 160 horas, reuniu internos antigos e novatos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, os reeducandos receberam uma extensa carga de conhecimento na área de refrigeração e climatização, encerrando assim a capacitação 100% habilitados profissionalmente para realizar os mais diversos serviços em aparelhos condicionadores de ar split, ACJ, bebedouros industriais, comerciais e residenciais, refrigeradores duplex frost free, geladeiras básicas, freezers, automotivos, e mais.

A complexidade da ementa é o que facilita a entrada dos apenados no mercado de trabalho, conforme explica o instrutor do curso, José Orlando. “Eles são suficientemente capazes de executar tarefas nos mais diversos campos de mecânica de refrigeração, seja na limpeza, manutenção, elétrica, instalação e outros. Todos foram preparados tanto para montar o próprio negócio, como para trabalhar em empresas”, frisou o instrutor.

Presente na cerimônia, o secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, parabenizou os reeducandos e disse estar orgulhoso com os feitos que a atual gestão da pasta têm alcançado. “Acredito que estamos transformando vidas de forma magnífica”. O diretor do Compaj, Lucas Maceda, também aproveitou a ocasião para trocar umas palavras com os internos formandos. “Estamos aqui para mostrar que podemos dar um sentido diferente para a vida de vocês e torná-los pessoas melhores”, completou ele.     

Para o interno Luan* (nome fictício*), um dos formandos, o curso profissionalizante é uma oportunidade única que lhe assegura direitos importantes. “Aqui estou tendo oportunidades que nunca tive lá fora. Participar dos cursos e fazer parte do programa “Trabalhando a Liberdade” me permite obter qualificação e retornar para os braços da minha família mais rápido, afinal, posso remir minha pena pelo estudo e trabalho”, disse ele.

Leia mais:

Veja mais notícias

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021