fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Seap certifica 20 internos do curso de Mecânico de Refrigeração

Os reeducandos receberam uma extensa carga de conhecimento na área de refrigeração e climatização, encerrando assim a capacitação 100% habilitados profissionalmente.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Curso Mecânico de Refrigeração e Climatização teve carga horária total de 160 horas (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (10/12), aconteceu a entrega dos certificados de mais uma capacitação profissional ofertada aos reeducandos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). O Curso Mecânico de Refrigeração e Climatização, com carga horária total de 160 horas, reuniu internos antigos e novatos do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade”, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a empresa cogestora Reviver Administração Prisional Privada, os reeducandos receberam uma extensa carga de conhecimento na área de refrigeração e climatização, encerrando assim a capacitação 100% habilitados profissionalmente para realizar os mais diversos serviços em aparelhos condicionadores de ar split, ACJ, bebedouros industriais, comerciais e residenciais, refrigeradores duplex frost free, geladeiras básicas, freezers, automotivos, e mais.

A complexidade da ementa é o que facilita a entrada dos apenados no mercado de trabalho, conforme explica o instrutor do curso, José Orlando. “Eles são suficientemente capazes de executar tarefas nos mais diversos campos de mecânica de refrigeração, seja na limpeza, manutenção, elétrica, instalação e outros. Todos foram preparados tanto para montar o próprio negócio, como para trabalhar em empresas”, frisou o instrutor.

Presente na cerimônia, o secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, parabenizou os reeducandos e disse estar orgulhoso com os feitos que a atual gestão da pasta têm alcançado. “Acredito que estamos transformando vidas de forma magnífica”. O diretor do Compaj, Lucas Maceda, também aproveitou a ocasião para trocar umas palavras com os internos formandos. “Estamos aqui para mostrar que podemos dar um sentido diferente para a vida de vocês e torná-los pessoas melhores”, completou ele.     

Para o interno Luan* (nome fictício*), um dos formandos, o curso profissionalizante é uma oportunidade única que lhe assegura direitos importantes. “Aqui estou tendo oportunidades que nunca tive lá fora. Participar dos cursos e fazer parte do programa “Trabalhando a Liberdade” me permite obter qualificação e retornar para os braços da minha família mais rápido, afinal, posso remir minha pena pelo estudo e trabalho”, disse ele.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021