fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Saúde do Amazonas ganha reforço em plantões de enfermagem

O Segeam cedeu nos meses de janeiro e fevereiro ao Estado do Amazonas, mil plantões de enfermagem para os três principais hospitais e prontos-socorros de Manaus.

6 de janeiro de 2021

Compartilhe

Pelo acordo, serão 500 plantões no mês de janeiro e 500 plantões no mês de fevereiro. (Foto: Divulgação)

A rede pública de saúde da capital ganhará mais reforços. Em parceria com o Governo do Amazonas, a Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) cedeu mil plantões de enfermagem, além dos já contratados com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para os três principais hospitais e prontos-socorros de Manaus, que serão realizados entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com o termo, que será firmado entre a SES-AM e a Segeam, a associação irá arcar com plantões extras daqueles enfermeiros emergencistas que fazem parte do seu quadro operacional e já prestam serviço nas unidades do Estado e aceitarem realizar os plantões a mais.

Os profissionais começaram a atuar nessa terça-feira (5), nos hospitais Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto. Ao todo, serão 500 plantões no mês de janeiro e outros 500 em fevereiro, custeados pela Segeam.

Ampliação de estrutura

“Por que isso é importante para o Estado principalmente nesse momento? Porque a grande dificuldade para a gente ampliar a nossa estrutura é a falta de recursos humanos. Então, aqui o meu reconhecimento, o meu agradecimento à Segeam, que está disponibilizando esses plantões através dos seus profissionais”, exaltou o governador Wilson Lima.

Recursos do Segeam

A cessão dos plantões foi firmada, nesta terça-feira, em audiência com o Ministério Público do Estado, em que a Segeam se comprometeu a arcar com obrigações trabalhistas e encargos sociais. Além do pagamento do plantão de 12 horas, será pago, ainda, adicional de insalubridade, mais especialização e adicional noturno, com acréscimo de 60% se o plantão ocorrer em dias úteis ou 100% em domingos e feriados.

De acordo com a gerente de gestão de pessoas da Segeam, Francivânia Vieira, a associação vem unindo forças ao Governo do Estado por entender a complexidade do momento. Para ela, as medidas adotadas com o novo decreto são necessárias, mas que, apesar disso, é necessário que a população também faça sua parte em respeito aos profissionais de saúde e à vida.

“Nós estamos vivendo um momento muito delicado e gostaríamos de pedir à população que se doasse nesse momento, porque os nossos profissionais de saúde, os nossos guerreiros estão se doando ao máximo, deixando um pouco a família, um pouco suas coisas e estão na linha de frente. Então, a eles, a nossa gratidão”, salientou.

Segeam

Fundada em 2012, a Segeam é uma Organização de Saúde (OS) do Estado do Amazonas e trabalha no fornecimento de mão de obra de enfermeiros especialistas em urgência e emergência à rede do Estado, bem como de enfermeiros especialistas em obstetrícia às maternidades de Manaus.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021