fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Saiba onde e quando procurar atendimento para Covid-19

É necessário procurar atendimento médico o quanto antes. Os sinais de alerta para procurar assistência médica em UBS são febre, tosse, coriza, dor de garganta.

2 de janeiro de 2021

Compartilhe

A Prefeitura de Manaus possui 18 UBSs destinadas para o atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de Covid-19.


Com o recrudescimento dos casos de Covid-19 no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta a população sobre quais unidades de saúde procurar atendimento se surgirem sintomas da doença.

Pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, apresentando sintomas leves, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na capital, esses estabelecimentos são administrados pela Prefeitura de Manaus.

Sintomas leves

Encaixa-se no perfil de atendimento de UBS, por exemplo, paciente que não esteja com dificuldade de respirar ou falta de ar, e nem como pressão baixa, que são considerados sintomas graves da Covid-19 (e geralmente associados a outros sinais, como febre, tosse e dor de garganta, por exemplo).

Os sinais e sintomas de Covid-19 e outras síndromes gripais mais comuns, que são alerta para procurar assistência médica em UBS, são febre, tosse, coriza, dor de garganta, congestão nasal, produção de escarro e dificuldade para deglutir (engolir).

Fique atento aos sintomas

Os estudos sobre a doença desenvolvidos até aqui mostram que, em média, os primeiros sintomas começam aparecer entre os dias 5 e 7 dias após a infecção.

E, em 55% dos casos, nesses primeiros dias, esses sinais são leves ou moderados. Por isso, nessa fase é importante procurar assistência médica para evitar o agravamento da Covid-19.

A Prefeitura de Manaus possui 18 UBSs destinadas para o atendimento exclusivo de pacientes com suspeita de Covid-19.

O endereço desses estabelecimentos pode ser acessado via Internet, no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no link: https://semsa.manaus.am.gov.br/sala-de-situacao/novo-coronavirus/locais-de-atendimento/.

Rede de urgência e emergência para casos graves

A SES-AM ressalta que o paciente deve se dirigir a unidades do Estado (rede de urgência e emergência) quando estiver apresentando sinais de gravidade da doença.

Alguns desses sintomas são: saturação de oxigênio menor que 95%, dispneia (falta de ar) e hipotensão (baixa pressão).

A rede de urgência e emergência da SES-AM em Manaus com porta aberta para atender pacientes graves com suspeita de Covid-19 e outras síndromes gripais é composta por 24 unidades, entre prontos-socorros, maternidades e serviços de pronto atendimento.

Pacientes graves têm prioridade

Para evitar que algumas unidades sejam mais demandadas que outras, a SES-AM pede que a população fique atenta às informações sobre o perfil de atendimento de cada unidade da rede estadual.

Isso porque há protocolos de assistência específicos para cada nível de complexidade e perfil de paciente.

Grandes unidades, como os HPS 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo, por exemplo, são voltadas para atendimento de emergências, com pacientes que correm risco de morrer se não foram atendidos nos primeiros minutos após a entrada.

Dessa forma, nesse tipo de unidade, esses pacientes sempre terão prioridade sobre os demais que não apresentam sinais ou sintomas graves, e sem risco iminente de morte.

Casos graves e hospitais de referência

Os casos graves de Covid-19 que dão entrada na rede de urgência e emergência do Estado, por indicação médica, podem ser transferidos para unidades de referência via Sistema de Regulação (Sister).

A principal unidade de referência no Amazonas é o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus.

No entanto, a rede de urgência e emergência da SES-AM tem unidades de referência para o tratamento de Covid-19 para cada perfil de pacientes.

Para pacientes grávidas, por exemplo, os casos graves são referenciados para a Maternidade Ana Braga, na zona Leste de Manaus.

Enquanto crianças que necessitarem de atendimento com maior complexidade são transferidas para o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam).

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021