Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.
A Assembleia Legislativa do Amazonas termina 2020 com uma configuração política totalmente diferente da que apresentou durante este ano. A formação de um blocão de 16 deputados aponta para uma mudança no cenário político na da casa legislativa estadual. A maioria dos deputados reunidos no novo bloco político denominado por Josué Neto como “um por todos e todos por um” se rebelou para formar essa nova configuração. Ainda não se sabe, no entanto, se continuarão a fazer oposição sistemática ao Governo do Estado, a exemplo de Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos.
___
De Josué Neto, que anunciou na manhã desta terça sua filiação ao Patriota, espera-se que adote uma postura um pouco menos agressiva em relação ao Governo do Estado. Afinal, sua aspiração atual é vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), que depende de uma canetada do governador. A dupla agressiva que formava com Fausto Júnior no PRTB, aliás, teria sido desfeita por um movimento estratégico do governador Wilson Lima, que colocou os aliados Nilmar Oliveira e Rodrigo Lima no comando estadual e municipal do partido, respectivamente.
___
A única saída possível para Josué Neto e Fausto Júnior, que até então tinham o PRTB para chamar de seu, foi trocar de partido. Bolsonarista entusiasta, Josué Neto foi para o Patriota, que tem sido apontado como o partido ao qual o presidente Jair Bolsonaro se filiará para concorrer à reeleição, com o fracasso na tentativa de criar o seu Aliança pelo Brasil.
___
Já Fausto Júnior está indo para o MDB, de Eduardo Braga, assumindo a liderança do partido na Aleam. O comunicado anunciando-o como líder do partido na Casa foi encaminhado pelo secretário geral do MDB no Amazonas, Miguel Capobiango Neto e lido na Tribuna da Aleam por Josué Neto.
___
Após o anúncio de que o deputado estadual Fausto Júnior saiu do PRTB e assumiu o lugar de Alessandra Campêlo como líder do MDB na Assembleia, a deputada deu boas-vindas ao novo colega de partido e disse que o parlamentar vai dar uma grande contribuição ao MDB com sua juventude. “Espero que vossa excelência seja muito feliz no partido”, disse a deputada.
___
Com a troca da liderança do MDB na Aleam, especula-se que Alessandra Campêlo deve sair do partido. Há quem diga que vai para o PSC do governador Wilson Lima. É bom lembrar, contudo, que a janela partidária, que permite a troca de partido sem maiores traumas e desavenças, só ocorre em fevereiro de 2022.
___
Nesta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) instituiu a Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação mediante aprovação e promulgação do Projeto de Resolução Legislativa nº 65/2019. De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a proposta teve pareceres favoráveis da Mesa Diretora e das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Assuntos Econômicos e de Saúde e Previdência.
___
Embora estejam há meses participando de sessões virtuais, membros do pleno do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) ainda têm dificuldades operacionais com julgamentos online. Durante a eleição para membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas na classe dos advogados, o desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing explicou aos colegas, após o presidente do TJ-AM, Domingos Chalub, cobrar o voto dos magistrados, que “basta apertar no chat e abre o link” para votação.
___
Chalub, replicou: “Todo mundo sabe votar. Não sabe quem é o nome”. Roessing retrucou dizendo que estava recebendo mensagens de colegas que não estavam conseguindo acessar a página de votação. Apesar de estar na sessão, o desembargador Paulo Cesar Caminha e Lima não votou por dificuldades técnicas. “Pode prosseguir sem mim porque esse negócio de senha é complicado logar”, declarou o magistrado durante a sessão.