fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Reviravoltas na Aleam desenham uma nova configuração na Casa

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

15 de dezembro de 2020

Compartilhe

A Assembleia Legislativa do Amazonas termina 2020 com uma configuração política totalmente diferente da que apresentou durante este ano. A formação de um blocão de 16 deputados aponta para uma mudança no cenário político na da casa legislativa estadual. A maioria dos deputados reunidos no novo bloco político denominado por Josué Neto como “um por todos e todos por um” se rebelou para formar essa nova configuração. Ainda não se sabe, no entanto, se continuarão a fazer oposição sistemática ao Governo do Estado, a exemplo de Wilker Barreto e Dermilson Chagas, ambos do Podemos.

___

JOSUÉ PAZ E AMOR DE OLHO NO TCE

De Josué Neto, que anunciou na manhã desta terça sua filiação ao Patriota, espera-se que adote uma postura um pouco menos agressiva em relação ao Governo do Estado. Afinal, sua aspiração atual é vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), que depende de uma canetada do governador. A dupla agressiva que formava com Fausto Júnior no PRTB, aliás, teria sido desfeita por um movimento estratégico do governador Wilson Lima, que colocou os aliados Nilmar Oliveira e Rodrigo Lima no comando estadual e municipal do partido, respectivamente.

___

MIGRAÇÃO

A única saída possível para Josué Neto e Fausto Júnior, que até então tinham o PRTB para chamar de seu, foi trocar de partido. Bolsonarista entusiasta, Josué Neto foi para o Patriota, que tem sido apontado como o partido ao qual o presidente Jair Bolsonaro se filiará para concorrer à reeleição, com o fracasso na tentativa de criar o seu Aliança pelo Brasil.

___

FAUSTO JÚNIOR NO MDB

Já Fausto Júnior está indo para o MDB, de Eduardo Braga, assumindo a liderança do partido na Aleam. O comunicado anunciando-o como líder do partido na Casa foi encaminhado pelo secretário geral do MDB no Amazonas, Miguel Capobiango Neto e lido na Tribuna da Aleam por Josué Neto.

___

POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA

Após o anúncio de que o deputado estadual Fausto Júnior saiu do PRTB e assumiu o lugar de Alessandra Campêlo como líder do MDB na Assembleia, a deputada deu boas-vindas ao novo colega de partido e disse que o parlamentar vai dar uma grande contribuição ao MDB com sua juventude. “Espero que vossa excelência seja muito feliz no partido”, disse a deputada.

___

ESPECULAÇÃO

Com a troca da liderança do MDB na Aleam, especula-se que Alessandra Campêlo deve sair do partido. Há quem diga que vai para o PSC do governador Wilson Lima. É bom lembrar, contudo, que a janela partidária, que permite a troca de partido sem maiores traumas e desavenças, só ocorre em fevereiro de 2022.

___

COMBATE À DEPRESSÃO NA ALEAM

Nesta terça-feira (15), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) instituiu a Frente Parlamentar de Combate à Depressão, ao Suicídio e à Automutilação mediante aprovação e promulgação do Projeto de Resolução Legislativa nº 65/2019. De autoria do deputado estadual João Luiz (Republicanos), a proposta teve pareceres favoráveis da Mesa Diretora e das comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Assuntos Econômicos e de Saúde e Previdência.

___

O NOVO NORMAL NO TJ

Embora estejam há meses participando de sessões virtuais, membros do pleno do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) ainda têm dificuldades operacionais com julgamentos online. Durante a eleição para membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas na classe dos advogados, o desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing explicou aos colegas, após o presidente do TJ-AM, Domingos Chalub, cobrar o voto dos magistrados, que “basta apertar no chat e abre o link” para votação.

___

IMPEDIMENTO TECNOLÓGICO

Chalub, replicou: “Todo mundo sabe votar. Não sabe quem é o nome”. Roessing retrucou dizendo que estava recebendo mensagens de colegas que não estavam conseguindo acessar a página de votação. Apesar de estar na sessão, o desembargador Paulo Cesar Caminha e Lima não votou por dificuldades técnicas. “Pode prosseguir sem mim porque esse negócio de senha é complicado logar”, declarou o magistrado durante a sessão.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021