fbpx

domingo, 18 de abril de 2021

Restrições servem para evitar colapso hospitalar, justifica governo

De acordo com números apresentados por Wilson Lima, durante coletiva desta quarta, ocupação de leitos está em 85% na rede particular e chega a 99% na UTI do Delphina Aziz.

23 de dezembro de 2020

Compartilhe

De acordo com Wilson Lima, a rede privada de saúde já tem 85% dos leitos ocupados (Foto: Lucas Raposo/Real Time1)

Durante a coletiva na qual anunciou novas medidas contra o avanço do coronavírus no estado, o governador Wilson Lima (PSC) apresentou dados para justificar a decisão de restringir o funcionamento do comércio e fechamento de bares e restaurantes.

De acordo com Wilson Lima, a rede privada de saúde já tem 85% dos leitos ocupados.

Já na rede pública, só no hospital Delphina Aziz, unidade de referência para o tratamento da Covid-19 no estado, a ocupação é de 94% para leitos clínicos e 99% de ocupação nos leitos de UTI.

“O detalhe é que nos últimos 35 dias, aumentamos 50 leitos de UTI [no hospital Delphina Aziz] e já estão quase todos ocupados”, justificou.

O governador explicou que o aumento nos casos de Covid tem relação direta com eventos recentes que geram, ou geraram, aglomerações, como as eleições e festas clandestinas.

“Esse conjunto de ações tem colaborado para que os casos de covid aumentem. Tínhamos uma média diária de mortes em torno de cinco ou seis e agora estamos entre 10 e 12”, disse.

Para Wilson Lima, as novas restrições serão importantes já que o maior número de casos é registrado em pessoas entre 20 e 49 anos, mas a maioria das vítimas fatais da doença são pessoas com idade acima de 60 anos, que representam 73% dos mortos.

“Isso indica que muitos estão levando o vírus para dentro de casa, colocando em risco os pais, avós e outros familiares que tenham algum tipo de comorbidade”, lamentou.

Secretário de Saúde descarta colapso

Apesar de confirmar o aumento no número de casos e de internações, o Secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo descartou um possível colapso no sistema de saúde, caso as medidas não surtam efeito.

“Estamos na terceira fase do Plano de Contingenciamento, que tem cinco fases, mas estamos dimensionados para a pior situação. Entendemos que a pior situação foi no período entre abril e maio. Estamos antecipando ações. Anteriormente corríamos atrás do vírus; hoje estamos à frente. Existe a previsão de um aumento de casos e janeiro e as ações de hoje são justamente para mitigar essa possibilidade”, garantiu Marcellus.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021