fbpx

domingo, 09 de maio de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Compartilhe

Participantes da Residência Artística ArteNaMata, realizada na Comunidade N. S. do Livramento

Os trabalhos produzidos durante da Residência Artística – ArteNaMata, realizada ao longo de quatro finais de semana no espaço cultural do mesmo nome, localizado na Comunidade Nossa Senhora do Livramento – área rural de Manaus – serão expostos neste domingo (18), a partir das 9h no espaço social da comunidade.

Serão apresentados os trabalhos dos residentes Emily Matute e Bianca Barbosa, alunas de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); da aluna de Teatro da UEA, Jackeline Monteiro; Maria Tereza e do fotógrafo Alonso Jr. , estudante de Ciências Sociais da Ufam.

A exposição é aberta ao público em geral. Para chegar ao Livramento, basta pegar um dos barcos da Cooperativa dos Profissionais de Trasporte Fluvial da Marina do Davi – (Acamdaf). A passagem custa R$ 9,00 para ir e o mesmo valor para voltar. A comunidade dispõe de pequenos restaurantes que servem almoço – normalmente peixe – a preço acessível.

Todos os trabalhos em exposição (fotografia, pintura em carvão, pintura em tela, fotografias e performance teatral) tiveram como inspiração a comunidade do Livramento e foram pensados e produzidos ao longo da residência, com duração de quatro finais de semana.

O projeto da residência foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir BlancPrêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura. É uma realização da Dabacuri Projetos e Produções com apoio da ArteNaMata Cultural e da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísiticos (Apoiar).

Novas referências

De acordo com o artista visual Zeca Nazaré, idealizador e coordenador da Residência, o projeto possibilitou novas referências aos jovens artistas estimulando a pesquisa e a experimentação dentro da perspectiva de criações in situ, inserindo-os no território rural da cidade e possibilitando modos relacionais diferentes do processo artístico habitual, tendo como cenário, o modo de vida, os saberes e fazeres dos seus habitantes, a fauna e a flora da área rural.

A programação da Residência contou com momentos alternados de vivência, visitas de campo, trocas de conhecimento e momentos coletivos e individuais de livre produção e processo artístico.

A Residência ofereceu aos participantes alimentação, hospedagem, material de trabalho e uma bolsa com forma de ajuda de custo.

Artistas locais

Os residentes conheceram um pouco da área ribeirinha da comunidade acompanhada do s. Sérgio, um especialistas em plantas e ervas da floresta e do artista parintinense Luiz Salgado, que há mais de dez anos mora no Livramento. Luiz levou os residentes para um reconhecimento de “voadeira” pelos furos e igarapés e para uma visita ao Museu do Seringal, próximo à comunidade.

Também tiveram a oportunidade de conhecer Antônio Sodré, músico e artesão que produz flautas indígenas a partir de material colhido na própria floresta e que fez uma apresentação especial no ArteNaMata Cultural, numa noite de confraternização.

Troca de experiências

Durante a Residência Artística os participantes participaram de bata-papos com artistas mais experientes, como o professor titular  da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam),  Paulo Simonetti, sobre História da Arte; o artista plástico peruano, Roberto Suarez, licenciado pela Universidad de Iquitos (Peru) e doutorando da Unicamp que trouxe um olhar da arte pan americana  e com a curadora Virna Lisi, trazendo uma reflexão sobre “O artista x Mercado”.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Dia das Mães: jovem descobre gravidez no dia do parto

Ela só sentiu alguns sintomas no mês que veio a ter o bebê, seis meses após perder o marido para a Covid-19. Era o sonho dele, aumentar a família.

9 de maio de 2021

‘Terapia da Toada’ é a programação do Dia das Mães no HPS João Lúcio

O projeto tem como objetivo contribuir na recuperação de pacientes, além de tornar o ambiente hospitalar mais agradável aos internados e acompanhantes.

9 de maio de 2021

Ações do Procon-AM resultam em mais de 600 Kg de produtos apreendidos

Na ação mais recente, nesta sexta-feira (7), a equipe do órgão recolheu 17,71 Kg de alimentos inadequados para consumo em uma distribuidora na Avenida Djalma Batista.

8 de maio de 2021

Vias do Distrito Industrial serão interditadas a partir de segunda-feira

O bloqueio vai acontecer entre as ruas Rio Jaguarão (Estrada do Marapatá) e Quixito (Estrada da refinaria Reman). A interdição tem como objetivo revitalização.

8 de maio de 2021

Obras de adequação do viaduto do Manoa devem demorar 30 dias

Entre as medidas, ficou acordado o compromisso de que as empresas vão devolver o equipamento com o projeto da rampa Oeste com 9% de inclinação, a partir do eixo da pista.

7 de maio de 2021

Coca-Cola Brasil e Gastromotiva vão distribuir 50 mil refeições em Manaus

Ação faz parte das ações diretas de combate à fome que a empresa vem realizando em todo o país, para fazer chegar alimentos às populações mais vulneráveis durante a pandemia.

7 de maio de 2021

Policlínica Codajás passa a oferecer fisioterapia pós-Covid-19

As sessões de reabilitação incluem diferentes exercícios com o objetivo de fortalecer a musculatura, melhorar a respiração, o equilíbrio e treino de atividades diárias.

7 de maio de 2021

Governo doa 7,5 toneladas de alimentos para famílias em risco social

Os produtos foram comprados de feirantes pelo pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Todas as entidades atendidas estão situadas em Manaus.

7 de maio de 2021