fbpx

sábado, 23 de janeiro de 2021

Representatividade feminina deixa a desejar no secretariado de David

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

22 de dezembro de 2020

Compartilhe

O anúncio de mais oito nomes que comporão o secretariado do mandato de David Almeida (Avante) à frente da Prefeitura de Manaus, realizado em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (22), mostra que a presença de mulheres no primeiro escalão não vai ser o forte de sua gestão. Até agora, apenas a médica Shádia Fraxe responde pela representatividade feminina no secretariado de David. Esposa do deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos), antigo aliado de David, a médica será a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

___

INDICAÇÃO CRITICADA

O nome do vereador não reeleito Alonso Oliveira (Avante), anunciado para a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), não foi muito bem recebido pela classe artística e despertou reação imediata nas redes sociais. Alonso não é conhecido por sua atuação no segmento. E, como não foi reeleito e é do mesmo partido de David – tendo sido um de seus grandes apoiadores na campanha –, os mais maldosos estão dizendo que ganhou a Manauscult como “prêmio de consolação”.

___

CRIAÇÃO…

O prefeito eleito David Almeida também anunciou a criação de uma secretaria e recriação de outra. Será criada a Secretaria Municipal da Defesa Social, na prática a secretaria municipal de segurança, promessa de campanha de vários candidatos no último pleito. A secretaria será formada pela integração de órgãos já existentes na prefeitura: Defesa Civil, Casa Militar e Guarda Municipal.

___

… E RECRIAÇÃO

O novo prefeito decidiu recriar uma secretaria extinta pela administração de Arthur Neto em 2020: a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). A recriação tem como principal objetivo a implantação do Programa de Esporte e Lazer nas Comunidades (Pelc), outra promessa de campanha que David pretende cumprir.

___

PROMESSA

Candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) derrotado nas eleições municipais deste ano em Manaus, o coronel Alfredo Menezes (Patriota) recebeu uma promessa do presidente: vai assumir a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Resta apenas saber se a promessa do presidente a seu pupilo será cumprida.

___

REALIDADE VERGONHOSA

O vereador Hiram Nicolau (PSD) recorreu às redes sociais para denunciar o que classifica como “realidade vergonhosa” do transporte coletivo em Manaus. O vereador utilizou o print de trecho de uma reportagem do RealTime1 em que afirma que, em 2017, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou quase R$ 6 milhões de orçamento urgente para auxiliar as empresas de transporte com um subsídio e, mesmo assim, dois meses depois, os rodoviários entraram em greve porque não haviam recebido o 13º salário.

___

ESPERANÇA

O pronunciamento do vereador se deu porque, nesta segunda-feira (21), os rodoviários realizaram uma paralização parcial pelo mesmo motivo: o não pagamento do 13º salário. “Tenho esperança que o prefeito David Almeida (Avante) e seu vice Marcos Rotta (DEM) mudem a realidade do nosso transporte coletivo, que é uma vergonha”. Hiram Nicolau foi vereador por dois mandatos e decidiu não concorrer à reeleição este ano.

___

TJAM SENDO COBRADO

Um painel eletrônico na avenida André Araújo faz uma cobrança desaforada ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A mensagem, assinada pelo “Sindicato dos – Verdadeiros – Trabalhadores da Justiça”, solicita ao TJAM que “crie vergonha” e chame os concursados que estão em “lista de espera”. A mensagem pede ainda que o Tribunal acabe com os “temporários vitalícios, terceirizados e apaniguados”.

___

ARTHUR VAI REZAR POR TRUMP

Em pronunciamento durante a entrega de cheque simbólicos às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que foram contempladas em edital de fomento do Fundo Manaus Solidária (FMS), o prefeito Arthur Neto (PSDB) passou boa parte do tempo falando da pandemia do coronavírus. Ao citar que o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que não vai tomar a vacina, Arthur falou que se vê obrigado a rezar por Trump. “Não quero, mas ele me obriga a rezar por ele”, disse o prefeito.

___

DESORGANIZAÇÃO

Arthur criticou a falta de um plano claro de vacinação por parte do Governo Federal. “Estou vendo uma desorganização grande me meu País. Implicaram com uma vacina só pelo país de origem. Este vai ser o século das endemias e pandemias. E eu não estou sentindo a organização necessária em meu País”, afirmou Arthur.

Veja mais notícias

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021