fbpx

terça, 26 de janeiro de 2021

Projeto une empresa da ZFM, Ufam e Ifam para ampliar capacitação profissional

A união dos órgãos fomenta a capacitação de recursos humanos, em especial nas áreas de cunho tecnológico. Mais de 700 alunos já foram beneficiados com a iniciativa.

22 de dezembro de 2020

Compartilhe

Além da capacitação, a iniciativa busca a redução da evasão dos alunos. (Foto: Divulgação)

Numa iniciativa que visa a integrar educação e pesquisa com vistas a fomentar a capacitação de recursos humanos, em especial em áreas educacionais de cunho tecnológico, foi lançado, o “Projeto Super”.

O programa integra a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) e a empresa Samsung, por meio de sua unidade instalada na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou do evento de lançamento do projeto, sendo convidada pela relevância de sua atuação na administração dos incentivos federais que permitem a atração de empresas à região e ao consequente investimento que contribuem para a promoção do desenvolvimento socioeconômico local.

Importância das ações

O evento de lançamento foi realizado por meio de plataforma virtual – devido às questões de prevenção à Covid-19 – e contou com a presença de representantes de cada instituição, que destacaram a importância de se integrar ações para a realização de projetos que gerem benefícios à comunidade.

Para o reitor da Ufam, Sylvio Puga, mais de 700 estudantes já foram beneficiados desde que o projeto foi iniciado. “A parceria foi assinada em março de 2020. Diante do desafio mundial frente a uma pandemia, decidimos continuar e, neste momento, apresentamos à sociedade os resultados do trabalho dedicado de todos que estão envolvidos”, disse.

Para Eusébio Lee, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, é fundamental capacitar os alunos da região em áreas do conhecimento que possam reduzir a distância entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho. “Por meio da parceria, buscamos promover investimentos na melhoria da infraestrutura de laboratórios e equipamentos, melhorando condições de ensino. É mais uma forma da Samsung reforçar sua relação com a academia e o estado”, pontuou.

O titular da Suframa, Algacir Polsin, destacou que a promoção do desenvolvimento regional é um dos pilares da Zona Franca de Manaus e que a integração de esforços permite a obtenção de resultados promissores para a sociedade. “O Projeto Super é a união de instituições públicas e empresas, cada uma com suas demandas e contribuições, de forma integrada. Vejo isso com muito bons olhos e nós temos que buscar conjuntos de ações semelhantes em outras áreas de interesse”, afirmou.

Alcance

Nove cursos de áreas tecnológicas da Ufam serão contemplados com ações para todo o período de permanência dos alunos na universidade, do currículo básico até a qualificação avançada específica, por meio de cursos de capacitação alinhados com as demandas do mercado e Iniciação Científica e Tecnológica.

Além de promover maior capacitação, um dos efeitos positivos que se espera é a redução da evasão dos alunos por meio da ampliação do ensino de qualidade e a aproximação com o mercado de trabalho.

Veja mais notícias

Mais de 83 mil EPIs são enviados para o interior do Amazonas

Ambas as cidades contaram ainda com 1.350 testes rápidos para detecção da Covid-19, além de medicamentos e materiais hospitalares, encaminhados nesse domingo (25).

25 de janeiro de 2021

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais até final de janeiro

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar.

25 de janeiro de 2021

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021

Parintins deve retomar aulas remotas na rede municipal

O programa “Aprendendo em casa nas ondas do rádio” foi implantado em abril, para não deixar de assistir os alunos na pandemia da Covid-19.

24 de janeiro de 2021

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021