fbpx

terça, 19 de janeiro de 2021

Prevenção: Ações educativas orientam população contra o mosquito da dengue

Dados apontam que o município de Manaus registrou entre o mês de janeiro e o último dia 3 deste mês, um total de 820 casos confirmados de zika, dengue e chikungunya.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

O ano de 2020 registrou 769 casos confirmados de dengue. (Foto: Divulgação)

Uma série de ações educativas serão promovidas no período de 14 a 18 de dezembro, referente à Semana de Combate ao Aedes aegypti. As ações pretendem chamar a atenção da população sobre as medidas para eliminar criadouros do mosquito e de prevenção ao zika vírus, dengue e chikungunya.

As atividades serão executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

“Devido a pandemia da Covid-19, o trabalho de educação em saúde será feito em ambientes abertos, vias públicas, sem aglomeração de pessoas. A ideia é promover a sensibilização da população por meio de estratégias como a exposição de materiais audiovisuais, cartazes e faixas, em locais de maior circulação de pessoas”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A programação vai ter como foco o slogan “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, destacando a importância do envolvimento de cada pessoa, empresa ou instituição no combate à proliferação do Aedes aegypti.

“Todos podem colaborar no combate ao Aedes, executando medidas simples na própria residência ou local de trabalho, como tampar camburões, caixas d’água e outros recipientes que guardam água e contribuem para a proliferação do mosquito. Também podem manter o terreno livre de objetos que armazenam água, como garrafas, e limpar sempre as calhas e ralos”, destaca Marcelo Magaldi.

Os profissionais da Semsa ainda vão orientar a população sobre a utilização da estratégia do “Check list – 10 minutos de combate ao Aedes”, em que uma vez na semana é possível fazer uma varredura em casa em apenas 10 minutos, com limpeza necessária para eliminação de recipientes com água parada, que servem como criadouro do mosquito.

Programação

A abertura da Semana de Combate ao Aedes aegypti terá início na próxima segunda-feira, 14, com um seminário organizado pela FVS-AM. Entre os dias 15 e 18, a Semsa irá atuar nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, em locais como o minishopping Compensa; as feiras do Coroado e da Nova Cidade; na rotatória do conjunto Francisca Mendes; além de blitze em ruas e avenidas da cidade.

O encerramento será no dia 18, com uma carreata informativa circulando próximo ao minishopping Compensa, PAM da Codajás, feira do Coroado e rotatória do Francisca Mendes.

Casos

Em 2020, o município de Manaus registrou entre o mês de janeiro e o último dia 3 deste mês, um total de 820 casos confirmados de zika, dengue e chikungunya, sendo que em 2019 o número total de casos confirmados foi de 368.

Este ano, houve o registro de 769 casos confirmados de dengue, enquanto em todo o ano de 2019, o total foi de 271. Em relação à zika, os casos confirmados este ano chegaram a 47, apresentando uma redução de 11,3%, em comparação com o total registrado no ano passado.

Quanto aos casos confirmados de chikungunya, houve o registro em Manaus de quatro casos este ano, mostrando uma redução de 90,9% em relação a 2019, quando houve um total de 44 confirmações da doença, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan_NET e Sinan_Online)

Veja mais notícias

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021

Inscrições abertas para processo seletivo de metrologia básica

O objetivo do curso é qualificar pessoas na área de medidas e medições para que tenham acesso a vagas no Polo Industrial de Manaus (PIM) e a concurso público do Inmetro.

18 de janeiro de 2021

Feirantes oferecem vendas de produtos regionais por meio de delivery

Devido o decreto governamental, as feitas na capital e interior estão suspensas e o serviço de delivery veio para minimizar os impactos econômicos no setor primário.

18 de janeiro de 2021

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021