fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Prevenção: Ações educativas orientam população contra o mosquito da dengue

Dados apontam que o município de Manaus registrou entre o mês de janeiro e o último dia 3 deste mês, um total de 820 casos confirmados de zika, dengue e chikungunya.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

O ano de 2020 registrou 769 casos confirmados de dengue. (Foto: Divulgação)

Uma série de ações educativas serão promovidas no período de 14 a 18 de dezembro, referente à Semana de Combate ao Aedes aegypti. As ações pretendem chamar a atenção da população sobre as medidas para eliminar criadouros do mosquito e de prevenção ao zika vírus, dengue e chikungunya.

As atividades serão executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

“Devido a pandemia da Covid-19, o trabalho de educação em saúde será feito em ambientes abertos, vias públicas, sem aglomeração de pessoas. A ideia é promover a sensibilização da população por meio de estratégias como a exposição de materiais audiovisuais, cartazes e faixas, em locais de maior circulação de pessoas”, informa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A programação vai ter como foco o slogan “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, destacando a importância do envolvimento de cada pessoa, empresa ou instituição no combate à proliferação do Aedes aegypti.

“Todos podem colaborar no combate ao Aedes, executando medidas simples na própria residência ou local de trabalho, como tampar camburões, caixas d’água e outros recipientes que guardam água e contribuem para a proliferação do mosquito. Também podem manter o terreno livre de objetos que armazenam água, como garrafas, e limpar sempre as calhas e ralos”, destaca Marcelo Magaldi.

Os profissionais da Semsa ainda vão orientar a população sobre a utilização da estratégia do “Check list – 10 minutos de combate ao Aedes”, em que uma vez na semana é possível fazer uma varredura em casa em apenas 10 minutos, com limpeza necessária para eliminação de recipientes com água parada, que servem como criadouro do mosquito.

Programação

A abertura da Semana de Combate ao Aedes aegypti terá início na próxima segunda-feira, 14, com um seminário organizado pela FVS-AM. Entre os dias 15 e 18, a Semsa irá atuar nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, em locais como o minishopping Compensa; as feiras do Coroado e da Nova Cidade; na rotatória do conjunto Francisca Mendes; além de blitze em ruas e avenidas da cidade.

O encerramento será no dia 18, com uma carreata informativa circulando próximo ao minishopping Compensa, PAM da Codajás, feira do Coroado e rotatória do Francisca Mendes.

Casos

Em 2020, o município de Manaus registrou entre o mês de janeiro e o último dia 3 deste mês, um total de 820 casos confirmados de zika, dengue e chikungunya, sendo que em 2019 o número total de casos confirmados foi de 368.

Este ano, houve o registro de 769 casos confirmados de dengue, enquanto em todo o ano de 2019, o total foi de 271. Em relação à zika, os casos confirmados este ano chegaram a 47, apresentando uma redução de 11,3%, em comparação com o total registrado no ano passado.

Quanto aos casos confirmados de chikungunya, houve o registro em Manaus de quatro casos este ano, mostrando uma redução de 90,9% em relação a 2019, quando houve um total de 44 confirmações da doença, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan_NET e Sinan_Online)

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021