fbpx

sábado, 06 de maro de 2021

Prazo de emissão da Carteira de Identidade é reduzido no Amazonas

O objetivo é ter um maior controle no processo de confecção das identidades, permitindo detectar com mais facilidade, as tentativas de fraudes nas emissões do documento.

15 de dezembro de 2020

Compartilhe

As mudanças já permitiram maior celeridade no processo de requisição e entrega de cédulas. (Foto: Divulgação)

O Instituto de Identificação, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), adotou novas medidas que permitiram reduzir o prazo de emissão do Registro Geral (RG) e detectar, com mais facilidade, as tentativas de fraudes na emissão do documento. Dois suspeitos, inclusive, já foram presos em Manaus e no interior.

Neste ano, foi implantado no Instituto o setor de Auditoria e Controle de Cédulas, permitindo maior controle do processo de confecção de carteiras de identidade. Para isso, foram adotados novos protocolos, tramitações por sistema digital, criação de supervisões para monitoramento em tempo real dos postos de identificação, criação de procedimentos de auditorias, entre outras medidas.

De acordo com o órgão, as mudanças já permitiram maior celeridade no processo de requisição e entrega de cédulas, monitoramento de todo o processo de tramitação dos lotes de carteiras, melhoria na qualidade da prestação do serviço de identificação humana, em paralelo a treinamentos e reuniões periódicas.

Resultados

Os resultados começaram a aparecer. Foram detectadas tentativas de fraudes em duas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), uma no início de setembro e outra em novembro. Com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), duas pessoas foram presas.

O gerente de Identificação Civil, perito criminal Ivan Farias, explicou que as melhorias internas foram realizadas ao longo de meses, com “o intuito de preparar a estrutura para o alcance de benefícios aos cidadãos”.

Atualmente, o Instituto de Identificação atende, por ano, mais de 200 mil pessoas com o serviço de emissão de RG. O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo é coordenado pelo Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC).

Leia mais sobre Cidades

Seduc convoca 609 profissionais para atuação em Manaus e no interior

Entre os profissionais convocados, 253 atuarão na capital e 356, no interior. A lista completa dos candidatos chamados está disponível no Diário Oficial do Estado.

6 de março de 2021

Prefeitura vai implantar Serviço de Verificação de Óbitos em Manaus

Serviço de Verificação de Óbitos vai subsidiar a administração do município e do Estado na determinação de políticas de saúde pública.

6 de março de 2021

Mais de 60 postos e distribuidoras são notificados pelo Procon-AM

Durante pesquisa para aferir preços de combustíveis em Manaus, o Procon-AM notificou postos e distribuidoras que têm 5 dias para fazer defesa.

6 de março de 2021

Acolhidos em abrigo do governo estadual obtêm serviços de estética

Montado pelo governo do Estado, o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ofereceu serviços de estética aos acolhidos nesta sexta-feira.

5 de março de 2021

Purificadores de água são instalados em Boca do Acre e Envira

Municípios das calhas do Juruá e do Purus, Envira e Boca do Acre são atingidos por enchentes e água potável é fornecida por purificadores.

5 de março de 2021

Associação de produtores de Santo Antônio do Içá aprova projeto

Projeto é voltado para venda de alimentos e a aprovação envolve a associação de produtores rurais Agrifam e teve direção do Idam.

5 de março de 2021

Governo do Amazonas reforça unidades de saúde com novos equipamentos

Equipamento de raio-X, fixos e móveis, e de ultrassonografia, além de bisturis elétricos e mesas cirúrgicas distribuídos às unidades de saúde.

5 de março de 2021

Empreendedorismo tem palestra online segunda-feira, veja inscrições

Palestra programada para segunda visa mercado de trabalho e empreendedorismo para recolocação de quem está fora à procura de oportunidade.

5 de março de 2021