fbpx

quinta, 28 de janeiro de 2021

Polos são inaugurados no Alto Solimões e atendem sete mil indígenas

Os novos Polos Base, inaugurados de forma simbólica durante a 19ª Missão Interministerial do MS. na quinta-feira (10), foram construídos para melhor atender os indígenas.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

Os polos foram inaugurados de forma simbólica durante a 19ª Missão Interministerial do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

Atendimentos de Saúde agora fazem parte da realidade da população de mais de 7 mil indígenas dos Polos Base de Umariaçú I e II no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões (AM), nas proximidades de Tabatinga (1106 quilômetros de Manaus).

Os novos Polos Base, inaugurados durante a 19ª Missão Interministerial na quinta-feira (10), foram construídos para melhor atender os indígenas durante a pandemia de Covid-19 e, desde então, estão em pleno funcionamento.

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Solimões, Weydson Pereira, ressaltou a alegria e a importância de ter entregado os Polos ampliados para que o trabalho realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) seja mais eficiente.

 “Essa obra foi feita dentro da pandemia e, desde então, nossa equipe está trabalhando para atender melhor nossos indígenas. Hoje estamos tendo a oportunidade de entregar e garantir uma melhor condição de saúde”, afirmou.

Para o assessor técnico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Carlos Colares, os novos Polos Bases representam um momento histórico.

“Esse foi um ano difícil, mas nós conseguimos fazer muito dentro das áreas indígenas e o trabalho não para por aqui”, garantiu Carlos, representando o Secretário da SESAI, Robson Santos da Silva.

O trabalho realizado no Polo Umariaçú II agradou a cacica da aldeia, Trindade Bernardino Fidelix,  e, para ela, os atendimentos dos especialistas, por meio da Missão Interministerial, trouxeram agilidade e evitaram com que os indígenas precisassem se deslocar até Manaus (AM) para ter esse atendimento.

“Fico muito agradecida com o trabalho de vocês e com o que vocês estão fazendo por nossa população”.

Ação

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, enviam reforço para a população indígena do DSEI Alto Rio Solimões (Tabatinga/AM) no período de 7 a 14 de dezembro.

Alto Rio Solimões

O DSEI Alto Rio Solimões possui a segunda maior população indígena do Brasil. São 70.823 indígenas de 27 etnias distribuídos em 236 aldeias. Para atender a essa população, que está em 13 Polos Bases, o Distrito possui 16 Unidades Básicas de Saúde Indígena, 22 Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPIs) e 10 Ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Saúde Indígena – SAMUSI.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Veja mais notícias

Prefeito de Autazes decreta lockdown total para conter covid-19

Autazes tem 32 pacientes internados no Centro de Referência, o qual tem capacidade apenas para 30 pacientes. Em tratamento domiciliar, são 40 casos.

27 de janeiro de 2021

Secretaria lança podcast sobre cultura em plataformas digitais

O podcast, que conta com episódios quinzenais, convida artistas da cena local para dialogarem sobre suas visões sobre a cultura. O primeiro episódio é sobre "Janeiro Branco".

27 de janeiro de 2021

TRT11 divulga calendários dos leilões públicos 100% virtuais de 2021

Os valores arrecadados nos leilões serão utilizados, assim para o pagamento de créditos trabalhistas já receberam sentença pela Justiça do Trabalho no Amazonas e Roraima.

27 de janeiro de 2021

Bens apreendidos em operações contra o tráfico vão a leilão

Em ação da Sejusc e PC, a sétima edição do certame acontece na sexta-feira (29) e terá 16 itens disponíveis para arremate, entre eles veículos e prensas hidráulicas.

26 de janeiro de 2021

Casarão da Inovação vai movimentar negócios da área tecnológica

A Prefeitura de Manaus está realizando uma série de reuniões para movimentar as atividades no Casarão da Inovação, apoiando, assim empreendedores da área da tecnologia.

26 de janeiro de 2021

Mais de 83 mil EPIs são enviados para o interior do Amazonas

Ambas as cidades contaram ainda com 1.350 testes rápidos para detecção da Covid-19, além de medicamentos e materiais hospitalares, encaminhados nesse domingo (25).

25 de janeiro de 2021

Detran-AM suspende todas as atividades presenciais até final de janeiro

Nesse período, somente a fiscalização de trânsito, a perícia de acidentes de trânsito e os serviços de liberação de veículos removidos irão funcionar.

25 de janeiro de 2021

Veículos que chegam a Manaus passam por sanitização

Como mais uma medida para conter o avanço da Covid-19 em Manaus, a Prefeitura instalou barreiras de sanitização na AM-010, BR-174 e na ponte Rio Negro.

25 de janeiro de 2021