fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Polos são inaugurados no Alto Solimões e atendem sete mil indígenas

Os novos Polos Base, inaugurados de forma simbólica durante a 19ª Missão Interministerial do MS. na quinta-feira (10), foram construídos para melhor atender os indígenas.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

Os polos foram inaugurados de forma simbólica durante a 19ª Missão Interministerial do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

Atendimentos de Saúde agora fazem parte da realidade da população de mais de 7 mil indígenas dos Polos Base de Umariaçú I e II no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões (AM), nas proximidades de Tabatinga (1106 quilômetros de Manaus).

Os novos Polos Base, inaugurados durante a 19ª Missão Interministerial na quinta-feira (10), foram construídos para melhor atender os indígenas durante a pandemia de Covid-19 e, desde então, estão em pleno funcionamento.

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Solimões, Weydson Pereira, ressaltou a alegria e a importância de ter entregado os Polos ampliados para que o trabalho realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) seja mais eficiente.

 “Essa obra foi feita dentro da pandemia e, desde então, nossa equipe está trabalhando para atender melhor nossos indígenas. Hoje estamos tendo a oportunidade de entregar e garantir uma melhor condição de saúde”, afirmou.

Para o assessor técnico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Carlos Colares, os novos Polos Bases representam um momento histórico.

“Esse foi um ano difícil, mas nós conseguimos fazer muito dentro das áreas indígenas e o trabalho não para por aqui”, garantiu Carlos, representando o Secretário da SESAI, Robson Santos da Silva.

O trabalho realizado no Polo Umariaçú II agradou a cacica da aldeia, Trindade Bernardino Fidelix,  e, para ela, os atendimentos dos especialistas, por meio da Missão Interministerial, trouxeram agilidade e evitaram com que os indígenas precisassem se deslocar até Manaus (AM) para ter esse atendimento.

“Fico muito agradecida com o trabalho de vocês e com o que vocês estão fazendo por nossa população”.

Ação

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, enviam reforço para a população indígena do DSEI Alto Rio Solimões (Tabatinga/AM) no período de 7 a 14 de dezembro.

Alto Rio Solimões

O DSEI Alto Rio Solimões possui a segunda maior população indígena do Brasil. São 70.823 indígenas de 27 etnias distribuídos em 236 aldeias. Para atender a essa população, que está em 13 Polos Bases, o Distrito possui 16 Unidades Básicas de Saúde Indígena, 22 Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPIs) e 10 Ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Saúde Indígena – SAMUSI.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021