Os novos Polos Base, inaugurados de forma simbólica durante a 19ª Missão Interministerial do MS. na quinta-feira (10), foram construídos para melhor atender os indígenas.
Os polos foram inaugurados de forma simbólica durante a 19ª Missão Interministerial do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)
Atendimentos de Saúde agora fazem parte da realidade da população de mais de 7 mil indígenas dos Polos Base de Umariaçú I e II no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões (AM), nas proximidades de Tabatinga (1106 quilômetros de Manaus).
Os novos Polos Base, inaugurados durante a 19ª Missão Interministerial na quinta-feira (10), foram construídos para melhor atender os indígenas durante a pandemia de Covid-19 e, desde então, estão em pleno funcionamento.
O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Solimões, Weydson Pereira, ressaltou a alegria e a importância de ter entregado os Polos ampliados para que o trabalho realizado pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) seja mais eficiente.
“Essa obra foi feita dentro da pandemia e, desde então, nossa equipe está trabalhando para atender melhor nossos indígenas. Hoje estamos tendo a oportunidade de entregar e garantir uma melhor condição de saúde”, afirmou.
Para o assessor técnico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), Carlos Colares, os novos Polos Bases representam um momento histórico.
“Esse foi um ano difícil, mas nós conseguimos fazer muito dentro das áreas indígenas e o trabalho não para por aqui”, garantiu Carlos, representando o Secretário da SESAI, Robson Santos da Silva.
O trabalho realizado no Polo Umariaçú II agradou a cacica da aldeia, Trindade Bernardino Fidelix, e, para ela, os atendimentos dos especialistas, por meio da Missão Interministerial, trouxeram agilidade e evitaram com que os indígenas precisassem se deslocar até Manaus (AM) para ter esse atendimento.
“Fico muito agradecida com o trabalho de vocês e com o que vocês estão fazendo por nossa população”.
O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, enviam reforço para a população indígena do DSEI Alto Rio Solimões (Tabatinga/AM) no período de 7 a 14 de dezembro.
O DSEI Alto Rio Solimões possui a segunda maior população indígena do Brasil. São 70.823 indígenas de 27 etnias distribuídos em 236 aldeias. Para atender a essa população, que está em 13 Polos Bases, o Distrito possui 16 Unidades Básicas de Saúde Indígena, 22 Unidades de Atenção Primária Indígena (UAPIs) e 10 Ambulanchas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Saúde Indígena – SAMUSI.
Fonte: assessoria
Leia Mais: